Buscar

Ambiente e estrutura escolar

Prévia do material em texto

A importância da democracia no espaço escolar.
A gestão escolar democrática é o modelo de organização no qual se prioriza a participação do coletivo. Nela, gestores, professores, funcionários, pais, alunos e todos os envolvidos na comunidade escolar podem opinar de maneira ativa nas decisões. Por ser descentralizada, a gestão democrática faz da escola um local mais aberto ao diálogo. Existe a busca por um espaço horizontal, em que o foco da tomada de decisões não se dá através de uma hierarquia.
A gestão democrática é essencial na elaboração de um bom Projeto Político Pedagógico, amplia os horizontes, e sua concretização traz benefícios para toda a comunidade escolar. É um princípio definido pela LDB (Art.3º. Inciso VIII) e pela Constituição Federal (Art. 206. inciso VI), que defende que a educação é um processo social, construído através da participação da comunidade escolar.
A gestão escolar tem a função de organizar todos os elementos que, direta ou indiretamente, influenciam no trabalho pedagógico. Sua função é garantir que as decisões tomadas garantam a qualidade do processo de ensino aprendizagem. Seu objetivo é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos. Portanto, faz-se necessário garantir oportunidade de acesso à educação, com um ensino contextualizado com a realidade de cada comunidade.
Toda ideia, opinião é válida desde que tenha um bom embasamento e deve ser estudada pelo grupo. É fundamental que os professores e estagiários da área da educação saibam da importância da sua participação na elaboração do PPD (Projeto Político Pedagógico), e na prática da democracia no ambiente escolar. Pois, estes são os que estão em maior contato com os alunos, com suas facilidades e dificuldades. É muito valiosa a observação dos professores e estagiários no dia a dia, pois é a partir daí que é possível contribuir com o plano de ensino, fazendo com que ele seja cada vez mais proveitoso para seus alunos, melhorando cada vez mais o processo de ensino. Com o posicionamento critico dos educadores, a comunidade escolar, os alunos e responsáveis por tais, podem contribuir com ideias, para aperfeiçoamento do ensino. Com inovação e criatividade o ensino se torna mais cativante para os alunos e professores e melhora também o ambiente escolar e a convivência entre os integrantes de tal ambiente.
REFERÊNCIAS
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. 
São Paulo: Libertad, 1995. 
VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Planejamento participativo na escola: um desafio ao educador. São Paulo: EPU, 2000.
CÓSSIO, Maria de Fátima. Gestão democrática da educação: retórica política ou prática 
possível. In: CAMARGO, Ieda de. Gestão e políticas da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

Continue navegando