MATERIAL_DE_APOIO_-_RELAÇÕES_S
64 pág.

MATERIAL_DE_APOIO_-_RELAÇÕES_S


DisciplinaRelacoes Sindicais42 materiais275 seguidores
Pré-visualização24 páginas
função é disseminar os programas e o voluntariado, auxiliando assim o pessoal do Centro de Desenvolvimento Humano\u201d, explica. \u201cNós, os responsáveis de foco, somos o elo entre os funcionários e a empresa\u201d. 
Able diz que ele e seu time se reúnem semanalmente e convidam um ou mais gerentes, conforme a disponibilidade, para trocar figurinhas. Todos têm a oportunidade de ser ouvidos, o que reforça o grau de satisfação das equipes. \u201cPessoas mais introvertidas podem ter idéias brilhantes, mas nunca as apresentaram por timidez\u201d, comenta ele. 
Para o auditor, assumir um foco já é, por si só, uma atitude voluntária. É preciso, segundo ele, que haja dedicação e disposição de tempo para a execução das tarefas - mesmo que não sejam previstas recompensa financeiras ou benefícios pela atividade. A aposta é que a exposição torne-se um caminho para o reconhecimento profissional e crescimento na empresa. \u201cConhecemos pessoas das mais variadas áreas e departamentos, o que nos permite conhecer bem todo o processo\u201d, afirma Able. \u201cNós temos apoio da direção e também dos outros funcionários que nos escolheram para a função\u201d. 
Ele costuma se dedicar às ações sociais na hora do almoço, recebendo alguém de alguma instituição carente ou saindo da empresa para verificar o andamento das ações em alguma entidade que a Leader ajuda. Mas não faz tudo sozinho. Além do apoio da equipe, cada responsável por foco tem um suplente, que vai representá-lo numa eventual necessidade de ausência. 
O projeto Time Leader, associado a outros programas de educação continuada, tem mantido em baixa de 2% a 3% a variação de turn over. \u201cPara uma companhia do setor de varejo, é uma porcentagem absurdamente pequena\u201d, afirma a executiva de RH, Suzy Gouvêa.
PARA DEBATE EM GRUPO:
1) IDENTIFIQUE E COMENTE A(AS) ESTRATÉGIA(AS) DE COMUNICAÇÃO ADOTADA PELA EMPRESA.
2) DESTAQUE OS RESULTADOS OBTIDOS.
\ufffd
5) Indicações remunerada e aulas de redação. Eis algumas das políticas de RH da Sondaimarés
por Guilherme Sierra 
Boa parte das empresas tem aversão a contratar parentes e amigos apontados pelos próprios funcionários. Na Sondaimarés, prestadora de serviços de tecnologia da informação, é bem diferente. No ano passado a empresa criou um programa denominado "Indique um Amigo", no qual qualquer funcionário pode sugerir o nome de um colega para uma vaga em aberto. Desde então, mais de 800 profissionais foram indicados - e 170, contratados.
 
"Se dois candidatos têm o mesmo perfil e estão aptos a preencher a vaga, damos preferência à pessoa indicada pelo funcionário\u201d, afirma a gerente do Gentecerta, como lá é conhecido o departamento de recursos humanos, Silvana Taconelli. O melhor de tudo é que, quando isso acontece, o profissional que fez a indicação recebe um bônus de R$ 120 na remuneração do mês seguinte. 
 
De acordo com Silvana, cerca de 8% das contratações mensais são resultantes do programa. "Houve um aumento significativo do número de candidatos interessados em trabalhar na Sondaimarés, o que serviu para ampliar o banco de dados da companhia", diz. 
 
Na esteira das contratações, o Gentecerta desenvolveu o programa de recrutamento chamado \u2018Oportunidades Internas\u2019, por meio do qual as vagas são divulgadas na Internet. O site também serve para indicar amigos, preencher cadastros, tirar dúvidas e acompanhar a agenda da empresa. Um dos objetivos da ação é permitir que o candidato programe sua carreira e busque oportunidades na cidade ou empresa que gostaria de atuar. 
 
Nossa Língua Portuguesa
A proximidade no relacionamento com os clientes exige dos profissionais da Sondamairés respostas rápidas, precisas e \u2013 mais importante ainda \u2013 compreensíveis. Por isso mesmo, a empresa criou outra novidade de excelente repercussão e aceitação entre os funcionários: as aulas de redação. A idéia era fazer com que os colaboradores (como são chamados os funcionários) evitassem erros de português ao resolverem as dúvidas dos clientes por e-mails ou pelo serviço de help desk. 
 
As aulas acontecem sempre aos sábados, em turnos de oito horas. Ortografia, acentuação, concordância nominal e verbal, utilização da crase e pontuação são alguns dos itens em pauta. \u201cNão temos a pretensão de ensinar a língua, apenas garantir um texto adequado, para que a comunicação também seja adequada\u201d, afirma Silvana. 
PARA DEBATE EM GRUPO:
1) IDENTIFIQUE E COMENTE A(AS) ESTRATÉGIA(AS) DE COMUNICAÇÃO ADOTADA PELA EMPRESA.
2) DESTAQUE OS RESULTADOS OBTIDOS.
\ufffd
6) Camargo Corrêa estimula o fluxo interno de informações em troca de prêmios
por Guilherme Sierra 
 
Faça algo pelos outros e estará fazendo bem a si mesmo. Muitas religiões e filosofias de vida positivistas, de uma forma ou de outra, seguem esta máxima. Embora não tenha nada a ver com espiritualidade, é justamente este conceito que norteia o programa \u201cMilhas do Conhecimento\u201d, que vem sendo aplicado pela Camargo Corrêa Cimentos desde o começo deste ano. A idéia é simples: estimular os funcionários a dividir seus conhecimentos extra-curriculares sobre qualquer tema com os colegas de trabalho. 
 
Tudo é feito de maneira organizada. Para usar um exemplo básico: alguém que domina o idioma inglês quer ensinar o que sabe a outros na empresa. Para isso, planeja um curso rápido e submete a sugestão a um comitê formado por profissionais de RH. Se a idéia for aprovada, a companhia oferece toda a infra-estrutura necessária para a realização do projeto. \u201cAs pessoas acabam se conhecendo melhor, o que é benéfico para o clima das equipes\u201d, destaca o diretor de RH, Ronaldo Camargo. 
 
A vantagem para os funcionários \u2013 a empresa tem 700 diretos \u2013 é que a participação nas atividades lhes permite acumular \u201cmilhas\u201d, que se revertem em prêmios, ou bônus. Ministrar um curso como este de inglês, com duração superior a quatro horas, por exemplo, recompensou o \u201cprofessor\u201d com 10 milhas. Quem apresenta uma palestra que tenha alguma utilidade para o grupo acumula 6 milhas no passaporte. E quem simplesmente assiste ou participa de alguma das atividades garante 1 milha. 
 
Para ganhar um livro é preciso computar 15 milhas. Para ter gratuitamente uma assinatura de jornal ou revista de preferência é necessário o dobro, 30 milhas. Com 60 milhas na bagagem, o funcionário tem a chance de se inscrever em cursos relacionados à sua área de atuação no valor de até R$ 2 mil. \u201cPara a empresa a vantagem é que os funcionários sentem-se motivados, satisfeitos, unidos, querem aprender e se desenvolver profissionalmente\u201d, diz Camargo. Ele explica que outras companhias do grupo Camargo Correa estão interessadas em adotar o Milhas do Conhecimento. 
 
Mais do que pura troca de prêmios e informações, porém, o Milhas tem se apresentado como um eficiente revelador de talentos. \u201cEstamos desenvolvendo certas habilidades e temos descoberto o potencial de algumas pessoas para liderar equipes, ter idéias úteis à empresa e falar em público por meio dos cursos e palestras\u201d, ressalta Camargo
PARA DEBATE EM GRUPO:
1) IDENTIFIQUE E COMENTE A(AS) ESTRATÉGIA(AS) DE COMUNICAÇÃO ADOTADA PELA EMPRESA.
2) DESTAQUE OS RESULTADOS OBTIDOS.
\ufffd
ESTUDOS DE CASO SOBRE NEGOCIAÇÃO
1) Caso - HOSPITAL SÃO FRANCISCO
William Fox
ENUNCIADO
A enfermeira Patrícia e o Dr. Luiz Antônio são relativamente novos no hospital São Francisco, uma pequena clínica e hospital que atende uma cidade relativamente pequena do interior de São Paulo. Ambos haviam trabalhado, anteriormente, em uma unidade semelhante em outra cidade. O Dr. Luiz Antônio percebeu que muitas mudanças precisavam ser feitas para a administração eficaz da clínica e do hospital. Ele desejava reestruturar a unidade São Francisco, do mesmo jeito que fizera na qual trabalhara anteriormente. Isso exigia o compartilhamento de pessoal entre o hospital e a clínica e pessoal rotativo para os casos de necessidade, a fim de manter a unidade administrada com eficácia e fornecer bom atendimento aos pacientes. Havia numerosas reclamações sobre o tempo de espera para atendimento por um médico na clínica, além de reclamações sobre o