Buscar

Trabalho pesquisa 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Departamento de Ciências Administrativas
ADM01050 - Atividade Integradora I: Pesquisa
Turma U - Período 2020/2 - ERE - Prof. Dr. Leonardo Granato
Tarefa 4: Pesquisa em administração pública: a problemática e a hipótese[footnoteRef:2]* [2: * Adaptado de: LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: ArtMed; Belo Horizonte: EdUFMG, 1999.] 
Nome: Marcele Acosta Viana
Leia o Material de Apoio e posteriormente realize o seguinte exercício de fixação.
Reflita sobre a delimitação do problema feito na semana passada. Quais seriam possíveis soluções para tal problema? É nessa direção que nos dirigimos agora: propor uma solução possível.
Trata-se, assim, de retomar o problema e objetivando-o melhor. Deverá preparar o enunciado da possível solução. Pode reformular o problema em forma de pergunta: uma pergunta pede mais claramente uma pesquisa!
Pense no seguinte: uma vez formulada, a pergunta é clara? Você domina bem os conceitos relacionados à temática? Sua pergunta questiona opiniões, valores, ideologias? Foi tomada emprestado? Sua pergunta, outros poderiam tê-la feito? Revisão de literatura: por onde começaria? Quais os saberes suplementares que você gostaria de considerar para abordar a pesquisa?
Resumindo, responda às seguintes perguntas:
1. De onde você tirou o problema e em que medida sua solução é desejável?
O problema foi escolhido a partir de uma questão de infraestrutura e social, pois ainda em 2021, o Brasil apresenta deficit e desigualdade ao seu acesso, apesar de que este setor esteja recebendo maior atenção do governo no momento e recursos estejam sendo planejados para investimentos. A solução deste problema beneficiaria toda a população brasileira no âmbito de saúde pública e estruturalmente, principalmente aqueles que não possuem acesso a saneamento básico. Na questão ambiental, também seria de grande importância, pois o investimento em saneamento básico e o tratamento de esgoto sanitário auxiliará na preservação dos recursos hídricos, que podem ser utilizados em diversas alternativas que diminuem a utilização de água potável para estes fins.
2. Através de que pergunta você o traduziria de maneira operacional?
“Atualmente, como estão sendo realizadas ações e investimentos para o avanço do saneamento básico no Brasil e como a população brasileira pode auxiliar para este desenvolvimento?”
3. Qual o ângulo sob o qual você desejaria abordá-lo? Com quais intenções?
Primeiramente, pesquisar o histórico de investimentos e ações governamentais realizadas para o desenvolvimento do saneamento básico no Brasil. Apresentar dados coletados em sites de órgãos públicos e privados que possuem relevância neste assunto, identificar falhas no planejamento do setor nos últimos anos e apresentar hipóteses de novas soluções em formas de gestão no saneamento básico e como a população poderia auxiliar no desenvolvimento deste problema público. A intenção desta pesquisa é coletar dados para conhecimento público com o intuito de contribuir para a conscientização da população e trazer novas informações para debate acerca deste problema público. 
4. Qual(is) sua(s) resposta(s): hipótese(s)? 
As políticas públicas voltadas para a melhoria de condições de saneamento básico das comunidades são eficazes para diminuir doenças relacionadas às condições do ambiente em que se vive. O saneamento também contribuiria para o crescimento econômico e a redução da pobreza, e novas formas de investimentos podem ser elaboradas como estratégia para a realização do investimento no setor de saneamento. Investimentos de setores públicos e privados auxiliariam a alteração do cenário urbano ambiental brasileiro. A existência de atitudes realizadas pela população também, como por exemplo, buscar e exigir os seus direitos, cobrando de órgãos responsáveis uma solução, exigir e valorizar a educação ambiental nas escolas e cidades, pois é de extrema importância a divulgação de informações sobre estes assuntos. Atentar a preservação de rios e denunciar caso exista vazamentos para evitar o desperdício nos sistemas de distribuição. 
(1,0)

Outros materiais