Buscar

atividade integradora I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA: VANESSA DE BORBA
 ATIVIDADE INTEGRADORA I
 Nesta atividade será desenvolvido um trabalho a partir das matérias: História da Educação, Prática Textual em Língua Portuguesa, Formação Docente para a Diversidade, Filosofia da Educação, Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Educação Ambiental e Cidadania, Antropologia da Educação, Didática, Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica.
Sendo assim com uma atividade afim de desenvolver uma ação e apresentar soluções para uma Escola pública de Ensino Fundamental recebe no início do ano letivo, pela primeira vez, um aluno de nove anos, com deficiência auditiva. Tendo em vista a importância de a escola ser um espaço de formação para a diversidade, que inclua a todos, se fez necessário uma mobilização para receber o aluno considerando contexto familiar e social que ele está inserido.
 DESENVOLVIMENTO:
A partir de cada matéria será pautado o contexto do aluno e como acontece a inclusão a partir de cada tema. Tendo em vista a importância de a escola ser um espaço de formação para a diversidade, que inclua a todos, se fez necessário uma mobilização para receber o aluno considerando contexto familiar e social que ele está inserido. Um diretor não apenas deve dirigir administrativamente uma escola, mas deve sim averiguar e promover ações para o crescimento de sua escola.
O diretor com aluno com deficiência auditiva em sua escola deve promover ações entre escola, Família e comunidade, com estratégias que se adaptem à realidade inserida.
 Deverá ele realizar reuniões entre representantes da comunidade e corpo docente, junto a profissionais da área para planejar estratégias de integração e adaptação do currículo e PPP, do qual esse planejamento deve ser contínuo e colaborativo.
Criar campanhas de inclusão e ambiente desrespeito e cooperação fomentando ambiente livre de preconceitos.
Conhecer o perfil de seu aluno, seus limites e necessidades. Junto ao professor AEE traçar metas e também utilizar de recursos multiuso.
 Buscar junto a entidades especializadas (APAEs), capacitações em LIBRAS para comunidade e corpo docente.
Utilizar recursos tecnológicos para aprendizagem do aluno especial, bem como para conhecimento em geral, em benefício de todos os funcionários, alunos e corpo docente. Construir um PEI (Plano Educacional individualizado) juntamente a profissionais da área, Traçando metas e norteando o ensino do aluno com necessidade auditiva.
Usar recurso da repetição.
Realizar medição de desempenho das ações.

Outros materiais