Buscar

Secagem_Madeira_Exercicio_Aula 1 - Mariane O Menezes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA FLORESTAL SECAGEM DA MADEIRA
Exercício – Aula 01
Discente:	
(Fonte: CESPE UnB – Perito Criminal Federal / Área 9 – Engenharia Florestal, 2013)
Entre as etapas do processamento de industrialização da madeira para a produção de móveis incluem-se o processamento em serraria, a secagem, a usinagem e o acabamento.
A realização adequada do processo de secagem da madeira serrada, antes da sua transformação em bens e produtos, é, reconhecidamente, a fase mais importante do beneficiamento, que visa agregar valor ao produto final.
I.P. Jankowsky. Equipamentos e processos para secagem de madeiras. In: Anais do Seminário Internacional de Utilização de Madeira de Eucalipto para Serraria. São Paulo:IPEF/IPT/IUFRO/ESALQ/USP, 1995, p.109-18.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:
Água na madeira e sua relação com a densidade e resistência mecânica
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
· Umidade máxima, ponto de saturação das fibras e umidade de equilíbrio;
· Razões (pelo menos oito) pelas quais a madeira deve passar por processo de secagem;
· Relações entre umidade, densidade e resistência mecânica da madeira.
Atualmente um dos materiais mais utilizados pelo homem é a madeira, podendo adquirir diversos usos. Ela é caracterizada por possuir propriedades higróscopica, ou seja, a madeira é capaz de absorver água do ambiente podendo ocasionar assim grandes variações de suas propriedades físico-mecânicas. Assim cabe analisar o efeito da umidade da madeira e as principais razões pela qual a madeira deve passar pelo processo de secagem. 
Uma árvore durante toda a sua vida absorve água e sais minerais do solo que circulam por toda a planta até atigirem as folhas. Por conta disso a umidade de uma madeira recém cortada pode variar de 35 até 400% dependendo da espécie. A presença natural de água na madeira é uma das variáveis ​​mais importantes, pois interage diretamente com outros componentes químicos causando assim mudanças na sua forma, além de trazer limitações ou favorecimentos a agentes biológicos que a utilizam como fonte de energia.
A madeira pode ser considerada verde quando há água livre e água de impregnação, e quando a água livre é removida ficando só a água de impregnação a madeira está com um teor de umidade correspondente ao ponto de saturação das fibras que corresponde ao teor de umidade em que toda a água capilar se evaporou e permanece na madeira o máximo da água higroscópica, saturando as paredes das fibras. O ponto de saturação das fibras varia de espécie para espécie, todavia para a maioria permanece entre 30%. Abaixo do ponto de saturação da fibra, quando o teor de umidade da madeira atinge o equilíbrio com a temperatura e a umidade relativa do ar, a madeira tende a ser estável. Isso é chamado de teor de umidade de equilíbrio. 
Como as condições de temperatura e umidade relativa mudam com o tempo, principalmente considerando as mudanças sazonais, e de acordo com a localização geográfica, infere-se que mesmo em estado de equilíbrio, o teor de umidade da madeira mudará com o tempo e a localização geográfica. Assim, podemos concluir que em um país do tamanho de um território como o Brasil, a umidade relativa da madeira com o meio ambiente é bastante variável.
Em vista dos fatos apresentados, a umidade tem grande efeito sobre as propriedades das madeiras. Quanto maior a umidade da madeira menor a sua resistência mecânica, ou seja, a resistência aumenta proporcionalmente como o aumento da densidade e para essa mesma densidade o aumento da umidade causa redução na resistência da madeira. Esta redução da resistência mecânica se dá até o ponto de saturação das fibras, após a saturação das fibras a resistência mantêm-se constante, sendo assim pode-se considerar linear a variação das propriedades da madeira com a umidade entre 2 a 25%, assim a umidades acima do limite de saturação das fibras pode-se admitir a resistência constante, não sofrendo mais influência da umidade, e obteve curvas dependentes da densidade e da umidade.
A secagem da madeira é uma técnica que visa reduzir o seu teor de umidade, visando minimizando os defeitos no menor tempo possível. Para isso, deve-se utilizar tecnologia economicamente viável, tendo em mente a finalidade desta peça de madeira.
Dentre as principais razões que levam a se adotar a prática de secagem da madeira podem ser destacadas a redução na movimentação dimensional ja que um secagem adequada diminuirá a movimentação da água evitando assim empenos e rachaduras, a redução dos riscos de ataque de fungos apodrecedores e manchadores que podem comprometer tanto as propiedades mecânica da madeira quando a a sua aparência. Outra significativa razão é a redução de custos, ja que a perda de água da madeira ruduz o seu peso e assim o preço do transporte diminuirá, a melhoria na tratabilidade e também o aumento da resistência mecânica como flexão estática, compressão, dureza e cisalhamento. 
Outras melhorias significativas podem ser observadas como a melhora nas características de trabalhabilidade como aplainamento, lixamento e furação e também melhora nas propiedades de pega já que a madeira úmida não permite uma boa aderência de produtos fabricados â base de cola como compensados e laminados. Outra melhoria é na propiedade de isolamento tanto elétrico como acústico já que a madeira seca conduz menos calor que a úmida e por fim a melhor fixação de pregos e parafusos.	
Nesse sentido, é necessário entender essa importância da aplicação de técnicas de secagem, não só para fazer com que a indústria de produtos de madeira se desenvolva de forma mais racional, mas também para que nossos produtos alcancem melhor qualidade e possam competir com outros produtos de outros países.

Continue navegando