Logo Passei Direto
Buscar

NEGOCIAÇÃO APLICADA À GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO - N2

User badge image
Gabi Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Na verdade, se todos os interesses forem comuns, não há necessidade de negociação; por outro lado, se os interesses forem absolutamente conflitantes, torna-se impossível negociar, visto que ambos os lados tentam obter exatamente o mesmo resultado, ou seja, vencer. Dessa forma, torna-se fundamental identificar claramente quais são os interesses comuns e quais são os conflitantes”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 1.
Considerando o excerto sobre os tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir: I. A negociação ganha-ganha é colaborativa. II. A negociação perde-perde gera frustração. III. A negociação perde-ganha é competitiva. IV. A negociação não realizada se baseia no mérito da satisfação. É verdadeiro o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.

Qualquer que seja o objetivo da negociação, sua importância e oportunidade, haverá três variáveis básicas que condicionam esse processo: poder, tempo e informação. Para que haja uma negociação efetiva, é importante contar com, pelo menos, duas das três variáveis presentes e, se possível, interligadas, além de saber utilizá-las corretamente. Em muitas ocasiões, há uma ou outra variável, isoladamente, ou duas delas, simultaneamente, ou, ainda, as três relacionadas. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre as variáveis básicas do processo de negociação, é possível afirmar que a palavra poder:
permite o ganha-ganha.
é a incapacidade de controle.
tem conotações negativas.
possibilita a satisfação.
significa negociação por colaboração.

É importante ressaltar que todas as partes envolvidas em uma negociação normalmente têm um prazo limite para tomar a decisão. Porém, muitas vezes, a outra parte pode parecer indiferente em relação ao prazo, o que pode acarretar transtornos, haja vista que aumenta a pressão sobre o oponente, levando-o a fazer concessões. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) A negociação ganha-ganha é baseada na colaboração. II. ( ) A negociação ganha-ganha favorece o alcance dos mútuos objetivos. III. ( ) A negociação ganha-ganha é representada por posições competitivas. IV. ( ) A negociação ganha-ganha busca acordos mutuamente satisfatórios para as partes. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
F, V, V, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, F, F, V.

Leia o excerto a seguir: “Essas variáveis surgem do contato entre as pessoas, do aprendizado de situações vivenciadas, do aproveitamento de oportunidades, enfim, surgem no dia a dia de qualquer indivíduo, cabendo a este saber detectá-las nas entrelinhas do contato diário com pessoas, situações, oportunidades, explorando-as devidamente”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
A respeito das estratégias táticas de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) Na estratégia competitiva, o negociador busca ganhar sempre. II. ( ) A estratégia de evitar tende a conduzir a negociação a um perde-perde. III. ( ) Na estratégia de acomodação, a tendência é a negociação perde-ganha. IV. ( ) Na estratégia colaborativa, é mínima a importância dada ao relacionamento. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.

Apesar de terem interesses conflitantes, as partes têm sempre interesses comuns, mesmo que seja apenas desejar o sucesso do empreendimento maior do qual fazem parte. Por exemplo, se o conflito ocorre entre o empresário de uma indústria e o fornecedor da matéria-prima, ambos terão interesses conflitantes, principalmente quanto ao lucro. Devem atentar, porém, para o fato de que têm interesse de que o mercado consumidor se consolide ou até se amplie, em função da qualidade e do preço do produto final. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre negociação, é possível afirmar que, em um processo de negociação, existem elementos fundamentais que estão relacionados às estratégias, táticas e técnicas utilizadas. Quais são esses elementos? Assinale a alternativa correta.
informação, tempo e dinheiro.
negociação, tempo e dinheiro.
informação, tempo e poder.
influência, dinheiro e negociação.
influência, negociação e poder.

Leia o excerto a seguir: “Outro aspecto relevante refere-se à comunicação, cuja importância é frequentemente subestimada numa negociação. Reconhecer o momento correto, saber ouvir e falar objetivamente são aspectos fundamentais para uma comunicação efetiva. Assim, em uma negociação ambos os lados têm interesses comuns e conflitantes”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 3.
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) A negociação perde-perde é representada por aspectos positivos de relacionamento. II. ( ) A negociação perde-perde é representada por posições competitivas sem solução. III. ( ) A negociação perde-perde consolida uma proposta colaborativa entre os negociadores. IV. ( ) Na negociação perde-perde, o resultado tende à situação em que todos são prejudicados. Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
V, F, F, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, V, V, F.
V, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: “[...] com o desenvolvimento da Teoria da Administração e com as novas correntes que foram surgindo, era de se esperar que haveria contribuições à negociação pelo menos por parte da Teoria da Contingência, com seu contínuo intercâmbio com o ambiente e, portanto, sua contínua adaptação interna em relação ao ambiente externo. Todavia, a abordagem mais propriamente empírica dos administradores contingenciais parece ter contribuído para empurrá-los para a corrente dos que viam a negociação como algo que se aprende fazendo, no dia a dia”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 5.
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) O tipo de negociação perde-ganha é baseada na competição. II. ( ) A negociação perde-ganha pode resultar em um sentimento de injustiça. III. ( ) O tipo de negociação perde-ganha é baseado na cooperação mútua entre as partes. IV. ( ) A negociação perde-ganha é baseada na satisfação dos interesses de todos os envolvidos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
F, V, F, V.

A avaliação realista das características próprias e das características das outras partes pode ser muito útil para orientar cada um dos negociadores quanto aos caminhos de negociação e pode evidenciar possibilidades de uso de diferentes estilos de negociação ou de como evitar determinados estilos. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
Com base no exposto e no conteúdo estudado sobre os aspectos culturais nas negociações, é possível afirmar que é necessário se aprofundar na cultura do país onde está se negociando por qual motivo? Assinale a alternativa correta.
Para que ocorra a negociação não realizada.
Para que as negociações sejam competitivas.
Para que as negociações sejam bem-sucedidas.
Para que as negociações sejam conflitantes.
Para que as negociações sejam malsucedidas.

Leia o excerto a seguir: “[...] sem a conversação não se pode negociar, e ela, para resultar eficaz, não se improvisa, mas nasce do hábito. Quem nunca conversou ou não se dispõe a conversar, bem como não se dispõe a ouvir, a trocar opiniões e experiências, não tem condições de se sentar à mesa para negociar, pois faltam-lhe tradição e credibilidade, não transmitindo confiança para a outra parte”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 22.
A respeito das estratégias e táticas de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante conservar o cliente. II. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante eliminar as objeções. III. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante distanciar do cliente. IV. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante conhecer seu cliente. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, V, F, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

Como exemplo típico de negociação, “pode-se citar o tradicional caso de duas crianças que disputam uma laranja. Após muita discussão, identificam que a única saída é repartir a laranja ao meio, dividindo os resultados. O esperado seria que, após dividirem a laranja, ambas as crianças chupassem a polpa e jogassem a casca fora. O que pode acontecer, porém, é uma criança chupar realmente a polpa e jogar a casca fora e a outra jogar a polpa fora, mas levar a casca para casa, pedindo à sua mãe que faça um doce com ela”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 2.
A respeito das negociações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) O negociador se depara com a necessidade de reavaliar estratégias. II. ( ) Os dados, o dinheiro e o poder são variáveis que nortearão o processo de negociação. III. ( ) Com o aumento de negócios, empresas nacionalizaram seus parâmetros de negociação. IV. ( ) O negociador se depara com a necessidade de abordagens de negociação adotadas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Na verdade, se todos os interesses forem comuns, não há necessidade de negociação; por outro lado, se os interesses forem absolutamente conflitantes, torna-se impossível negociar, visto que ambos os lados tentam obter exatamente o mesmo resultado, ou seja, vencer. Dessa forma, torna-se fundamental identificar claramente quais são os interesses comuns e quais são os conflitantes”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 1.
Considerando o excerto sobre os tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir: I. A negociação ganha-ganha é colaborativa. II. A negociação perde-perde gera frustração. III. A negociação perde-ganha é competitiva. IV. A negociação não realizada se baseia no mérito da satisfação. É verdadeiro o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.

Qualquer que seja o objetivo da negociação, sua importância e oportunidade, haverá três variáveis básicas que condicionam esse processo: poder, tempo e informação. Para que haja uma negociação efetiva, é importante contar com, pelo menos, duas das três variáveis presentes e, se possível, interligadas, além de saber utilizá-las corretamente. Em muitas ocasiões, há uma ou outra variável, isoladamente, ou duas delas, simultaneamente, ou, ainda, as três relacionadas. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre as variáveis básicas do processo de negociação, é possível afirmar que a palavra poder:
permite o ganha-ganha.
é a incapacidade de controle.
tem conotações negativas.
possibilita a satisfação.
significa negociação por colaboração.

É importante ressaltar que todas as partes envolvidas em uma negociação normalmente têm um prazo limite para tomar a decisão. Porém, muitas vezes, a outra parte pode parecer indiferente em relação ao prazo, o que pode acarretar transtornos, haja vista que aumenta a pressão sobre o oponente, levando-o a fazer concessões. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) A negociação ganha-ganha é baseada na colaboração. II. ( ) A negociação ganha-ganha favorece o alcance dos mútuos objetivos. III. ( ) A negociação ganha-ganha é representada por posições competitivas. IV. ( ) A negociação ganha-ganha busca acordos mutuamente satisfatórios para as partes. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
F, V, V, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, F, F, V.

Leia o excerto a seguir: “Essas variáveis surgem do contato entre as pessoas, do aprendizado de situações vivenciadas, do aproveitamento de oportunidades, enfim, surgem no dia a dia de qualquer indivíduo, cabendo a este saber detectá-las nas entrelinhas do contato diário com pessoas, situações, oportunidades, explorando-as devidamente”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
A respeito das estratégias táticas de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) Na estratégia competitiva, o negociador busca ganhar sempre. II. ( ) A estratégia de evitar tende a conduzir a negociação a um perde-perde. III. ( ) Na estratégia de acomodação, a tendência é a negociação perde-ganha. IV. ( ) Na estratégia colaborativa, é mínima a importância dada ao relacionamento. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.

Apesar de terem interesses conflitantes, as partes têm sempre interesses comuns, mesmo que seja apenas desejar o sucesso do empreendimento maior do qual fazem parte. Por exemplo, se o conflito ocorre entre o empresário de uma indústria e o fornecedor da matéria-prima, ambos terão interesses conflitantes, principalmente quanto ao lucro. Devem atentar, porém, para o fato de que têm interesse de que o mercado consumidor se consolide ou até se amplie, em função da qualidade e do preço do produto final. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre negociação, é possível afirmar que, em um processo de negociação, existem elementos fundamentais que estão relacionados às estratégias, táticas e técnicas utilizadas. Quais são esses elementos? Assinale a alternativa correta.
informação, tempo e dinheiro.
negociação, tempo e dinheiro.
informação, tempo e poder.
influência, dinheiro e negociação.
influência, negociação e poder.

Leia o excerto a seguir: “Outro aspecto relevante refere-se à comunicação, cuja importância é frequentemente subestimada numa negociação. Reconhecer o momento correto, saber ouvir e falar objetivamente são aspectos fundamentais para uma comunicação efetiva. Assim, em uma negociação ambos os lados têm interesses comuns e conflitantes”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 3.
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) A negociação perde-perde é representada por aspectos positivos de relacionamento. II. ( ) A negociação perde-perde é representada por posições competitivas sem solução. III. ( ) A negociação perde-perde consolida uma proposta colaborativa entre os negociadores. IV. ( ) Na negociação perde-perde, o resultado tende à situação em que todos são prejudicados. Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
V, F, F, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, V, V, F.
V, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: “[...] com o desenvolvimento da Teoria da Administração e com as novas correntes que foram surgindo, era de se esperar que haveria contribuições à negociação pelo menos por parte da Teoria da Contingência, com seu contínuo intercâmbio com o ambiente e, portanto, sua contínua adaptação interna em relação ao ambiente externo. Todavia, a abordagem mais propriamente empírica dos administradores contingenciais parece ter contribuído para empurrá-los para a corrente dos que viam a negociação como algo que se aprende fazendo, no dia a dia”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 5.
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) O tipo de negociação perde-ganha é baseada na competição. II. ( ) A negociação perde-ganha pode resultar em um sentimento de injustiça. III. ( ) O tipo de negociação perde-ganha é baseado na cooperação mútua entre as partes. IV. ( ) A negociação perde-ganha é baseada na satisfação dos interesses de todos os envolvidos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
F, V, F, V.

A avaliação realista das características próprias e das características das outras partes pode ser muito útil para orientar cada um dos negociadores quanto aos caminhos de negociação e pode evidenciar possibilidades de uso de diferentes estilos de negociação ou de como evitar determinados estilos. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011.
Com base no exposto e no conteúdo estudado sobre os aspectos culturais nas negociações, é possível afirmar que é necessário se aprofundar na cultura do país onde está se negociando por qual motivo? Assinale a alternativa correta.
Para que ocorra a negociação não realizada.
Para que as negociações sejam competitivas.
Para que as negociações sejam bem-sucedidas.
Para que as negociações sejam conflitantes.
Para que as negociações sejam malsucedidas.

Leia o excerto a seguir: “[...] sem a conversação não se pode negociar, e ela, para resultar eficaz, não se improvisa, mas nasce do hábito. Quem nunca conversou ou não se dispõe a conversar, bem como não se dispõe a ouvir, a trocar opiniões e experiências, não tem condições de se sentar à mesa para negociar, pois faltam-lhe tradição e credibilidade, não transmitindo confiança para a outra parte”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 22.
A respeito das estratégias e táticas de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante conservar o cliente. II. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante eliminar as objeções. III. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante distanciar do cliente. IV. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante conhecer seu cliente. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, V, F, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

Como exemplo típico de negociação, “pode-se citar o tradicional caso de duas crianças que disputam uma laranja. Após muita discussão, identificam que a única saída é repartir a laranja ao meio, dividindo os resultados. O esperado seria que, após dividirem a laranja, ambas as crianças chupassem a polpa e jogassem a casca fora. O que pode acontecer, porém, é uma criança chupar realmente a polpa e jogar a casca fora e a outra jogar a polpa fora, mas levar a casca para casa, pedindo à sua mãe que faça um doce com ela”. MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação internacional . São Paulo: Atlas, 2011. p. 2.
A respeito das negociações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) O negociador se depara com a necessidade de reavaliar estratégias. II. ( ) Os dados, o dinheiro e o poder são variáveis que nortearão o processo de negociação. III. ( ) Com o aumento de negócios, empresas nacionalizaram seus parâmetros de negociação. IV. ( ) O negociador se depara com a necessidade de abordagens de negociação adotadas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.

Prévia do material em texto

NEGOCIAÇÃO APLICADA À GESTÃO DA CADEIA DE 
SUPRIMENTO – N2 
 
PERGUNTA 1 
Leia o excerto a seguir: 
“Na verdade, se todos os interesses forem comuns, não há necessidade de 
negociação; por outro lado, se os interesses forem absolutamente conflitantes, 
torna-se impossível negociar, visto que ambos os lados tentam obter 
exatamente o mesmo resultado, ou seja, vencer. Dessa forma, torna-se 
fundamental identificar claramente quais são os interesses comuns e quais são 
os conflitantes”. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. p. 1. 
 
Considerando o excerto sobre os tipos de negociação, analise as afirmativas a 
seguir: 
 
I. A negociação ganha-ganha é colaborativa. 
II. A negociação perde-perde gera frustração. 
III. A negociação perde-ganha é competitiva. 
IV. A negociação não realizada se baseia no mérito da satisfação. 
 
É verdadeiro o que se afirma em: 
 
 I, II e III, apenas. 
 
 I e IV, apenas. 
 
 I e II, apenas. 
 
 II e III, apenas. 
 
 I, II e IV, apenas. 
 
1 pontos 
PERGUNTA 2 
Qualquer que seja o objetivo da negociação, sua importância e oportunidade, 
haverá três variáveis básicas que condicionam esse processo: poder, tempo e 
informação. Para que haja uma negociação efetiva, é importante contar com, 
pelo menos, duas das três variáveis presentes e, se possível, interligadas, além 
de saber utilizá-las corretamente. Em muitas ocasiões, há uma ou outra 
variável, isoladamente, ou duas delas, simultaneamente, ou, ainda, as três 
relacionadas. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. 
 
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre as variáveis 
básicas do processo de negociação, é possível afirmar que a palavra poder: 
 
 permite o ganha-ganha. 
 
 é a incapacidade de controle. 
 
 tem conotações negativas. 
 
 possibilita a satisfação. 
 
 significa negociação por colaboração. 
 
1 pontos 
PERGUNTA 3 
É importante ressaltar que todas as partes envolvidas em uma negociação 
normalmente têm um prazo limite para tomar a decisão. Porém, muitas vezes, 
a outra parte pode parecer indiferente em relação ao prazo, o que pode 
acarretar transtornos, haja vista que aumenta a pressão sobre o oponente, 
levando-o a fazer concessões. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. 
 
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) A negociação ganha-ganha é baseada na colaboração. 
II. ( ) A negociação ganha-ganha favorece o alcance dos mútuos objetivos. 
III. ( ) A negociação ganha-ganha é representada por posições competitivas. 
IV. ( ) A negociação ganha-ganha busca acordos mutuamente satisfatórios 
para as partes. 
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta. 
 
 F, V, V, F. 
 
 V, V, F, V. 
 
 
 F, V, F, V. 
 
 V, V, F, F. 
 
 V, F, F, V. 
1 pontos 
PERGUNTA 4 
Leia o excerto a seguir: 
“Essas variáveis surgem do contato entre as pessoas, do aprendizado de 
situações vivenciadas, do aproveitamento de oportunidades, enfim, surgem no 
dia a dia de qualquer indivíduo, cabendo a este saber detectá-las nas 
entrelinhas do contato diário com pessoas, situações, oportunidades, 
explorando-as devidamente”. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. 
 
A respeito das estratégias táticas de negociação, analise as afirmativas a 
seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) Na estratégia competitiva, o negociador busca ganhar sempre. 
II. ( ) A estratégia de evitar tende a conduzir a negociação a um perde-perde. 
III. ( ) Na estratégia de acomodação, a tendência é a negociação perde-ganha. 
IV. ( ) Na estratégia colaborativa, é mínima a importância dada ao 
relacionamento. 
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta. 
 
 V, V, V, F. 
 
 V, V, F, V. 
 
 F, V, F, V. 
 
 F, V, V, F. 
 
 V, F, F, V. 
1 pontos 
PERGUNTA 5 
Apesar de terem interesses conflitantes, as partes têm sempre interesses 
comuns, mesmo que seja apenas desejar o sucesso do empreendimento maior 
do qual fazem parte. Por exemplo, se o conflito ocorre entre o empresário de 
uma indústria e o fornecedor da matéria-prima, ambos terão interesses 
conflitantes, principalmente quanto ao lucro. Devem atentar, porém, para o fato 
de que têm interesse de que o mercado consumidor se consolide ou até se 
amplie, em função da qualidade e do preço do produto final. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . São Paulo: Atlas, 2011. 
 
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre negociação, é 
possível afirmar que, em um processo de negociação, existem elementos 
fundamentais que estão relacionados às estratégias, táticas e técnicas 
utilizadas. Quais são esses elementos? Assinale a alternativa correta. 
 
 informação, tempo e dinheiro. 
 
 negociação, tempo e dinheiro. 
 
 informação, tempo e poder. 
 
 influência, dinheiro e negociação. 
 
 
 influência, negociação e poder. 
1 pontos 
PERGUNTA 6 
Leia o excerto a seguir: 
“Outro aspecto relevante refere-se à comunicação, cuja importância é 
frequentemente subestimada numa negociação. Reconhecer o momento 
correto, saber ouvir e falar objetivamente são aspectos fundamentais para uma 
comunicação efetiva. Assim, em uma negociação ambos os lados têm 
interesses comuns e conflitantes”. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. p. 3. 
 
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) A negociação perde-perde é representada por aspectos positivos de 
relacionamento. 
II. ( ) A negociação perde-perde é representada por posições competitivas sem 
solução. 
III. ( ) A negociação perde-perde consolida uma proposta colaborativa entre os 
negociadores. 
IV. ( ) Na negociação perde-perde, o resultado tende à situação em que todos 
são prejudicados. 
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta: 
 
 V, F, F, V. 
 
 F, V, F, V. 
 
 V, V, F, F. 
 
 F, V, V, F. 
 
 V, V, F, V. 
1 pontos 
PERGUNTA 7 
Leia o excerto a seguir: 
“[...] com o desenvolvimento da Teoria da Administração e com as novas 
correntes que foram surgindo, era de se esperar que haveria contribuições à 
negociação pelo menos por parte da Teoria da Contingência, com seu contínuo 
intercâmbio com o ambiente e, portanto, sua contínua adaptação interna em 
relação ao ambiente externo. Todavia, a abordagem mais propriamente 
empírica dos administradores contingenciais parece ter contribuído para 
empurrá-los para a corrente dos que viam a negociação como algo que se 
aprende fazendo, no dia a dia”. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. p. 5. 
 
A respeito dos tipos de negociação, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) O tipo de negociação perde-ganha é baseada na competição. 
II. ( ) A negociação perde-ganha pode resultar em um sentimento de injustiça. 
III. ( ) O tipo de negociação perde-ganha é baseado na cooperação mútua 
entre as partes. 
IV. ( ) A negociação perde-ganha é baseada na satisfação dos interesses de 
todos os envolvidos. 
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta. 
 
 F, V, V, F. 
 
 
 V, V, F, F. 
 
 V, F, F, V. 
 
 V, V, F, V. 
 
 F, V, F, V. 
1 pontos 
PERGUNTA 8 
A avaliação realista das características próprias e das características das 
outras partes pode ser muito útil para orientar cada um dos negociadores 
quanto aos caminhos de negociação e pode evidenciar possibilidades de uso 
de diferentes estilos denegociação ou de como evitar determinados estilos. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. 
 
Com base no exposto e no conteúdo estudado sobre os aspectos culturais nas 
negociações, é possível afirmar que é necessário se aprofundar na cultura do 
país onde está se negociando por qual motivo? Assinale a alternativa correta. 
 
 Para que ocorra a negociação não realizada. 
 
 
 Para que as negociações sejam competitivas. 
 
 Para que as negociações sejam bem-sucedidas. 
 
 Para que as negociações sejam conflitantes. 
 
 Para que as negociações sejam malsucedidas. 
1 pontos 
PERGUNTA 9 
Leia o excerto a seguir: 
“[...] sem a conversação não se pode negociar, e ela, para resultar eficaz, não 
se improvisa, mas nasce do hábito. Quem nunca conversou ou não se dispõe a 
conversar, bem como não se dispõe a ouvir, a trocar opiniões e experiências, 
não tem condições de se sentar à mesa para negociar, pois faltam-lhe tradição 
e credibilidade, não transmitindo confiança para a outra parte”. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. p. 22. 
 
A respeito das estratégias e táticas de negociação, analise as afirmativas a 
seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante conservar o cliente. 
II. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante eliminar as 
objeções. 
III. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante distanciar do 
cliente. 
IV. ( ) Nas estratégias e táticas de negociação, é importante conhecer seu 
cliente. 
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta. 
 
 V, V, F, F. 
 
 F, V, F, V. 
 
 V, V, F, V. 
 
 V, F, F, V. 
 
 F, V, V, F. 
1 pontos 
PERGUNTA 10 
Como exemplo típico de negociação, “pode-se citar o tradicional caso de duas 
crianças que disputam uma laranja. Após muita discussão, identificam que a 
única saída é repartir a laranja ao meio, dividindo os resultados. O esperado 
seria que, após dividirem a laranja, ambas as crianças chupassem a polpa e 
jogassem a casca fora. O que pode acontecer, porém, é uma criança chupar 
realmente a polpa e jogar a casca fora e a outra jogar a polpa fora, mas levar a 
casca para casa, pedindo à sua mãe que faça um doce com ela”. 
 
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação 
internacional . 
São Paulo: Atlas, 2011. p. 2. 
 
A respeito das negociações, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) O negociador se depara com a necessidade de reavaliar estratégias. 
II. ( ) Os dados, o dinheiro e o poder são variáveis que nortearão o processo de 
negociação. 
III. ( ) Com o aumento de negócios, empresas nacionalizaram seus parâmetros 
de negociação. 
IV. ( ) O negociador se depara com a necessidade de abordagens de 
negociação adotadas. 
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta. 
 
 F, V, F, V. 
 
 F, V, V, F. 
 
 V, F, F, V. 
 
 V, V, F, V. 
 
 V, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina