Buscar

Filosofia: Direito Natural e Ética

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Prova
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros10/0
Nota10,00
1Direito natural é a afirmação de que existe um critério objetivo de justiça de origem transcendente, resumido na fórmula: "Deus é a medida de todas as coisas". Os modernos, por seu lado, resumem na fórmula: "O homem é a medida de todas as coisas". Sobre Direito Moderno, assinale a alternativa INCORRETA:
A
O direito moderno passou então a ser pura expressão da vontade do governante e o positivismo jurídico substituiu as tábuas da lei.
B
Na Modernidade, o homem "natural" vive só e a pólis só surge por sua vontade, mediante o contrato social.
C
O jusnaturalismo compreende a noção de que a justiça, a ordem social e a ética são produtos meramente humanos, particular e não universal, mutável e não imutável; e que não existe nada injusto ou justo fora da esfera das leis.
D
O jusnaturalismo, ao romper com a lei eterna dos medievais, rompe também com a ideia de uma natureza imutável do homem.
2Aristóteles foi o fundador da ética como ciência. Todo o problema da ética para Aristóteles começa por responder a nossa primeira pergunta: o que é o homem? Sendo o homem uma unidade composta de alma e corpo, o filósofo nos ensina que a alma é superior ao corpo. Com o argumento apresentado, temos ideia do entendimento que os gregos tinham daquilo que era o homem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Homem é um ser racional ou, para melhor compreensão, é um ser com inteligência. Termos como conhecimento e inteligência para designar aquilo que nos diferencia sobremaneira dos demais seres.
(    ) A potência sensitiva é aquela potência da alma em relação ao corpo que está ligada à cognição das informações sensoriais.
(    ) O homem era composto somente de corpo. A alma foi algo introduzido somente na Idade Média.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - V - F.
C
F - F - V.
D
V - V - F.
3Aristóteles diz que ordem é a relação recíproca entre as partes: relatio partium ad invicem. Esta relação é a disposição de uma pluralidade de coisas ou objetos de acordo com a anterioridade e a posterioridade em virtude de um princípio. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O único princípio que ordena o mundo é a inteligência humana.
II- A razão humana capta a ordem do universo e seu princípio ordenador.
III- Para os gregos, o princípio ordenador da alma humana era o Cosmos e para os Medievais era Deus.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
4As "potências da alma" em relação ao corpo são aquelas que se identificam à atividade do ser humano e dos aspectos da sua vida. Neste sentido, podemos dizer que a alma possui três potências, a saber, vegetativa, sensitiva e intelectiva. Sobre as potências da alma, assinale a alternativa CORRETA:
A
A potência vegetativa é aquela que está ligada à cognição do mundo em torno, ou seja, aos aspectos da percepção sensorial.
B
A potência sensitiva é aquela que está ligada à cognição da percepção sensorial.
C
A potência vegetativa abarca a potência sensitiva já que está hierarquicamente acima dela.
D
A potência intelectiva é aquela que está ligada às necessidades corporais biológicas do homem.
5A noção de pacto-social implica dizer que todas as noções de justiça, ética e ordem são noções 'por convenção'. A concepção de pacto-social ou contrato social foi fundamental para o estabelecimento de alguns princípios filosóficos da modernidade. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A noção de universalidade da justiça foi apresentada, na Modernidade, a partir da noção de contrato social, com o entendimento de que se todos os indivíduos fazem parte de uma sociedade mediante um pacto-social, resta, por óbvio, que então a justiça advinda deste pacto é universal a todos os seus membros.
(    ) A noção de contrato-social está intimamente ligada à noção de que o homem é a medida de todas as coisas.
(    ) No juspositivismo, a noção de pacto-social está ligada à noção de progresso, de onde, acreditava-se que as culturas humanas perseguiam uma melhoria constante e progressiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F.
B
V - F - F.
C
F - V - V.
D
V - V - V.
6A diferença do direito natural jusnaturalistas para o direito natural medieval é que este estabelecia a subordinação da lei natural à lei divina, enquanto aquele rompe com esta subordinação. Mantém-se, então, a noção de que o direito deva estar subordinado a certos princípios morais advindos da lei natural. Nessa concepção, a universalidade da justiça tem tratamento fundamental na Modernidade.
Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A universalidade da justiça na Modernidade é tratada como algo impossível, já que a lei natural é percebida por vários povos diferentemente.
II- A universalidade da justiça só pode ser baseada na lei natural uma vez que os todos os membros de uma sociedade aceitam essa lei sem serem forçados a aceitá-la.
III- A universalidade da justiça na Modernidade é entendida como um contrato social existente em toda e qualquer sociedade mediante a qual seus membros são todos obrigados a se submeter.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
7As noções sobre justiça, ética, ordem social e ordem jurídica, leis, poder, comunicação, política, natureza humana, sociedade, entre outras, são todas elas conjugadas e orientadas para compreender não somente o que vem a ser um simples código de ética em comunicação, mas como se chegou a ele, e por que ele existe. Como todos sabemos, a noção de justiça foi se alterando com o tempo e períodos. Considerando essas alterações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A noção de justiça sempre esteve ligada à noção de ordem, mas nunca esteve ligada à noção de ordem social.
(    ) Para o gregos, a justiça estava na ordem que se encontrava no Cosmos.
(    ) Na Idade Média, a noção de justiça estava ligada à noção da ordem divina encontrada na Bíblia.
(    ) Todas as noções de justiça presentes na modernidade possuem a concepção de Lei Natural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - V - F - V.
C
F - V - F - F.
D
V - F - F - V.
8Os romanos representavam a justiça como uma divindade parecida com a deusa grega Dice. Sua representação era de uma mulher em pé, de olhos vendados, balança de dois pratos na mão e espada na outra. Considerando a simbologia dessa citação, analise as sentenças a seguir:
I- Os olhos vendados representam a equidade como tratamento igual a todos.
II- A espada representa o castigo como reparação aos erros.
III- A balança representa o equilíbrio entre a ideal e o concreto, entre a lei e as condições reais em que o erro foi cometido.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
9A virtude se relaciona com as emoções e as ações, nas quais o excesso é uma forma de erro, tanto quanto a falta, enquanto o meio termo é louvado como um acerto, ser louvado e estar certo são características da excelência. A virtude, portanto, é algo como a equidistância, pois, seu alvo é o meio termo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A virtude está sempre no meio termo entre o vício e o excesso.
II- Ética pode ser definida como a ciência dos costumes, já que diz respeito à vontade humana que se cultiva nos hábitos.
III- Se virtude é a excelência nos costumes e hábitos, a ética é a ciência destas virtudes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
CSomente a sentença II está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
10Virtude é um hábito que conduz o agir do nosso intelecto, ou seja, a virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática.  Sobre as virtudes existentes em função das operações intelectivas, assinale a alternativa CORRETA:
A
A sabedoria é o modo de agir por excelência do intelecto que se volta às coisas variáveis.
B
Existem três virtudes ligadas às operações intelectivas, a saber a sabedoria, a prudência e a eudaimonia.
C
As virtudes dianoéticas são aquelas propriamente intelectuais e se divide em virtude do intelecto teórico e virtude do intelecto prático.
D
A prudência é a correta maneira do intelecto se dirigir às coisas invariáveis.

Continue navegando