A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 1 de 1

EXERCÍCIOS Diagnóstico em Saúde Mental
AULA 1
De acordo com os princípios da Política Nacional de Saúde Mental, é correto afirmar sobre o diagnóstico:
R- d) A construção do diagnóstico pelas equipes multiprofissionais da saúde mental é essencial para traçar estratégias de cuidado necessárias ao acompanhamento dos casos, isto é, para a elaboração do projeto terapêutico dos usuários.
A respeito das revisões realizadas no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) desde o seu surgimento em 1953, é correto afirmar que:
R- c) As mudanças no DSM apontam para o caráter contextual dos saberes sobre a subjetividade. O conhecimento científico não corresponde a uma verdade sobre a natureza humana, mas a diferentes modos de conhecê-la, interpretá-la e mesmo de fabricá-la.
AULA 2
De acordo com a aula sobre as diferenças entre neurose e psicose, é correto afirmar que:
R- 	d) Embora neurose e psicose carreguem geralmente uma sintomatologia distinta, em muitas situações os limites de diferenciação entre um quadro e outro não são claros.
De acordo com a aula, o diagnóstico está relacionado à elaboração do projeto terapêutico do paciente porque:
R- 	b) Através da hipótese diagnóstica a equipe tem maiores condições de traçar estratégias terapêuticas que busquem a “melhora” do paciente, atendendo a suas demandas e singularidades.
AULA 3
Sobre as estratégias de cuidado dirigidas às pessoas que buscam os serviços de saúde mental, encaminhadas ou espontaneamente, de acordo com a diretriz da atenção integral da Política Nacional de Saúde Mental, é correto afirmar que:
R- d) O sofrimento mental é marcado historicamente pela invisibilidade, pelo estigma e preconceito. Essa bagagem repercute nas intervenções em saúde mental, que não raro ficam centradas em aspectos parciais do indivíduo, produzindo estratégias de cuidado fragmentadas, descontínuas e pontuais, que podem causar danos à vida dos pacientes.
Na construção do diagnóstico em saúde mental, com relação à questão das comorbidades, é incorreto afirmar que:
R- 	c) A ocorrência de doenças como hipotireoidismo, cirrose, tuberculose e HIV nas pessoas com transtorno mental tem importância secundária, visto que suas principais demandam se referem ao bem estar psicológico.
AULA 4
A respeito das situações de emergência na saúde mental, é correto afirmar que:
R- d) Todas as demandas em saúde mental devem ser acolhidas; entretanto, as situações de emergência envolvem fatores que colocam a vida do paciente em risco e requerem uma intervenção imediata.
 
A respeito das situações de urgência na saúde mental, é correto afirmar que:
R- 	a) A maioria das demandas na saúde mental tem um caráter de urgência, na medida em que a espera excessiva pode agravar o quadro do paciente. Nas situações de urgência, entretanto, ao contrário das situações de emergência, é possível criar condições de espera com o paciente até designar-lhe o atendimento adequado.
AULA 5
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, sobre as situações de crise que acometem as pessoas com transtornos mentais, é correto afirmar que
R- b) A crise não deve ser compreendida como condição pessoal, causada apenas pelo desequilíbrio da pessoa que a manifesta. É antes um fenômeno constituído entre os sujeitos, geralmente em cenários de conflitos exacerbados, ruptura de consensos, esgarçamento das relações e busca ineficaz de comunicação;
Sobre as estratégias de intervenção que devem ser realizadas nas situações de crise, é correto afirmar que:
R- b) Nas situações de crise, a internação precisa ser considerada como último recurso. Quando necessária, deve ser encarada como uma estratégia do projeto terapêutico do paciente, não como única possibilidade de ação;
AULA 6
A respeito da prescrição de medicação para os usuários da saúde mental, é correto afirmar que:
R- a) Os benzodiazepínicos são medicamentos utilizados em casos de convulsões, insônia e ansiedade. Sua utilização muitas vezes é inadequada, o que tem despertado preocupação na área da saúde pública.
AULA 7
Com relação à atenção voltada para as especificidades das crianças e adolescentes com transtornos mentais no Brasil, é incorreto afirmar que:
R- 	e) A criação dos CAPSIs garantiu o cuidado integral direcionado à infância e à adolescência com transtornos mentais, superando os desafios colocados pela inclusão tardia desse tema na pauta da saúde mental.
Com relação aos dispositivos responsáveis pelo cuidado de crianças e adolescentes com transtornos mentais, é correto afirmar que:
R- 	e) Os CAPSis, além de ofertarem tratamento especializado para crianças e adolescentes com transtornos mentais, têm a função estratégica de gerir as demandas de saúde mental infanto-juvenil do território pelo qual são responsáveis.
AULA 8
A respeito da participação dos familiares mais próximos no processo de tratamento dos usuários da saúde mental, é correto afirmar que:
R- d) A dinâmica familiar do paciente com transtorno mental deve ser levada em consideração nas estratégias de cuidado propostas no projeto terapêutico.
A respeito das dinâmicas familiares, é incorreto afirmar que:
R- d) As famílias desestruturadas estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais nos indivíduos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.