Buscar

relatório de estágio II - PARCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PARCIAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2021.1
PARA PREENCHIMENTO PELO ESTUDANTE
	Estágio Supervisionado Pratica ( ) Meios Alternativos Solução Conflitos ( X ) Cível 
 ( ) Trabalhista ( ) Penal
	Professores: Cleonice de Souza Lima e Rubens Vaz Junior
	Nome completo do aluno: KIM BITTENCOURT QUINTO DE SOUSA
	Matrícula: 171007369 Semestre/Turma/Turno: 8º A NOTURNO 
	Período ao qual se refere este relatório: 2021.1
Preencher (de modo manuscrito ou digitado) com o relato datado de cada aula ou atividade externa, indicando o que você produziu e qual o aproveitamento.
A entrega deste relatório parcial será feita diretamente aos professores nas datas por eles indicadas. Para arquivamento pela Secretaria do NPJ na pasta individual do aluno, o relatório deverá ser assinado por um dos docentes. O relatório deverá ser assinado pelo aluno para ter validade.
Relacione e comente as atividades realizadas em cada aula, no período de estágio indicado. Caso necessário, utilize mais que uma página.
	Descrição das Atividades (data/ocorrências/produção/aproveitamento)
	Aulas ministradas por videoconferências devido a pandemia de Covid-19 abordando assuntos da vivência e prática da advocacia cível com elaboração de petições e correções das peças de modo a esclarecer suas funções e apresenta-la devidamente perante ao juízo.
	
	Dia 23 / 02 / 2021 – Ministrada aula de abertura da disciplina, onde apresentou-se metodologia e didática com a qual seríamos ensinados, informou todas as datas das avaliações e de que forma aconteceriam, além de explicar a AV3, através da entrega de relatórios. A estratégia do semestre e que estas atividades eu seriam desenvolvidas por alunos no decorrer do mesmo além da importância da disciplina de estágio II para o Exame de Ordem (OAB), passou em seguida a relatar as experiências profissionais dos docentes. Enfatizou a necessidade de revisar conteúdos de processo civil que serão aplicados diretamente na disciplina, na elaboração de peças jurídicas e atendimento ao público no núcleo de práticas jurídicas sob supervisão. O modo de avaliação seria aplicação através do aprendizado nas atividades práticas, Por fim, tratou-se das competências dos juizados em processar e julgar demanda conforme o art. 42 ao 53 do CPC.
	
	Dia 02 / 03 / 2021 – Nesta aula foi proposta uma abordagem reflexiva acerca do teor profissional do curso, além uma revisão geral sobre petição inicial e o código de processo civil. Foi abordada a relação jurídica material e fatos jurídicos supervenientes. 
Foram abordados os conceitos que são considerados essenciais para um bom êxito na disciplina, como, definições inerentes as partes do processo, a necessidade ou não de prosseguir com um processo seja ela por via judicial ou extra judicial, além da diferenciação dos termos “juiz” e “juízo” ensinando assim a forma correta para endereçamento da petição nos casos de Juízo Estadual e Juízo Federal.
 Ademais, abordou acerca do procedimento comum voluntário, que contempla a fase postulatória do processo, que se inicia com a petição inicial e se encerra com o despacho saneador. Assim, essa primeira fase delimita todo o prosseguimento do processo, fase de produção postulatória e a segunda fase se encarrega da produção de provas que é seguida pela terceira fase, ou fase de julgamento.
Enfatizou-se a importância da narrativa dos fatos na exordial, e como esse texto deve ser direto com boa explanação dos fatos, evitando rodeios e divagações para assim contribuir com a celeridade processual, passando para a análise dos pedidos. Importante informar sempre o dispositivo legal para embasar o seu pedido. Trabalhou-se os assuntos de causas de nulidade e anulabilidade da sentença de acordo com o código de processo civil. 
	
	Dia 09 / 03 / 2021 – fora disponibilizado um caso prático para que fizéssemos uma peça e a peça fora corrigida e comentada a em aula. Analisou-se todos os pontos necessários para se compor a petição inicial, qual comarca deverá ser direcionada, narração dos fatos, embasamento jurídico e jurisprudencial etc. A petição foi para propositura de uma Ação indenizatória por danos materiais C/C danos morais com tutela antecipada de urgência, e através da sua correção gerou aprendizado prático quanto a forma da construção da peça além da sua apresentação. 
	
	Dia 16 / 03 / 2021 – Ao abrir a aula instruiu sobre realização do ENADE e sobre a sua importância para a vida acadêmica dos alunos. Em aula fora corrigida a atividade nº2 que teve como objeto uma ação de usucapião especial urbano, analisando os pontos necessários para compor a petição inicial e explicando como adequar o cabeçalho da inicial e como deverá ser direcionada a comarca. Trouxe a discussão acerca da necessidade ou não de uma audiência de conciliação para uma maior celeridade processual com fulcro no art. 319 e 334 do CPC, o momento e como solicitar o benefício da justiça gratuita respaldando-se no art. 98 do CPC e art. 5º LXXIV da CF.
	
	Dia 23 / 03 / 2021 – Nesta aula lecionada foi corrigida e comentada a peça de nº 3 de   Divócio c.c com partilha de bens, pedido de alimentos em nome dos filhos e parte autora bem como de tutela de urgência para ser entregue na presente aula. Analisou-se todos os pontos necessários para compor a petição inicial como, qual seria a comarca que deverá ser direcionada, além da narração dos fatos, e embasamento jurídico e jurisprudencial etc.
	
	Dia 30 / 03 / 2021 – Não Houve aula em decorrência da realização do simulado ENADE
	
	Dia 06 / 04 / 2021 - Aula ministrada somente pela professora Cleonice. Esta aula foi reservada para o atendimento do Núcleo de Práticas Jurídicas, solicitou a divisão da turma em grupos de 6 componentes que seriam responsáveis pelos de algumas pessoas e seus casos naquela noite, nestes atendimentos seriam analisados todos os pontos necessários para realizar o atendimento, que deveria ocorrer da melhor forma possível. 
Depois das explicações passou a correção da peça de nº 4 que fora entregue na aula do dia 30 o caso se tratava de Mandado de Segurança, com pedido de tutela de urgência de medicamento a ser prestado pelo Estado a correção via gabarito da petição, teve atenção ao formato e informações necessárias, tal como endereçamento, qualificação das partes, nomenclatura da ação e as razões preliminares, sendo as utilizadas no caso em questão a gratuidade, prioridade de tramitação em razão da idade. Ao versar sobre os direitos materiais, foi abordado o Direito Constitucional ao fornecimento de remédios, principalmente quando ocaso se trata de pessoas hipossuficientes e com doenças em estado terminal.
Passando aos atendimentos, o primeiro foi a da Sra. Elisângela Santiago da França, uma ação de divórcio de um casamento sob o regime de comunhão parcial de bens, compartilhando a moradia. A entrevista foi iniciada pelo estudante da turma Leonardo. As orientações da professora Cleonice foram constantes ao aluno e a autora foram constantes.
Em seguida deu-se o segundo atendimento que foi realizado pelo aluno Luis Felipe, este caso se tratava de uma demanda do Sr. Edielson Bispo, que tem dois filhos de idades de 21 e 24 anos, a ação tratava-se de uma declaração unilateral de vontade de redução de pensão paga aos filhos, diante da maioridade de ambos. Vale ressaltar que o processo já estava em curso no município de Serra, de igual modo as orientações da professora Cleonice forma constantes.
	
	
	KIM BITTENCOURT QUINTO DE SOUSA 171007369
Assinatura do Aluno
ESPAÇO DE USO EXCLUSIVO PELO PROFESSOR:
Data da entrega: _____/_____/_______ 
Assinatura do Professor:___________________________________

Continue navegando