Buscar

Psicologia Jurídica: Atuação e Desafios

Prévia do material em texto

Questão
	
	
	A partir dos textos e das reflexões em sala de aula podemos afirmar que devido a demanda do Direito a Psicologia Jurídica tem em seus primórdio como principal campo de atuação:
		
	 
	Psicologia do Testemunho e Psicologia Criminal.
	
	
		
	
	
	Existem diferentes âmbitos de atuação do psicólogo jurídico, tais como aqueles vinculados à Psicologia Policial e das Forças Armadas, aos Direitos Humanos e na Autópsia Psicológica I. No que tange a Psicologia Policial e das Forças Armadas, o psicólogo participa dos processos implicados na seleção, na formação e no atendimento psicológico. II. Em relação ao âmbito dos Direitos Humanos a sua atuação está voltada especificamente à defesa dos direitos humanos da pessoa apenada (em função das péssimas condições dos presídios brasileiros). III. Em relação à autopsia psicológica investiga características de uma pessoa já falecida mediante informações de terceiros e de análise de documentos. Está correto o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	
	
	
	 
	
	
	
	3- A seguir são abordadas especificidades das atribuições do perito e do assistente técnico. Analise cada uma das afirmativas e em seguida assinale a alternativa correta. I. O perito é indicado pelo juiz enquanto o assistente técnico é contratado por uma das partes que está em litígio. II. Os dois profissionais utilizam instrumentos da psicologia e devem respeitar as normas éticas de sua profissão. III. O assistente técnico não deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do perito e vice-versa, para que não haja interferência na dinâmica e qualidade do serviço realizado. IV. Caso existam divergências significativas entre as avaliações do perito e do assistente técnico deverá ser utilizada a técnica da mediação. Esta técnica é sempre coordenada pelo perito, na medida em que é o profissional de confiança do juiz.
		
	 
	(B) I, II e III estão corretas.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Na atualidade, compreende-se o trabalho da psicologia jurídica sob um novo campo de atuação. Assinale a alternativa correta sobre o conceito de psicologia jurídica.
	 
	O trabalho da psicologia jurídica deve abranger as instituições, não restritas a identificar patologias ou elaborar psicodiagnósticos, mas também de ressignificar as demandas direcionadas com o referencial da Psicologia.
	
	
	 
		5
Questão
	
	
	 Autores brasileiros da Psicologia Jurídica (Angelim e Ribeiro, 2012) destacam mudanças recentes nas práticas jurídicas que apontam para novas formas de atuação dos psicólogos nessa área. O mais importante dos novos desafios é o de teorizar sobre a importância do Estado para legitimar e proteger a diversidade humana. As mudanças recentes nas práticas jurídicas destacadas são as leis que tratam
		
	 
	da violência doméstica contra a mulher e contra idosos, das intervenções junto aos cidadãos abusadores de drogas e dos direitos das crianças e adolescentes no que tange à guarda entre ex-casais.
	
	
	
	
		6
          Questão
	
	
	A seguir são abordadas especificidades das atribuições do perito e do assistente técnico. Analise cada uma das afirmativas e em seguida assinale a alternativa correta. I. O perito é indicado pelo juiz enquanto o assistente técnico é contratado por uma das partes que está em litígio. II. Os dois profissionais utilizam instrumentos da psicologia e devem respeitar as normas éticas de sua profissão. III. O assistente técnico não deve estar presente durante a realização dos procedimentos metodológicos que norteiam o atendimento do perito e vice-versa, para que não haja interferência na dinâmica e qualidade do serviço realizado. IV. Caso existam divergências significativas entre as avaliações do perito e do assistente técnico deverá ser utilizada a técnica da mediação. Esta técnica é sempre coordenada pelo perito, na medida em que é o profissional de confiança do juiz.
		
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	As mudanças sociais e as transformações das normas legais tem trazido diferentes demandas ao psicólogo que trabalha na área jurídica. Outro fator que contribuiu para o aumento da demanda de avaliações psicológicas na esfera jurídica pode ser atribuído
		
	 
	à judicialização dos conflitos interpessoais.
	
	
		8
          Questão
	
	
	As mudanças sociais e as transformações das normas legais tem trazido diferentes demandas ao psicólogo que trabalha na área jurídica. Outro fator que contribuiu para o aumento da demanda de avaliações psicológicas na esfera jurídica pode ser atribuído
Agente de Defensoria- Psicólogo - 2010 - DPE-SP
		
	 
	à judicialização dos conflitos interpessoais.