Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade 4_CRIATIVIDADE, IDEAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O backlog do produto é uma lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, sendo uma origem única dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto. Imagine que um membro de um time Scrum tem como tarefas ordenar os itens do backlog do produto objetivando atingir as metas e missões do projeto, garantir que o backlog do produto esteja claro de forma a mostrar no que a equipe Scrum vai executar a seguir, visando garantir que o time de desenvolvimento assimile os itens do backlog do produto no nível necessário.
Considerando que o projeto é baseado no Scrum , o membro em questão está no papel de:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Product Owner.
	Resposta Correta:
	 
Product Owner.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa escolhida está correta, pois o papel do Product Owner é gerenciar, na sua totalidade, o backlog do produto, bem como realizar adequadamente a sua comunicação nos mais diversos âmbitos da organização, além de garantir as condições necessárias para que o time de desenvolvimento possa atingir as metas estabelecidas no backlog do produto.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo o Guia do Scrum , um Sprint é um ciclo de execução do framework , em que cada iteração gera versão incremental potencialmente utilizável do produto. Quais são, de acordo com a sua execução no framework , os quatro eventos que constituem a Sprint ?
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Reunião de planejamento do Sprint, reunião diária, revisão do Sprint e retrospectiva do Sprint.
	Resposta Correta:
	 
Reunião de planejamento do Sprint, reunião diária, revisão do Sprint e retrospectiva do Sprint.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa escolhida está correta, pois os eventos que constituem o Sprint “ time-box”, no qual os projetos são desenvolvidos e uma versão potencialmente utilizável do produto é entregue, são: reunião de planejamento, reunião diária, revisão e retrospectiva.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A aplicação da metodologia Scrum de gerenciamento de projetos é um framework ágil que aproveita a sinergia dos membros da equipe de planejamento, execução e aprovação dos requisitos do projeto, a fim de obter resultados rapidamente. Assim, suas regras contemplam alguns entes que possuem função essencial no seu desenvolvimento. Os três entes que compõem o planejamento via Scrum são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Time, eventos e artefatos.
	Resposta Correta:
	 
Time, eventos e artefatos.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa escolhida está correta, pois contempla os três entes fundamentais no desenvolvimento do planejamento via Scrum: o time, que deverá executar o projeto. os eventos, que garantem a efetividade, transparência e inspeção do framework, e os artefatos, resultados obtidos por meio do planejamento e execução do framework.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	As regras do Scrum integram os eventos, papéis e artefatos, administrando suas relações e interações. Estratégias específicas para o uso do framework
Scrum variam de acordo com a execução de cada projeto.
De acordo com as regras que regem o framework Scrum , o artefato descrito como uma lista de tarefas que o Time Scrum se compromete a fazer em um Sprint é denominado:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Backlog do Sprint.
	Resposta Correta:
	 
Backlog do Sprint.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa escolhida está correta, pois o artefato produzido ao longo do framework Scrum que possui a descrição das tarefas a serem executadas pelo time de desenvolvimento ao longo do período do Sprint é o Backlog do Sprint, artefato que é produzido pelo time de desenvolvimento.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	 O framework Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo, ou empirismo. A ideia de empirismo surge da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido. É calcado nesses princípios que cada papel é atribuído na metodologia, impactando diretamente nas suas responsabilidades. Avalie as afirmações considerando as responsabilidades e os papéis na metodologia Scrum .
 
I.              O grupo de desenvolvedores que é coletivamente responsável pelo sucesso de cada iteração e do projeto como um todo é conhecido como Scrum Masters .
II.            O responsável por gerenciar o backlog do produto, gerar e disseminar os requisitos do projeto, assim como o plano para as entregas sucessivas, categorizando as entregas que trarão maior valor agregado ao projeto é o Product Owner .
III.           O responsável por implementar o método Scrum , assim como por ensiná-lo a todos os envolvidos nos projetos e assegurar que todos sigam as suas regras e práticas é denominado Time Scrum .
IV.          O grupo de usuários finais do produto desenvolvido durante o projeto é denominado Scrum Users .
V.            O grupo de stakeholders com responsabilidade de avaliar os custos do projeto é denominado Scrum Cost .
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa escolhida está correta, visto que a única afirmativa verdadeira está no item II. O Product Owner é responsável pela gestão do backlog do produto, bem como por toda a comunicação do seu desenvolvimento para todos os stakeholders do projeto, assim como é responsável pelo plano e priorização das entregas de maior valor para os clientes.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O framework ágil Scrum oferece algumas características que o apresentam como uma alternativa muito viável para o desenvolvimento de projetos, cuja premissa básica é oferecer a sensação de valor ao cliente. Entretanto, a metodologia tradicional (PMBOK) ainda é amplamente utilizada e referenciada como efetiva no gerenciamento de projetos.
Sobre as comparações entre o gerenciamento tradicional e o Scrum , avalie as asserções a seguir:
I.              Em geral, não existe escolha certa ou errada da metodologia de planejamento de um determinado projeto.
Pois:
II.            A ideia é adotar um critério de seleção que contemple as necessidades do projeto no que tange aos requisitos básicos pretendidos pelo cliente.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa escolhida está correta, pois ambas as asserções são verdadeiras e existe uma relação direta de causalidade entre elas, visto que não há metodologia correta de gestão de projetos, já que a escolha parte da definição dos critérios de aceitação por parte do cliente.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O framework
Scrum é baseado nas ideias de controle dos processos, fundamentado no empirismo. Assim sendo, os profissionais são capazes de produzir soluções imediatas e continuar a desenvolver o projeto continuamente, produtiva e criativamente, gerando produtos com uma maior percepção de valor por parte do cliente.
Nesse framework , os papéis a serem cumpridos pelos profissionais são de suma importância. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os papéis do framework.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Product Owner, time de desenvolvimento e
Scrum Master.
	Resposta Correta:
	 
Product Owner, time de desenvolvimento e
Scrum Master.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa escolhida está correta, pois os três papéis a serem cumpridos na equipe de aplicação do framework Scrum são: o Product Owner, também conhecido como dono do produto; o time de desenvolvimento, também chamado de Development Team, e o Scrum Master.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na década de 1990, com a expansão do desenvolvimento de
Página12