Buscar

atv001- matemática comercial e financeira

Prévia do material em texto

A matemática financeira faz parte do cotidiano de todas as pessoas, seja no âmbito familiar, seja no âmbito profissional. Trata-se de uma competência que deveria ser trabalhada desde o ensino básico. Dada a relevância desta disciplina e, os conceitos discutidos nesta unidade, discorra sobre a aplicabilidade da matemática financeira como um todo e, dos juros em operações do seu dia a dia, mencione exemplos da incidência de juros vivenciadas por você e explique a diferença associada a tomar um recurso emprestado no banco e fazer um investimento. 
A matemática financeira está diretamente em nosso dia a dia, pois está se encontra inserida em muitas dos nossos processos, principalmente de compras, pagamentos, finanças, etc. Contas a pagar, boletos, cheques, cartões de credito, empréstimos, dentre outros. 
Quem não já atrasou contas de água ou luz e viu no mês seguinte que o valor real do serviço estava alterado pelo valor dos juros. A aplicabilidade desses juros é principalmente causada por falta de pagamento na data de vencimento. 
Ex.: se eu tenho uma conta no valor de R$ 100,00, e o meu vencimento é dia 20 do mês, cada dia que eu passar depois dessa data será cobrado juros por atraso ao dia e depois de trinta dias, ao mês. 
Suponhamos: 
· 100,00, conta do mês;
· 20 de cada mês, vencimento; 
· Juros aplicado é de 5% no valor da conta e mais 30% a.m juros
Qual valor seria se atrasasse 10 dias após o vencimento?
Temos que:
100x5% = 100x0,05 = 5,00 
100+5 = 105
30\30d=1x10d =10% do valor da conta 
100x0,10 = 10,00
Então temos:
100,00 – Valor do serviço prestado;
5,00 – Valor de juros por atraso;
10,00 – Juros pelos dez dias de atraso após o vencimento.
115,00
Isso também se aplicaria a pagamento de boletos \ duplicatas \ aluguel etc.
Já no empréstimo, os cálculos são parecidos, porém isso ocorre pelo benefício da aquisição do dinheiro necessitado e nesse caso, o banco cobra os juros para o benefício de quem o precisa desse valor.
Regime de juros simples. 
Pego 100,00
Taxa de 1% a.m 
Prazo de 10m 
 VF=VP (1+ixn) VF = 100.1,1 = 110,00
No final de do período solicitado para pagamento do empréstimo o cliente do banco terá pagado de juros 10,00 a mais do valor disponibilizado pelo banco, 1,00 inserido em cada parcela mensal.
Agora suponhamos a mesma situação, porém em um investimento de mesmo prazo, colocando esse valor na poupança. Teria que os 100,00 fosse o capital investido ao final dos 10m eu teria uns juros de 10,00 de lucro. Poderia ter ganho mensal, porém se no contrato rezasse.
Por fim, eu investindo, quem ganha os juros, sou eu. Eu pedindo empréstimo, quem ganha é o banco credor. Vimos que na matemática comercial e financeira, haverá benefícios para uns ou para outros o que vale ressaltar é que uns ganham mais e outros menos a depender dos acordos, aceites, taxa de juros e principalmente o tempo empregado na transação.

Continue navegando