Buscar

vitaminas



Continue navegando


Prévia do material em texto

Vitaminas:
· A
Função: melhora a visão, é antioxidante e ajuda no sistema imunológico.
Onde é encontrada: pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal, como leite, fígado e gema de ovo, quanto em alimentos de origem vegetal, tais como vegetais folhosos, amarelos e frutas de coloração que variam do alaranjado ao amarelo. 
O que provoca quando estão em carência no organismo: dificuldade para adaptar-se à visão noturna, pele seca, cabelo seco, unhas quebradiças e diminuição do sistema imunológico, com o aparecimento frequente de gripes e infecções.
· D
Função:  regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, favorecendo a absorção desses minerais no intestino e regulando as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis no sangue.
Onde é encontrada: Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser obtida através de fontes alimentares, como óleo de fígado de peixe, frutos de mar, leite e derivados.
O que provoca quando está em carência no organismo: pode causar alterações ósseas, como a osteomalácia ou a osteoporose nos adultos, e raquitismo nas crianças.
· E
Função: melhora o sistema imunológico, melhora a saúde da pele e dos cabelos, previne doenças neurológicas e cardiovasculares, combate a infertilidade, melhora a resistência e força muscular.
Onde é encontrada: óleos vegetais, como os de girassol e o azeite; os frutos secos, como as avelãs, as amêndoas ou os amendoins; e as frutas, como o abacate e o mamão
O que provoca quando está em carência no organismo: Os sintomas que podem surgir em caso de deficiência são principalmente ao nível do sistema nervoso central, podendo provocar diminuição nos reflexos, dificuldade para andar, visão dupla, fraqueza muscular e dores de cabeça.
· K
Função: Interfere na coagulação sanguínea, melhora a densidade óssea, evita hemorragia em bebês prematuros e ajuda na saúde dos vasos sanguíneos.
Onde é encontrada: vegetais verdes, como brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, repolho, alface e espinafre. Além disso, ela também pode ser encontrado em alimentos como nabo, azeite, abacate, ovo e fígado
O que provoca quando está em carência no organismo:  O principal sintoma da falta da vitamina K é o sangramento difícil de estancar que pode ocorrer na pele, através do nariz, por uma pequena ferida ou no estômago. Além disso, também pode ocorrer enfraquecimento dos ossos.
· C
Função:  produção de colágeno, a absorção de ferro e o funcionamento do sistema imunológico. Também atua na formação óssea, tendões, músculos, pele e vasos sanguíneos.
Onde é encontrada: A vitamina C pode ser encontrada em vegetais cítricos, como por exemplo:  goiaba, limão, pimentão verde, salsa, brócolis, couve, entre outros.
O que provoca quando está em carência no organismo: As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia.
· B1
Função: ativação de enzimas que controlam a decomposição de glicose em energia. Além disso, ela participa do controle de impulsos nervosos e do metabolismo aeróbico.
Onde é encontrada: carne, cereais integrais, farelo de trigo, castanhas, leveduras e hortaliças.
O que provoca quando está em carência no organismo: doença beribéri, pode provocar paralisia e insuficiência cardíaca, encefalopatia de Wernicke-Korsakoff, que causa problemas mentais, alterações motoras oculares e perda do controle da musculatura.
· B2
· Função: Participar da produção de energia no corpo\favorecer o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância\ atuar como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e aterosclerose\ manter a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo\ manter a saúde dos olhos e prevenir catarata\ manter a saúde da pele e da boca\ manter o bom funcionamento do sistema nervoso\ diminuir a frequência e a intensidade das enxaquecas.
Onde é encontrada: leite e derivados, como queijos e iogurtes, estando também presente em alimentos como flocos de aveia, cogumelos, espinafre e ovo.
O que provoca quando está em carência no organismo: Inflamações e feridas nos cantos da boca; Língua vermelha e inchada; Visão cansada e sensível à luz; Cansaço e falta de energia; Diminuição do crescimento; Dor de garganta; Inflamação e descamação da pele; Anemia.
· B3
Função: Baixar os níveis de colesterol; Produzir energia para as células; Manter a saúde das células e proteger o DNA; Manter a saúde do sistema nervoso; Manter a saúde da pele, da boca e dos olhos; Prevenir câncer de boca e de garganta; Melhorar o controle da diabetes; Melhorar os sintomas de artrite; Prevenir doenças como Alzheimer, catarata e aterosclerose.
Onde é encontrada: carnes, frango, peixes, ovos e vegetais, sendo também adicionada em produtos como a farinha de trigo e a farinha de milho.
O que provoca quando está em carência no organismo: Cansaço frequente; Vômitos; Depressão; Pelagra, uma doença de pele que provoca irritação na pele, diarreia e demência.
· B6
Função: Promover a produção de energia, aliviar os sintomas da tpm, prevenir doenças cardíacas, melhorar o sistema imune, melhorar náuseas e enjoos durante a gravidez, prevenir a depressão e aliviar os sintoma da artrite reumatoide.
Onde é encontrada: tomate, melancia, lentilha, ameixa, carne, frango e entre outros.
O que provoca quando está em carência no organismo: neuropatia periférica e uma síndrome semelhante à pelagra, com dermatite seborreica, glossite e queilose; em adultos, pode causar depressão, confusão, anormalidades no eletroencefalograma e convulsões
· B9
Função: manter a saúde do cérebro, participar da formação do sistema nervoso do bebê, prevenir a anemia, manter a saúde da pele e dos cabelos e prevenir alguns tipos de câncer.
Onde é encontrada: vegetais verde escuros, como a rúcula e o espinafre, as leguminosas, como lentilha e feijão fradinho, as gorduras boas, como a semente de gergelim, e as vísceras, como fígado de boi ou de frango.
O que provoca quando está em carência no organismo: A deficiência por pouco tempo de ácido fólico pode causar alguns sintomas, como perda de apetite, fraqueza, dor de cabeça, náuseas, diarreia, vômitos e queda de cabelo. Já a deficiência da vitamina por longos períodos pode gerar doenças do coração, como infarto e derrame, além de causar anemia, depressão, doença de Alzheimer e alguns tipos de câncer.
· B12
Função: importante papel no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células.
Onde é encontrada: Ovos, peixes, carnes, laticínios, cereais fortificados e entre outros.
O que provoca quando está em carência no organismo: sintomas como palpitações, fadiga e formigamento nas mãos e nos pés.