Buscar

Vida adulta e Envelhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vida adulta e Envelhecimento
 
Nesta análise, temos exemplos de duas pessoas que tiveram vivências, atitudes, felicidades e dificuldades diferentes, mas que são inspirações para pessoas ao redor do mundo e, de modo geral, tiveram um impacto positivo.
Diana Spencer, mais conhecida como Princesa Diana, teve dificuldade nos desenvolvimentos que, de acordo com a teoria de Erikson, seriam os esperados. As fases quatro e cinco (Produtividade vs. Inferioridade e Identidade vs. Confusão de Identidade, respectivamente) foram impactadas pelo divórcio turbulento de seus pais e a falta de afeto por parte dos mesmos. Durante a vida adulta, na fase seis (Identidade vs. Isolamento), sofria com diversos transtornos mentais, causados pelo mau desenvolvimento nas fases anteriores e também os acontecimentos do momento, como a grande pressão da mídia e o casamento conturbado.
Oprah Winfrey teve uma dificuldade nas fases quatro e cinco, marcados por abusos sexuais, físicos e psicológicos. Apesar disso, mostrou grande desenvolvimento sexta fase (Intimidade vs. Isolamento) adiante, que correspondem ao período do fim da adolescência ao início da senilidade. Hoje, na última fase (Integridade vs. Desespero), se encontra num ótimo momento, com a carreira consolidada, uma boa condição financeira e reconhecimento mundial.
Apesar de passarem por momentos muito difíceis, ambas tiveram impactos positivos, se tornaram referências no mundo da moda, cinema e da televisão. São exemplos de como um desenvolvimento saudável durante as fases da teoria de Erikson são importantes, mas também nos mostram que acontecimentos ruins não determinam completamente as atitudes e o futuro daqueles que são afetados.

Continue navegando