Buscar

Ética e Cidadania

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
 Ética e Cidadania 
NOME: ADRIANA FERREIRA BRAGA
CURSO: PEDAGOGIA
De acordo do que você entende sobre a utilização das regras e normas nas empresas, como também a utilização das sanções, responda ao questionamento a seguir:
Caro(a) estudante, você acredita que é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como sanções administrativas e, que esclareça estas instruções para todos os seus colaboradores? 
Hoje, a ética empresarial precisa ser percebida como geradora de diferenciais nos negócios, valorizando a marca, a imagem e ampliando a credibilidade. A empresa ética é admirada e preferida por consumidores, bons profissionais e investidores. Os resultados fluem mais facilmente.
A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. A disputa por cargos cresceu e, com ela, o desejo de se sobressair a qualquer custo. Assim, nos últimos anos, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira. Na verdade, trazer à luz as dimensões morais da vida organizacional requer uma perspectiva nova que leve à reflexão ética. Se essa perspectiva vier a se impor, novas perguntas passarão a ser feitas dentro do processo decisório, no momento em que forem julgadas as alternativas possíveis, antes de se escolher um curso de ação.
O poder de organização permite que o empregador expeça regras para o andamento dos serviços na empresa. Estas normas, podem ser positivas ou negativas, gerais ou específicas, diretas ou delegadas, verbais ou escritas (formalizadas através de avisos, portarias, memorandos, instruções, circulares, comunicados internos, etc.). Nas grandes empresas o poder de organização também se manifesta através da imposição unilateral de um conjunto de normas estruturais chamado Regulamento Interno de Trabalho, cujo teor obriga tanto a comunidade de trabalho como o empregador.
A ética organizacional tanto pode incluir questões práticas e bem definidas como a obrigação de uma empresa ser honesta para com os seus clientes como assuntos socialmente mais latos e filosóficos, como a responsabilidade de preservar o ambiente e proteger os direitos dos seus empregados.
Muitas organizações procuram, hoje, criar seu código de ética. Essa tendência, que à primeira vista pode se assemelhar a um modismo, parece estar entranhando o tecido social e a comunidade empresarial de forma mais profunda que um passageiro entusiasmo dos profissionais de recursos humanos, relações públicas ou auditoria.
Dentro da organização, a ética empresarial fomenta boas relações tanto entre os próprios colaboradores quanto em relação aos clientes. ... O cultivo dela dentro das organizações passou a ser tratado com tanta importância quanto os resultados, sucesso financeiro, inovação e excelência.
Quando se fala em ética empresarial, também há esse senso coletivo, onde se buscam criar referências, boas práticas e engajamento na interação corporativa com seus públicos. Nesse sentido, a ética empresarial é a pura expressão do sentimento social. Quando se exige da empresa uma atitude ética em relação ao meio ambiente, é uma demanda social. Isto é um exemplo de como as novas derivações estão tornando a ética nas empresas cada vez mais complexa.
Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Assim, quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.
A ética reflete o comportamento do ser humano que age tomando por base os seus valores. Mais do que isso, pressupõe que o comportamento humano seja dirigido para o bem. Quando se trata da ética empresarial o que se deve levar em conta são os valores da organização. Não há, no entanto, como dissociar os valores dos indivíduos em sua vida social e intelectual de sua atuação como empresário (SROUR, 2003).
A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.
A ética reflete o comportamento do ser humano que age tomando por base os seus valores. Mais do que isso, pressupõe que o comportamento humano seja dirigido para o bem. Quando se trata da ética empresarial o que se deve levar em conta são os valores da organização. Não há, no entanto, como dissociar os valores dos indivíduos em sua vida social e intelectual de sua atuação como empresário (SROUR, 2003).
A ética está presente na condição humana, mesmo nas sociedades mais primitivas, há a ética, mesmo que em forma. Ela é teórica, nela se buscam a justificativa dos costumes da sociedade, assim como subsidiar seus conflitos mais comuns. Os paradigmas éticos estão livres de serem influenciados pelos que os criaram? Foi visto que a sociedade pode transformá-la, e isto poderia mudar a visão do que é considerado ético, do que seria correto (ARRUDA, 2002). 
As sanções administrativas são punições usadas para penalizar infratores que tenham praticado fato ilícito ou irregular na execução das atividades contratadas, respeitados os direitos ao contraditório e à ampla defesa da empresa.
FONTE: https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-do-c%C3%B3digo-de-%C3%A9tica-desenvolvimento-das-a%C3%A7%C3%B5es-de-pessoas
https://www.google.com/search?q=imagens+sobre+ETICA+E+CIDADANIA&tbm=isch&ved=2ahUKEwj-wdmAxZvzAhXzMDUKHWuUCdoQ2-cCegQIABAA&oq=imagens+sobre+ETICA+E+CIDADANIA&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6BAgAEB5Q98VKWJyZS2DSr0toAHAAeACAAdgBiAGkEJIBBjIuMTMuMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=tNNPYf6XBPPh1AHrqKbQDQ&bih=625&biw=1360#imgrc=yJssuQlmG6z36M

Continue navegando

Outros materiais