Buscar

AD4 teoria do conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD4- Teoria do Conhecimento
#“Pensar eticamente” consiste em ser capaz de apresentar justificativas para as ações que devo ou não tomar. De modo geral, essas justificativas não são meramente subjetivas, culturais ou legais. Por isso, dizemos que estas são justificativas éticas.
Leia as duas afirmações abaixo:
“Imagine-se, agora, que começo a pensar eticamente, a ponto de admitir que os meus interesses não podem contar mais que os interesses alheios pelo simples fato de serem os meus interesses. No lugar deles, agora tenho de levar em conta os interesses de todos os que serão afetados pela minha decisão.” (SINGER, P. Ética Prática. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.).
“A questão da responsabilidade do investigador perante a sociedade é, portanto, uma tragédia histórica, e seu terrível atraso em relação à urgência torna-a ainda mais urgente.” (MORIN, Edgard. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.)
Analise as seguintes afirmações:
I – Singer defende uma concepção de ética que leva em consideração os interesses de todos os envolvidos nas minhas decisões.
II – Morin defende uma concepção de ética que leva em consideração a responsabilidade urgente que o pesquisador deve ter perante a sociedade.
III – As duas concepções não podem ser compatibilizadas, pois os interesses da sociedade são diversos e não condizem com os interesses de todos os que são afetados pelas ações da ciência.
É possível afirmar que: Apenas I e II estão corretas
#(Adaptada da prova da UNISC 2012) Apresentados os enunciados abaixo, qual deles melhor caracteriza o tema da ética — como área da filosofia — em relação à ciência?
R: a ética é um discurso racional e argumentativo cujo objetivo é fundamentar critérios para avaliar as ações no campo da ciência.
Os princípios básicos da bioética são: 
1) Autonomia ou princípio da liberdade: ele se baseia no fato de que na relação médico-paciente, esse último possui o direito de ser informado sobre seu estado de saúde, detalhes do tratamento a ser prescrito e tem toda a liberdade [princípio da liberdade] de decidir se irá ou não se submeter ao tratamento determinado. [...]. Em casos de experimentos conduzidos com seres humanos, os indivíduos submetidos aos testes devem receber detalhes dos procedimentos a serem adotados e dar uma autorização [princípio da autonomia],  por escrito, de que deseja participar da pesquisa. [...] 
2) Beneficência ou princípio da não maleficência: toda e qualquer tecnologia deve trazer benefícios para a sociedade e jamais causar-lhe malefícios. É fato, nos dias de hoje, que a bioética está mais relacionada aos seres humanos do que aos animais, pois a maior parte dos experimentos existentes visa a beneficiar o homem e não os animais. Assegura o bem-estar das pessoas [princípio da beneficência], evitando danos. [...] assegura que sejam minorados ou evitados danos físicos e morais [princípio da não maleficência] aos sujeitos da pesquisa ou pacientes. [...] 3) Justiça distributiva: os avanços técnico-científicos devem beneficiar a sociedade como um todo e não apenas alguns grupos privilegiados [princípio da justiça distributiva]. (Fonte: Disponível em: https://www.infoescola.com/medicina/bioetica/. Acesso em: 10 nov. 2017.)
Considere a seguinte situação de pesquisa: Um pesquisador desenvolveu em um laboratório um medicamento para controle da obesidade e precisa experimentar tal medicamento. Busca, então, voluntários para o experimento. Não conseguindo voluntários, convence algumas pessoas acima do peso e menos favorecidas economicamente para participar da sua pesquisa. Em troca, oferece alguns benefícios materiais para os voluntários, durante os dias que se submeterão ao experimento com o medicamento.
Com base no texto sobre os princípios básicos da bioética, identifique o princípio bioético pertinente que foi desrespeitado pelo pesquisador na situação de pesquisa apresentada: R: princípio da liberdade.
Sobre a ética na pesquisa, segundo o texto de Diniz e Guilhem (2005), assinale a opção CORRETA: R: Em síntese, o texto de Diniz e Guilhem afirma que, por conta das atrocidades ocorridas em pesquisas envolvendo seres humanos, surgiram códigos e diretrizes para a proteção, o bem-estar e a segurança.
Após a leitura dos fragmentos de Morin e de Diniz e Guilhem disponíveis no EVA, assinale os dois conceitos que são objeto de estudo em ambos os textos:R Ética e Responsabilidade.
Considere a seguinte situação sobre a submissão de projetos de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Um aluno da área da saúde, em fase de elaboração de trabalho de conclusão de curso (monografia), enviou o seguinte e-mail ao professor-orientador:
“Prezado professor: minha hipótese de pesquisa é que pessoas que praticam artes marciais podem resistir ao sufocamento por um tempo significativamente mais longo do que as pessoas que não praticam artes marciais. Eu planejo que um atleta profissional aborde sorrateiramente sujeitos de ambos os grupos e sufoque-os até ficar inconscientes. O tempo do início do sufocamento até a inconsciência será minha variável independente. Você acha que eu vou ter algum problema em ter meu tema aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) na utilização de seres humanos na minha pesquisa? Atenciosamente, Bruce”.THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2002. Analise as asserções: 
I. O acadêmico Bruce não terá problemas em relação a aprovação de seu projeto no CEP, pois pessoas que praticam artes marciais podem resistir ao sufocamento por um tempo significativamente mais longo do que as pessoas que não praticam artes marciais.
II. As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender aos fundamentos éticos e científicos e a proposta de Bruce não atende esses preceitos.
III. A proposta de Bruce, por ser da área do esporte, defende a integridade e o bem-estar dos participantes da pesquisa.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): II apenas

Outros materiais