Buscar

EXERCICIOS_PROCESSO CRIATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Processo Criativo
1- Alexandre Riam propôs um modelo de processo criativo distribuído em diferentes etapas, que é um dos modelos possíveis para a sistematização da criatividade, No entanto muitos outros caminhos são possíveis. No modelo não linear proposto por Alexandre Riam, o que caracteriza a etapa de “aprendizado obtido no processo criativo”?
a) Essa etapa prevê a identificação da oportunidade de inovar em uma solução para a resolução de um problema. Abertura para novas ideias e sensibilidade diante de problemas.
b) Na referida etapa há uma transferência de ideias e ocorre o nascimento do produto criativo, seja ele qual for, desde um produto, efetivamente, um processo ou novas formas de ver as coisas.
c) Nessa etapa, a equipe que está reunida para encontrar a solução mais criativa para o problema deve estar aberta ao bom senso e à crítica. Em caso de trabalho criativo individual, é relevante a busca pela opinião de outra pessoa.
d) No modelo de Riam, a referida etapa avalia a solução na qual se chegou, mas ressalta que o processo criativo não se encerra nela, pois pode ser aprimorada. Caso se julgue que a solução finda a questão, chega-se ao fim do processo. 
e) A etapa em questão prevê um retorno às etapas anteriores caso uma solução satisfatória ainda não tenha sido encontrada. Caso a solução tenha sido encontrada, segue-se para a etapa seguinte.
Resposta Correta: No modelo de Riam, a referida etapa avalia a solução na qual se chegou, mas ressalta que o processo criativo não se encerra nela, pois pode ser aprimorada. Caso se julgue que a solução finda a questão, chega-se ao fim do processo.
2- A criatividade pode ser classificada e pensada sob diferentes perspectivas. Classificações, conceituações e modelos têm surgido nesse processo. O esforço para melhor compreender essa habilidade é contínuo. Considerando o desafio de sistematização sobre como a criatividade ocorre, quais etapas foram destacadas no primeiro modelo do pensamento criativo?
a) O primeiro modelo é de Besemer e O'Quin e destaca como etapas fundamentais do pensamento criativo o ineditismo, a incubação, a resolução, a iluminação, a elaboração e a síntese.
b) O modelo é de Graham Wallas, em 1926. Nele são destacadas: a preparação- coleta de informações; a incubação - descanso mental; a iluminação - momento da solução criativa; e a verificação - ajuste e implementação. 
c) O referido modelo foi proposto pela Pearson Education do Brasil e é composto por geração de insights, incubação, ineditismo, verificação, seleção de alternativas e fim do processo.
d) As etapas destacadas na composição do referido modelo passam inicialmente pela realização de um brainstorm, seguidas por uma busca interrogatória que levará ao ineditismo, findando em uma solução de problemas.
e) Nas etapas do primeiro modelo de pensamento criativo levou-se em consideração que críticas são proibidas, disparates são bem-vindos, quanto mais ideias, melhor, e busca por melhorias.
Resposta Correta: O modelo é de Graham Wallas, em 1926. Nele são destacadas: a preparação- coleta de informações; a incubação - descanso mental; a iluminação - momento da solução criativa; e a verificação - ajuste e implementação.
3- A criatividade é um fenômeno que desperta muito interesse sobre como ocorre. Alguns acreditam que ela é uma capacidade intrínseca ao indivíduo e outros acreditam que pode ser desenvolvida. Dessa forma, o que se a firma quando se acredita que a criatividade é uma capacidade intrínseca ao indivíduo?
a) Em uma ideia individual da criatividade, acredita-se que ela é passada apenas de geração em geração e somente aqueles que tiveram pais criativos poderão também desenvolver essa habilidade, de maneira que o privilégio é preservado.
b) Ser criativo sozinho implica que o sujeito tem acesso a tecnologias muito caras e particulares que permitem explorar novas possibilidades e inovações, por conta disso a criatividade fica restrita e esses indivíduos.
c) Considerando a perspectiva individual, a criatividade é associada a um dom que poucas pessoas teriam, como artistas, gênios, inventores. As ideias surgiriam do nada, sem ajuda de outros, e seriam rapidamente postas em prática. 
d) A criatividade individual dá-se pelo fato de que o sujeito não consegue compartilhar ideias em grupos, limitando-se a criar por si só. A sociabilidade limitada é algo central no comportamento dos criativos.
e) Sujeitos individualmente criativos são egoístas e buscam o sucesso apenas para si. Por conta disso, a criatividade fica restrita e não se desenvolve em grupos, pois isso permitiria que mais pessoas pudessem ser reconhecidas como gênios.
Resposta Correta: Considerando a perspectiva individual, a criatividade é associada a um dom que poucas pessoas teriam, como artistas, gênios, inventores. As ideias surgiriam do nada, sem ajuda de outros, e seriam rapidamente postas em prática.
4- O brainstorm é uma técnica na qual há uma condução, geralmente em grupo, em que a criatividade será estimulada. Os participantes poderão lançar as suas ideias livremente. Considerando que o brainstorm tem se mostrado como uma técnica muito eficiente no processo criativo, como pode ser conduzido?
a) A boa condução de um processo de brainstorm deverá ter um mediador que centralize as ideias conforme aquilo que julgar mais adequado para a resolução do problema posto.
b) Há quatro etapas que devem ser seguidas para a boa condução de um processo de brainstorm: o jogo linguístico, o desmanche de frases, a metamorfose total do objeto e a analogia inusual.
c) O brainstorm, para ser efetivo, deverá permitir que as pessoas presentes lancem suas ideias e disputem por elas, isso cria um ambiente competitivo que permitirá encontrar a solução ideal.
d) Um processo de brainstorm bem conduzido deve iniciar pela indicação de como as ideias devem fluir, assim como destacar em um quadro aquilo que for sendo dito e não fizer sentido.
e) Para que alcance um melhor resultado, a condução de um brainstorm deve considerar um lugar agradável, propor que os participantes sentem em círculo, utilizar quadros e pincéis, evitar o uso de celulares. 
Resposta Correta: Para que alcance um melhor resultado, a condução de um brainstorm deve considerar um lugar agradável, propor que os participantes sentem em círculo, utilizar quadros e pincéis, evitar o uso de celulares.
5- O resultado de um processo criativo será a resposta para uma questão posta e que demanda ideias inovadoras para a solução ideal. O reconhecimento de como se chegou a esse resultado esperado passa por uma avaliação. Tomando como referência a proposta de Besemer e O’Quin (1999) para análise desse produto, o que deve ser considerado?
a) As psicólogas Susan Besemer e Karen O’Quin propuseram que, para avaliação do produto criativo, deve-se levar em consideração três fatores fundamentais: o ineditismo, a resolução, a elaboração e a síntese da proposta. 
b) As referidas autoras destacam que a avalição do produto do pensamento criativo estimulado deve considerar como correu a sua preparação, o ambiente no qual foi desenvolvida e a sua lucratividade.
c) Para Susan Besemer e Karen O’Quin a avaliação do produto passa pela sua comparação com outros de mesma equivalência e pela capacidade que ele tem de imitar a concorrência.
d) Susan Besemer e Karen O’Quin propuseram um modelo de avaliação do produto criativo que engloba a capacidade de transferência de ideias para o mundo real e o aprendizado obtido no processo criativo.
e) Visando a uma maior efetividade do processo criativo, Susan Besemer e KarenO’Quin propõem a avaliação do produto por CEOs de grandes empresas que possam ser consultados e oferecer pareceres.
Resposta Correta: As psicólogas Susan Besemer e Karen O’Quin propuseram que, para avaliação do produto criativo, deve-se levar em consideração três fatores fundamentais: o ineditismo, a resolução, a elaboração e a síntese da proposta.

Continue navegando

Outros materiais