Buscar

DESAFIO: O papel do profissional: lei do exercício profissional atividades privativas do curso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO: O papel do profissional: lei do exercício profissional atividades privativas do curso
Padrão de resposta esperado
A melhor forma de atender ao paciente, mesmo que exija um pouco de paciência, é entrar em contato com o médico para confirmar se realmente se trata do medicamento genérico. Posteriormente, dispensar o medicamento, conforme informado pelo médico.
Por se tratar de antibiótico, uma das vias da receita deve ser retida, podendo ser a 2ª via se esta estiver completa (carimbo e assinatura), ou então a primeira, incluindo, na receita, a observação de que o medicamento em questão foi descontinuado, que você ligou para o médico para confirmar que poderia vender a medicação genérica e pedir para o paciente assinar como testemunha de que você contatou o médico e que ele se responsabiliza, escrevendo na receita: "MEDICAMENTO DESCONTINUADO: Liguei para o prescritor que me autorizou vender o genérico. O paciente é testemunha e se responsabiliza pela troca".
Uma vez que o medicamento descontinuado correspondia a tratamento e dosagens corretos, informados pelo médico durante a ligação, você dispensa o medicamento a fim de garantir que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível; ao mesmo tempo, garante que este era o tratamento de escolha do médico e atende ao que é estabelecido legalmente para o profissional farmacêutico. O papel do profissional é garantir a saúde, nunca transgredindo a lei, mas usar do seu conhecimento e bom senso.