Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA

Prévia do material em texto

Prova de Relacionamento com Clientes - Avaliação Discursiva - Tentativa 1 de 1
Questão 1 de 1
Para o especialista internacional em Marketing e Comunicação Neil Patel, o Marketing de Relacionamento é uma vertente que está diretamente ligada a “criar fidelidade com o cliente”. Ele enfatiza muito a questão de se “desenvolver engajamento e relacionamentos de longo prazo com seus clientes”. Para ele, “é uma ideia de marketing que vê o panorama geral", diferindo de vendas ou outras iniciativas de curto prazo, mas sendo igualmente importante e estratégico para um negócio. (Disponível em https://neilpatel.com/br/blog/marketing-de-relacionamento/. Acesso em 03 de Março de 2021).
A partir dessa colocação, de seus conhecimentos e das definições de Marketing de Relacionamento do capítulo 03 - Estratégias de Relacionamento, de seu livro da disciplina:
1. Crie sua definição própria de Marketing de Relacionamento a partir delas, e que seja a mais completa, direta e clara possível, sob o seu ponto de vista.
2. Explique por que optou por considerar os pontos conceituais que escolheu para compor a sua definição de Marketing de Relacionamento no item anterior, quais optou por deixar de fora, e o porquê específico de cada uma das escolhas. 
Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se, não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve apresentar as referências corretamente aos materiais que utilizou para fundamentar seu texto.
RESPOSTAS 1. Como se nota o Marketing de Relacionamento pode ser entendido como a reter e/ou manter os clientes de uma empresa, ou seja, ele não visa tão somente o lucros e/ou uma venda direta é sim uma forma de satisfazer as necessidades do cliente. E para isso ele precisa ter um bom relacionamento com os seus clientes, através de técnicas modernas e até mesmo resgatando as modos de atendimento antigo. De forma mais humanizada visto que hoje a maior parte das instituições estão robotizadas e que de certa forma traz grande benefícios para empresa pois a venda e rápida e certeira, entretanto o cliente insatisfeito jamais voltará a comprar em um lugar onde teve grandes problemas de relacionamento. 
Hoje em dia o mercado requer cautela, que após esse período pandêmico muitas empresas entraram no mercado virtual o que expandiu os seus negócios, porém estão tendo diversos problemas por falta de um planejamento adequado, como exemplo o pós vendas, algo que muita das vezes e esquecidos pelas empresas, fato este que pode ser facilmente comprovados no site do site “Reclame Aqui” < https://www.reclameaqui.com.br/> que mensura o atendimento, compras, vendas, produtos e serviços.
Cabe registra que apesar dos avanços tecnológicos, ainda é de grande valia o atendimento direto com o cliente, pois as vezes isso facilita muito até mesmo a resolução de um problema e a própria fidelização dos clientes.
2. Visando dar continuidade ao assunto em questão, optei pelos relatos acima, em função da própria definição de Marketing de Relacionamento, visto que estou incluso nesse processo diariamente.
As empresas devem ter um melhor comportamento com o seus clientes, o índice de insatisfação e grande e muitas das empresas estão fechando por um questão de cultura retrograda, não querem se inovar e ou se adaptar as nova realidade do mercado, não se trata de uma exigência do cliente e sim e um necessidade ter um atendimento digno. 
Acredito que as empresas devem investir mais nos talentos humanos, intensificando assim a excelência na prestação de serviço, trabalho este que deve buscar dentro de seus colaboradores um equilíbrio emocional, financeiro dentre outros, quantas reportagens assistimos que tal empresa tratou o cliente mal, não longe disso na emissora de televisão Record TV , tem um programa que se chama patrulha do consumidor, e caso diários são retratados ali nesse aspecto, cito como exemplo os links abaixo.
 a) Ótica é acusada de propaganda enganosa < https://youtu.be/GXU-DwBriTo >
 b)Cliente denuncia loja de usados após fogão explodir < https://youtu.be/RGncmObSWVE > 
 c)Blitz da Patrulha do Consumidor em supermercado vira caso de polícia < https://youtu.be/EP_O4GxaIVA>
Não poderia deixar de citar também que no município onde moro tem um grande rede de loja que se chama Bemol (rede de lojas de departamento) que e um grande exemplo de Marketing de Relacionamento, pois a todo tempo procura investir em como tratar bem o cliente, tanto no formato virtual como de forma presencial pois visam comprometimento, a precisão, buscam de fato a satisfação bem como buscam supreender sempre positivamente os seus clientes, seu vendedores são sempre gentil e cordiais, atendem de forma ágil e eficiente.
certo é que os clientes não depende das empresas é sim as empresas e que dependem deles.
Por todo exposto, acredito que se as empresas querem manter esse Marketing de Relacionamento terá que sempre fazer grandes investimentos no seu capital humano pois todo momento somos surpreendidos com novos desafios, imprevistos, e precisam esta preparados para enfrentá-los com criatividade e muita paciência.

Continue navegando