Buscar

Unidade de Aprendizagem - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL CONCEITO, APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE DE APRENDIZAGEM: Comunicação empresarial: Conceito, Aplicação e Importância
Questão 1
Definida uma situação que precisa ser comunicada na organização, qual é o passo seguinte a ser tomado?
R: Define a situação com clareza.
Comentários da resposta
Sim, o primeiro passo após identificar o problema é obter todas as informações relacionadas a ele.
Questão 2
Analise as opções a seguir e escolha a que NÃO está de acordo com um processo de comunicação organizacional de sucesso.
R: Desconsiderar as metas da organização, os custos envolvidos e seus benefícios.
Comentários da resposta
Essa alternativa não está de acordo com um processo de comunicação organizacional de sucesso, pois é importante ter em mente quem é o público, quais são suas características, pois essas informações ajudam na transmissão da mensagem.
Questão 3
O gestor de uma empresa recebe uma reclamação de um cliente e resolve fazer um comunicado sobre isso a sua equipe, mas ele é questionado pelo grupo, que quer saber mais detalhes sobre a ocorrência, não sabendo responder. Onde ocorreu a falha principal do gestor?
R: O gestor não levantou as informações necessárias sobre a situação.
Comentários da resposta
Sim, o gestor deveria ter pesquisado antes sobre a ocorrência, deveria ter investigado se o cliente efetivamente teria razão, que fatores influenciaram na falha, para, somente depois disso, comunicar a equipe.
Questão 4
A organização expressiva concentra-se em comunicações que, constantemente (de maneira consciente ou não), representam qualquer organização. Conforme afirmam Hatch e Schultz (2001), a fim de competir exitosamente com seus concorrentes, uma organização tem de criar uma identidade corporativa forte que se reflita na marca corporativa. Sobre o conceito de organização expressiva é correto afirmar que:
R: A tarefa-chave de uma organização expressiva é comunicar sua identidade a seus públicos interno e externo.
Comentários da resposta
A tarefa-chave de uma organização expressiva é comunicar sua identidade a seu público interno e externo. Ela integra os níveis de comunicação e os diferentes públicos e alinha a comunicação corporativa de maneira correspondente.
Se uma empresa administra a comunicação de uma identidade associada a valores como ser inovadora, atual e criativa, atrairá́ funcionários de alto nível e, simultaneamente, motivará os membros de sua equipe. Atrairá́, também, novos clientes e criará fortes laços com os já́ existentes.
Questão 5
A percepção seletiva de distorções refere-se a:
R: Ver as coisas sob um ponto de vista particular; é a tendência de destacar características pessoais ou situações que reforçam ou parecem consistentes com as crenças, valores ou necessidades de alguém.
Comentários da resposta
A percepção seletiva refere-se a ver as coisas sob um ponto de vista particular. É a tendência de destacar características pessoais ou situações que reforçam ou parecem consistentes com as crenças, valores ou necessidades de alguém. Os estereótipos consistem em associação de atributos a um indivíduo ou a um grupo. O efeito halo é a utilização de um atributo para formar impressão sobre uma pessoa ou situação, como, por exemplo, corte de cabelo, vocabulário, formas de vestir, etc. A projeção é a designação de atributos pessoais a outros indivíduos, como, por exemplo, presumir que outras pessoas compartilhem desejos, necessidades, valores e crenças de um indivíduo específico. A imposição de normas, autoridade e responsabilidade refere-se a controle das comunicações.
Desafio
A empresa da qual você é diretor está registrando queda na produção de sapatos e crescimento na quantidade de itens com falhas há alguns meses. Os supervisores de fábrica não sabem explicar o motivo para esse fato. Alegam que pode ter relação com substituição de processos a partir da entrada de um novo fornecedor de insumos, mais barato para a empresa. Qual seria sua atitude (ou suas atitudes), relacionada à comunicação, para saber o que está ocorrendo e solucionar o problema, retomando os padrões de excelência na produção?
Padrão de resposta esperado
A melhor opção inicial é chamar os funcionários para um diálogo – ou um grupo deles, uma vez que os responsáveis pelo gerenciamento operacional da fábrica não sabem identificar o que está ocorrendo. Ao se reunir com o grupo, esteja aberto a ouvir o diagnóstico que apresentarem. Poderá ouvir, por exemplo, que a matéria-prima entregue pelo novo fornecedor exige maior tempo de produção, levando à queda na produção. Além disso, o processo de trabalho se tornou mais meticuloso, o que acaba ocasionando erros na fabricação dos pares de sapatos com maior frequência, já que os funcionários dizem não ter sido adequadamente treinados para trabalhar com o novo insumo.
Na gestão de uma empresa, é importante construir processos de comunicação em todas as direções:
- Do diretor para os funcionários;
- Dos funcionários para a direção;
- De diretor para diretor;
​​​​​​​- De funcionário para funcionário.
Isso pensando apenas do público interno.
Se os gerentes da fábrica já tivessem conversado com os funcionários, teriam descoberto essas dificuldades antes, mas não o fizeram porque não há cultura na organização que estimule esses processos.
A partir dessas informações, você poderá avaliar se a melhor opção é realizar o treinamento adequado dos funcionários ou até mesmo retornar ao fornecedor antigo, mesmo que pagando mais por sua matéria-prima, pois essa atitude poderá se reverter na redução de perdas na produção. Para que a estratégia de comunicação tenha sucesso, lembre-se de estar sempre aberto a ouvir e a se comunicar com clareza!

Outros materiais