Buscar

atividade de PICS II N1

Prévia do material em texto

Discente: Blenda alves do nascimento
Matrícula: 202010018
Realizar leitura crítica do material e identificar os dois aspectos abaixo em texto digitado de no mínimo 1(uma) e máximo 2(duas) laudas:
1) Quais intervenções são classificadas como individuais e quais são classificadas como organizacionais.
2) As estratégias de intervenção mais efetivas para o manejo do estresse segundo os autores do artigo.
O objetivo é apresentar alguns procedimentos que vão implementar e avaliar programas de manejo de estresse ocupacional que estão focados no indivíduo. Mas o que seria esses programas de manejo, basicamente são estratégias para minimizar os efeitos do estresse na saúde dos trabalhadores, Por que na maioria das vezes as condições de trabalho, a sobrecarga, ou até mesmo as exigências e as tensões são excessivas e isso pode causar desgaste dos trabalhadores, podendo impulsionar pesquisadores a compreender o estresse entre alguns profissionais. Dessa forma, programas de manejo do estresse podem favorecer o conhecimento dos estressores pelos trabalhadores e a opção por estratégias de Coping efetivas para dado estressor.
Alguns desses procedimentos são programas que são desenvolvidos por meio de intervenções individuais, com o foco no trabalhador; de intervenções de interface, direcionadas a melhoria da relação da pessoa com o ambiente de trabalho; ou de intervenções organizacionais, que visam proporcionar mudanças no ambiente de trabalho. Nos estudos de intervenções sobre o estresse com profissionais é necessário identificar os efeitos dos programas de manejo de estresse desenvolvidos com trabalhadores segundo a literatura científica.
As intervenções individuais identificadas foram administração do tempo, aconselhamento breve e desenvolvimento de ações de aconselhamento. No que se refere ás ações organizacionais, identifica-se que na ergonomia dos trabalhadores não têm efeitos favoráveis á redução dos estressores. No estudo que compara os efeitos de uma intervenção individual com os efeitos de uma organizacional, verificou-se que o aconselhamento individual tem efeitos benéficos ao bem-estar psicológico dos trabalhadores e que a intervenção organizacional não apresentou resultados favoráveis.
De acordo com o autor do artigo para melhor evidência disponível sobre os efeitos dos programas de manejo do estresse na saúde dos trabalhadores, espera-se auxiliar os pesquisadores a identificar as estratégias mais adequadas a serem utilizadas em estudos de intervenção sobre o estresse, evidenciando que os programas que possibilitam mudanças de comportamento e promovem ações comportamentais são mais efetivos que
programas de aconselhamento. Assim, considera-se que as intervenções cognitivo- comportamentais apresentam afeitos positivos á saúde dos trabalhadores.

Continue navegando