Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Prova Sistema de Aviação Civil

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Pergunta 1
Qual é o principal objetivo da Organização Internacional de Aviação Civil enquanto organismo internacional e considerando a proposta de desenvolvimento da aviação em âmbito mundial:
1. 
Comandar ordens de ações nos estados sobre aviação.
2. 
Fiscalizar a aviação no mundo.
3. 
Indicar como os países irão desenvolver suas políticas de transportes.
4. 
Fomentar condições de ordem econômica nos seus países signatários. 
5. 
Assegurar o desenvolvimento seguro e ordeiro da aviação civil internacional no mundo.
2. Pergunta 2
Qual o ano que o Brasil efetivou um comando civil para a aviação civil no país?
1. 
2000.
2. 
2005.
3. 
1998.
4. 
2007.
5. 
2001.
3. Pergunta 3
A primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico Norte em junho de 1928 (mas não pilotou o avião), e em julho de 1932 realizou a primeira travessia solo do continente: da América do Norte para a Europa, foi:
1. 
Amelia Earhart
2. 
Claudia Ivana Rafailov
3. 
Coco Chanel
4. 
Marlene Dietrich
5. 
Hanna Arendt
4. Pergunta 4
Entre as instituições que são gerenciadoras de processos operacionais e de desenvolvimento na aviação mundial encontramos a International Air Transport Association - IATA.
Onde está localizada sua sede?
1. 
Chicago
2. 
Paris
3. 
Montreal
4. 
Toronto
5. 
Londres
5. Pergunta 5
O Nacional Transportation Safety Board (NTSB) é uma agência independente que atua na investigação das causas de acidentes de transporte e faz recomendações práticas de segurança.
O NTSB é um órgão:
1. 
Australiano;
2. 
canadense;
3. 
norte-americano;
4. 
Da ICAO;
5. 
Da ONU. 
6. Pergunta 6
Algo que gera sempre curiosidade e a maioria das pessoas não consegue entender porque ela se chama “caixa-preta” . O que é a caixa preta?
1. 
Caixa-preta é um gravador de dados e um gravador de voz que retém em seu interior os últimos momentos de um voo. Em caso de acidente é importante fonte de dados para análise.
2. 
É um objeto de sinal para encontrar aviões.
3. 
Um objeto famoso em acidentes aéreos a caixa-preta contém gravadores de imagens de dados.
4. 
É um indicador do momento do acidente.
5. 
É uma caixa de bens e valores na aeronáutica estilo um cofre forte.
7. Pergunta 7
O sistema de aviação civil no Brasil foi criado na época de sua criação no minsterio de aeronáutica, hoje o comando de aeronáutica e essa condição formal, foi instituída por uma legislação específica.
Assinale a resposta correta: 
1. 
Decreto 65.144 de 12 de setembro de 1969.
2. 
Decreto 65.145 de 12 de setembro de 1970.
3. 
Decreto 65.147 de 12 de setembro de 1970.
4. 
Decreto 65.148 de 12 de setembro de 1996.
5. 
Decreto 65.149 de 12 de setembro de 1989.
8. Pergunta 8
A OACI adotou Regiões de Navegação, de acordo com suas características.
O Brasil faz parte de qual região, segundo a sigla adotada pela OACI?
1. 
SAM.
2. 
NAT.
3. 
EUM.
4. 
PAC.
5. 
SEA.
9. Pergunta 9
O sistema de aviação civil tem um órgão central de comando militar para a investigação de acidentes aeronáuticos, esse órgão é o CENIPA. E o CENIPA dispõe de forma regional uma quantidade específica de SERIPAS – Serviços regionais que atuam no contexto da aviação de foco mais regional e aviação geral para os processos investigativos de um acidente e incidente aéreo.Quantos SERIPAS hoje temos no Brasil?
1. 
5 seripas.
2. 
7 seripas. 
3. 
4 seripas.
4. 
2 seripas.
5. 
10 seripas. 
10. Pergunta 10
A Convenção sobre Aviação Civil Internacional constitui, ainda atualmente, o principal instrumento de Direito Internacional Público que regula o tráfego e a navegação aérea internacionais, tendo sido assinada em Chicago, a 7 de Dezembro de 1944, aprovada para ratificação pelo Decreto-Lei nº 36 158, de 17 de Fevereiro de 1947, e depois ratificada por carta de ratificação de 28 de Abril de 1948. 
O que está convenção institui de grande importância para a aviação do mundo? 
1. 
É um tratado internacional responsável pelo estabelecimento das bases do Direito Aeronáutico Internacional até hoje em vigor. Também instituiu o conceito de Acordo Bilateral de Transporte Aéreo entre Estados e determinou a criação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
2. 
Teve caráter eminentemente comercial e em algum de seus artigos esboçou temas relativos às liberdades do ar, taxas, reparação de danos, etc.
3. 
Estabelecer normas técnicas para a Aviação Civil Internacional, criando a Comissão Internacional de Navegação Aérea (CINA).
4. 
Formação do Direito Aeronáutico e desenvolvimento da Aviação Civil. Nesta Convenção começa-se a pensar num contexto também jurídico da aviação. 
5. 
Esta convenção e Conferência foi onde se deu a consagração da teoria da soberania do Estado sobre o espaço aéreo, de corrente inglesa, cujos conceitos permanecem até a atualidade, assim como a criação da Comissão Internacional de Navegação Aérea (CINA), que é considerada o embrião da atual Organização de Aviação Civil.