Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE- ATIVIDADE 2

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao analisar o poder e a política nas organizações, Santos e Claro (2014, p. 817) trazem que “Giglio et al. (2012, p. 53) tratam poder e política como “a vantagem particular de alguém em relação ao coletivo”. Faria e Meneghetti (2010, p. 39) vão além e incluem a ciência, afirmando que “a relação entre ciência e poder é uma discussão constante, não só porque esteja intimamente relacionada à ideologia, mas também por estar associada à força produtiva, às condições materiais de existência, às relações de produção e assim por diante”.
SANTOS, G. A. F.; CLARO, J. A. C. S. Poder e política nas organizações, à luz das teorias organizacionais: um estudo bibliométrico nos anais do EnAnpad. Rev. Elet. Gestão e Serviços , São Paulo, v. 5, n. 1, p. 812-826, 2014.
Analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(  ) A gestão dos recursos políticos na organização é vista sempre do ponto de vista externo, como as organizações podem influenciar decisões de pessoas em cargos políticos relevantes para sua estratégia.
(  ) Existe uma conexão entre a regulamentação do ambiente onde uma empresa está localizada e o desempenho da mesma. Uma nova legislação, por exemplo, pode prejudicar ou beneficiar determinadas empresas.
( ) Uma organização sempre busca que os legisladores tomem decisões inicialmente favoráveis a ela, mesmo que isso beneficie mais seus concorrentes.
(  ) Os recursos políticos podem ser tanto internos quanto externos à organização.
( ) Um exemplo de recurso político que afeta diretamente o desempenho de uma empresa é o apoio político em países nos quais pretende atuar.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: a administração de recursos políticos pode ser abordada basicamente de dois pontos de vista, os recursos políticos externos à organização e os recursos políticos internos. Uma empresa pode apoiar uma lei que seja prejudicial para ela, desde que os efeitos sejam maiores nos concorrentes.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Dahan (2005), alguns recursos políticos serão específicos e durarão apenas o ciclo de vida do problema, como por exemplo o apoio das partes interessadas ou a imagem pública. Outros recursos políticos serão transferíveis para diferentes questões, como por exemplo a reputação política da empresa, que é acumulada ao longo do tempo através de sucessos e falhas, recursos financeiros e conhecimento político-administrativo.
DAHAN, N. A contribution to the conceptualization of political resources utilized in corporate political action. Journal of Public Affairs : An International Journal, v. 5, n. 1, p. 43-54, 2005.
A partir do texto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Frequentemente as organizações fazem esforços para incentivar leis e normas que afetem seu setor de atuação.
PORQUE
As empresas são afetadas pela legislação dos países, estados ou municípios nos quais atuam. Tanto que as atividades de uma empresa se tornar inviáveis ou ganhar uma vantagem competitiva muito relevante, dependendo da legislação aprovada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: é reconhecida na literatura a interface entre empresa e governo. Portanto é comum que as organizações tentem influenciar leis e normas que irão afetar seu setor. Apesar de geralmente buscarem decisões a seu favor, as empresas podem incentivar determinadas normas prejudiciais às suas atividades, desde que o impacto seja ainda mais desfavorável para os concorrentes.
	
	
	
· Pergunta 3
	
	
	
		
	
	
	“É evidente, na atualidade, que nada poderia funcionar sem uma quantidade significativa de informação como elemento que impulsiona os fenômenos sociais e que é por eles impulsionada. Pessoas e organizações – públicas ou privadas – dependem da informação em seus processos decisórios. Entretanto, para ser utilizada estrategicamente, é fundamental que a informação seja gerida em favor da sobrevivência e competitividade organizacional. Este processo, a gestão da informação (GI), é responsável por gerir tanto os recursos internos quanto os externos à organização.”
SILVA, T. E.; TOMAÉL, M. I. A gestão da informação nas organizações. Informação & Informação , Londrina, PR, v. 12, n. 2, p. 148-149, dez. 2007.
Analise as afirmativas a seguir.
I. A informação é um recurso organizacional, seu uso é importante para toda a parte de tecnologia da informação, mas não é muito utilizada nas demais áreas.
II. Em termos de planejamento a organização a informação tem três dimensões genéricas: informação como ferramenta de planejamento, informação tática e informação operacional.
III. As três atividades básicas da gestão de recursos informacionais são gestão de recursos (dados e sistemas), gestão da tecnologia (comunicação, computadores etc.), funcional (desenvolvimento de sistemas, suporte ao usuário etc.).
IV. Também cabe a gestão das informações coletar dados sobre o ambiente no qual a organização está inserida, para que possam ser elaborados indicadores a partir dos mesmos.
V. A gestão da informação serve como suporte para todas as atividades gerenciais da organização, como o uso de correio eletrônico, integração com clientes e / ou fornecedores, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
III, IV, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: na visão estratégica da informação a informação é um componente intrínseco de quase tudo que uma organização faz, não é possível para a organização trabalhar sem informações disponíveis. Quanto a informação como recurso, são identificadas três dimensões genéricas: informação como vantagem competitiva, produtos/serviços de informação e comercialização da informação.
	
	
	
De acordo com Barbosa e Brondani (2004, p. 123) “Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos”
BARBOSA, E. R; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade , Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 123, 2004.
Agora, analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento é um processo que busca trabalhar com o futuro da organização, onde estamos hoje e onde queremos chegar.
II. Os dados de entrada do planejamento são todas as informações que serão utilizadas para sua formulação, elas devem tratar da organização e seu ambiente.
III. O plano, dentro do planejamento, é a formalização e descrição dos recursos necessários para a execução do planejamento, além dos objetivos a serem alcançados.
IV. Os recursos para execução do plano podem ser levantados conforme as coisas vão ocorrendo, provisões e outras decisões de longo prazo são custosas e costumam gerar desperdício de recursos.
V. Na etapa de organização, do processo administrativo, uma das atribuições é a departamentalização. Essa consiste basicamente em decidir o orçamento base de cada área da empresa para compra de móveis e outros insumos do departamento
Assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: para executar os planos é necessário organizar os recursos, deve-se dispor de qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização
Página123