Buscar

função social

Prévia do material em texto

O engenheiro está presente em todo processo de produção do bem a ser consumido. 
No dia a dia podemos observar que as maiorias dos objetos que estão com a gente foram desenvolvidos por engenheiro, desde o ato de acendermos uma lâmpada até o lugar em que nós moramos. Com o engenheiro civil não é diferente ele tem como objetivo melhorar as condições e promover a qualidade de vida, buscando sempre conhecer as necessidades do presente. Pois se pararmos e imaginar um mundo sem o engenheiro civil, nós estaríamos fadados a morar em barracos, sem energia, comunicação e sem um sistema de água e esgoto. 
É importante sabermos que não estamos simplesmente construindo casa ou prédios, nós estamos dando para as pessoas o conforto que um lar pode oferecer. Tendo em vista que existem comunidades e que nem todas as pessoas têm o poder aquisitivo para comprar imóvel, então é o nosso dever não deixar de pensar nelas. Temos que ver a necessidade de todos e não de parte da população.
Pois ser engenheiro civil significa que estamos dotando uma sociedade de infra-estrutura básica para que ela possa se desenvolver; dos produtos e tecnologia que a fazem progredir. Significa que estamos dando à sociedade os meios para que os homens que a formam possam ser e viver melhor.
E que ao escolhemos essa profissão, temos que saber que ser engenheiro é muito mais do que apreender alguns truques técnicos para construímos alguma obra em algum lugar perdido de um país qualquer. É ser agente de um processo de desenvolvimento, da construção de uma nação. Não pode ser um engenheiro aquele que perde ou que, pior ainda, não adquire a dimensão social do exercício da engenharia.
Ser engenheiro significa trabalhar para o desenvolvimento de um povo, estejamos onde for. É a causa da humanidade que está em jogo. Não estamos a serviço do governo. Estamos a serviço de toda sociedade.

Continue navegando

Outros materiais