Buscar

Questão avaliação pedagogica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1 de 10
O Conselho de Classe é uma das mais importantes instâncias colegiadas da instituição escolar, pois sua ação é fundamental para a gestão do ensino. No entanto, os profissionais da educação apresentam visões contraditórias sobre a função desse colegiado. Pensar, refletir e decidir sobre o processo de aprendizagem de um educando não é tarefa fácil. Daí a relevância do Conselho de Classe em se preocupar, verdadeiramente, com os processos de intervenção pedagógica realizados em sala de aula, a metodologia e a avaliação realizadas pelo professor, e as condições de saúde, de desenvolvimento e socioeconômicas dos educandos. Após este esclarecimento, QUANDO acontece e QUEM participa do Conselho de classe?
A - Em geral, acontece no início de cada bimestre, onde se discute os conteúdos do currículo escolar, e os professores trabalham em conjunto para tentar trabalhar de maneira interdisciplinar.
B - Em geral, as discussões acontecem no meio do ano, devem ficar restritas apenas entre a direção e corpo docente, onde discutem as notas dos alunos e problemas de indisciplina na escola.
C - Em geral, é realizada ao final de cada bimestre, reúnem-se direção, pedagogo ou coordenador pedagógico, professor regente e demais professores (de áreas) que trabalham com a turma, educandos representantes das turmas e, algumas vezes, representante dos pais.check_circleResposta correta
D - Em geral, é realizada apenas no final do ano letivo, onde os alunos que não atingiram a média geral, os professores votam quais alunos avançam e quais ficarão retidos mais um ano na mesma série.
E - Em geral, é realizada no final do ano letivo, onde são discutidos os conteúdos do currículo escolar e planejamento do novo calendário do ano que está por vir.
Questão 2 de 10
Em 1995, pela primeira vez, a avaliação do SAEB teve a participação de todas as unidades da Federação. Dois anos depois, em 1997, a avaliação abrangeu as mesmas séries e níveis de ensino, mas se ampliaram as áreas avaliadas, com a inclusão da área de ciências, para o Ensino Fundamental, e das áreas de física, química e biologia, para o Ensino Médio. As avaliações do SAEB utilizam amostras probabilísticas representativas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Em 2005 participaram do procedimento mais de 190 mil educandos, de quase seis mil escolas espalhadas pelas 27 unidades da federação. Acadêmica(o), conforme estudou nesta disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente de quantos em quantos anos acontecem as avaliações do SAEB?
A - a cada 10 anos.
B - a cada 2 anos.check_circleResposta correta
C - a cada 3 anos.
D - a cada 4 anos.
E - a cada 5 anos.
Questão 3 de 10
Sabe-se que o IDEB é um índice bem mais completo que os anteriores, que trabalha com o cruzamento dos resultados da Prova Brasil e dos dados do fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão) das escolas públicas. Sua fórmula pode ser assim resumida: quanto menos tempo os educandos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola. Sobre este assunto é correto afirmar que:
A - O IDEB é uma avaliação quais os professores realizam. Por meio do IDEB é possível identificar os municípios que mais precisam de qualificação de professores.
B - O IDEB é uma avaliação realizada pelos alunos matriculados no 1º Ano dos Anos Iniciais. Por meio do IDEB é possível identificar as escolas mais carentes e que necessitam de materiais diversificados para ensinar de maneira lúdica.
C - O IDEB é uma avaliação realizada pelos alunos matriculados no 1º Ano dos Anos Iniciais. Por meio do IDEB é possível identificar as escolas que precisam de apoio pedagógico, professores atualizados, bem como melhores preparados para trabalhar em escolas daquele município.
D - O IDEB não é uma avaliação. Por meio do IDEB é possível identificar as escolas que precisam de apoio pedagógico e/ou financeiro para ofertar um ensino de melhor qualidade a seus educandos, sendo que aquelas que se destacarem no cumprimento das metas poderão receber um “incremento” na verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).check_circleResposta correta
E - O IDEB não é uma avaliação. Por meio do IDEB é possível identificar as escolas que precisam de apoio pedagógico, materiais de ensino (jogos lúdicos, material escolar, por exemplo), e qualificação de professores.
Questão 4 de 10
As implicações didático-pedagógicas da reprovação estão diretamente relacionadas à ação educativa da escola e à inclusão da retenção como estratégia de ensino. Compreender a reprovação como instrumento pedagógico é, no mínimo, um grande equívoco que desconsidera que a educação resulta de um processo educativo e social. Essa contradição se manifesta em diferentes fatores, situações e consequências. Algumas dessas situações e consequências são:
I - O educando é responsabilizado por sua reprovação.
II - O professor desconsidera as consequências emocionais e repercussões socioeducacionais que a reprovação causa.
III - O professor acredita que, sem a reprovação, o educando perderia o interesse na aprendizagem.
IV - A reprovação, na maioria das vezes, resulta de uma avaliação equivocada e/ou da falta de compromisso de alguns professores com a educação.
V - Em vez de reprovar o educando ao final do ano letivo, a escola deveria ensiná-lo durante o ano de forma responsável e eficaz.
Estão corretas as afirmativas:
A - I e III.
B - I, II e III.
C - I, II, III e IV.
D - I, II, III, IV e V.check_circleResposta correta
Questão 5 de 10
No cotidiano escolar, professores enfrentam uma organização burocrática que exige que o desempenho dos educandos seja retratado em notas, conceitos e pareceres finais, diferentes instrumentos que nem sempre refletem corretamente os resultados da aprendizagem e a ação pedagógica realizada pelos docentes, visto que é frequente a confusão em relação à terminologia relacionada à avaliação. Hoffmann (2003, p. 45) destaca que muitas instituições de ensino e seus profissionais não possuem clareza sob essa questão e acabam atribuindo “notas a aspectos atitudinais dos educandos (comprometimento, interesse, participação) ou a tarefas deles que não admitem escores precisos (redações, desenhos, monografias)”. Ainda sobre a avaliação pode-se afirmar que:
I - Avaliação é, obrigatoriamente, ação e reflexão.
II - Esse olhar para a avaliação é necessário para que se evite agir com subjetividade ou injustiça, característica do jogo do poder que se manifesta durante o processo avaliativo.
III - É necessário considerar os erros dos educandos, pois eles retratam as incertezas e dúvidas que podem acontecer durante o processo de aprendizagem.
IV – O ato de avaliar deve propiciar a reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro. Portanto, medir não é avaliar, embora esteja presente no processo.
V- Avaliar a aprendizagem do educando não inicia ou termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
A - Estão corretas as afirmativas I e V.
B - Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e Vcheck_circleResposta correta

Continue navegando