Buscar

Processo de Cuidado Farmacêutico

Prévia do material em texto

Aula 7 - Processo de Cuidado Farmacêutico
O processo de cuidado passa por três etapas:
Analise da situação: Quando é feita a anamnese, são coletados os dados dos pacientes, revisão por sistemas e identificação dos problemas relacionados a farmacoterapia. 
Nessa etapa, será necessário a coleta de informações dos pacientes a fim visar problemas relacionados a problemas de saúde dos pacientes. É a etapa na qual o profissional farmacêutico deverá encontrar com o paciente, se apresentar, informar o papel dele em relação a condição do paciente e sobre acompanha-lo durante a doença. Ademais, iremos buscar informações para conhecer melhor o paciente do ponto de vista de sua saúde. 
Serão coletadas as informações dos pacientes e relacionadas a doença, bem como avaliar o histórico de saúde dele (tanto o atual quanto o passado). Nessa avaliação, o profissional deve observar, além dos problemas de saúde, o histórico de uso dos medicamentos. A partir dessa análise, o farmacêutico deverá interpretar se o paciente apresenta um potencial/real relacionado a farmacoterapia. Será observado se há alguma doença na qual deverá ser introduzido algum medicamento ou se algum medicamento deverá deixar de ser utilizado. Além disso, fazer uma avaliação da efetividade e segurança relacionado aos medicamentos que estão sendo administrados. Portanto, será buscado se o paciente tem algum problema; caso tenha, passará para o plano de cuidado.
Durante todo esse processo, também terá que ser compreendido as expressas do paciente como o conhecimento do paciente sobre o problema de saúde, sobre os medicamentos que ele utiliza, buscar entender quais são as expectativas do paciente em relação ao seu tratamento, entender o seu comportamento em relação ao problema de saúde e ao seu tratamento.
Para tanto, se faz necessário fazer uma avaliação do panorama das necessidades e preocupações do paciente:
· Qual a atitude geral do paciente em relação a tomar os medicamentos?
· O que o paciente espera da sua terapia medicamentosa?
· Que preocupações o paciente tem em tomar seus medicamentos?
· Até que ponto o paciente entende as suas terapias medicamentosas?
· Existe algum problema cultural religioso ou ético que influência a
· Disposição do paciente em tomar medicamentos?
· Descreva o comportamento de utilização de medicamento do paciente.
Ademais, fazer avaliação das características e hábitos dos pacientes é fulcral durante o processo da análise de cuidado:
· Pessoais: Idade; sexo; raça; peso; altura; endereço
· Família: Estado civil; dependentes; histórico de doença
· Estilo de vida: Lazer; hábitos de vida.; como e com quem vive..
· Profissão: Condição socioeconômica, profissão de risco...
· Antropologia: Traços culturais; crenças; religião...
· Necessidades especiais: Capacidade física (visual, auditiva, motora...), alfabetização, alergias...
A avaliação dos aspectos da doença é outro ponto fundamental que o farmacêutico deverá está apto para observar. Será observado e correlacionado os sintomas da doença com os relatos que o paciente está alegando, bem como fazer correlação com o histórico de saúde do paciente como internações, doenças passadas e uso de medicamentos:
· História médica e terapêutica atual;
· Queixa principal;
· Sintomas e sinais;
· História médica e terapêutica atual anterior;
· Controle de sinais;
· Dados laboratoriais.
Serão coletadas informações sobre os medicamentos que o paciente está tomando para o farmacêutico ter um domínio e conhecimento preciso. Será observado para que cada medicamento está sendo utilizado, regime posológico, quando iniciou o tratamento, além de avaliar sua efetividade e segurança. 
Coleta e organização de dados do paciente
Revisão da terapia medicamentosa com Foco nos Resultados:
· Indicação? 
· Dose? 
· Via de administração? 
· Duração do tratamento? 
· Interações med-nutri? 
· Interações medicamentosas
Revisão por Sistema (PW): fizemos todas as coletas de informações sobre o paciente, doença e medicamentos. Depois, será feito o PW. O PW tem como função:
· Identificar qualquer outra necessidade relacionada a medicamentos;
· Realizar as suas próprias observações e achados, em relação a avaliação de exames laboratoriais anormais ou inesperados;
· Avaliação Semiológica do paciente.
Semiologia: Estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas.
a) Semiologia Farmacêutica: Estuda a maneira de realizar a anamnese, avaliação da farmacoterapia e exames complementares. Possui grande importância para avaliar sinais e sintomas. O seu propósito é de estabelecer uma avaliação sobre a farmacoterapia utilizada por um usuário de medicamentos.
b) Sintomas x Sinais: Os sintomas são o que o paciente sente; não podem ser mensurados. Os sinais são achados pelo examinador e podem ser mensurados.
c) Dados Objetivos x Dados Subjetivos: Os objetivos podem ser mensurados, observados, não são influenciados pela emoção ou parcialidade. Os dados subjetivos não podem ser medidos diretamente, nem sempre são exatos e reprodutíveis e são geralmente coletados diretamente do paciente. 
d) Exame Clínico x Exame Físico: O exame clínico compreende a anamnese e o exame físico para avaliação das necessidades de saúde do paciente. O exame físico envolve a inspeção, palpação, percussão, ausculta, olfato e uso de alguns instrumentos e aparelhos simples para avaliação das necessidades de saúde do paciente.
e) Anamnese Farmacêutica: Irá investigar e analisar os problemas relacionados a farmacoterapia e suas causas. É a parte do ato farmacêutico que conduz ao estabelecimento de um diálogo entre o entrevistado. Envolve:
· Dispensação de medicamentos: Avaliação do processo
· Orientação farmacêutica: Avaliação do conhecimento individual, sendo centrado no usuário/paciente;
· Seguimento/acompanhamento farmacoterapêutico: Centrado no usuário e avaliar a compreensão holística ou integral;
· Atendimento farmacêutico: Avaliação da necessidade/oportunidade de automedicação;
· Educação em saúde: Avaliação de comunidade e indivíduo;
· Clínica ampliada: Avaliação realizado pela equipe.
Roteiro de perguntas: 
· História pregressa;
· História familiar;
· História psicossocial;
· Exame físico;
· Registro dos achados.
Os objetivos da anamnese: Avaliar as necessidades do paciente, aplicar todos os recursos que o profissional dispõe para satisfazer estas necessidades e completar uma avaliação de seguimento para determinar os resultados reais do paciente. Isso é o coração do exercício profissional.
Ademais, avaliar dimensões como: físicas, psíquicas, morais, sociais, intelectuais, espirituais e culturais.
Avaliação dos dados obtidos
Resultados da terapia medicamentosa:
Plano de Cuidado: Uma vez coletado todas as informações e feitas as classificações sobre os problemas possíveis envolvendo a farmacoterapia, agora essa etapa do processo irá envolver o estabelecimento de metas terapêuticas e também vai envolver a definição de parâmetros para cada medicamento que o paciente está utilizando, tantos clínicos e laboratoriais, para avaliar a efetividade e que o tratamento seja seguro, além dos resultados da terapia medicamentosa não traga nenhum risco ao paciente. Em outras palavras, será traçado objetivo e metas terapêuticas para cada problema de saúde do paciente. Por exemplo, o paciente está com 350 de glicose sanguínea, logo o objetivo será controlar a glicose e a meta será mensurar em determinado tempo (ou seja, a meta é o objetivo de forma mensurada). Em outras palavras, é feita uma meta de reduzir a glicemia em 250/dL em 15 dias; deve-se, assim, haver condutas para orientar o paciente a ir a um médico e solicitar o seu retorno. Posteriormente, ao retornar, o farmacêutico deve avaliar a terapia que foi passada para o paciente; a terapia deverá ser avaliada ao decorrer do tempo a fim de observar se as metas estão sendo atingidas. 
Avaliação do Plano de Cuidado: a partir da definição dos objetivos e metas, com o passar do tempo com o paciente, iremos avaliar se todos os resultados foram alcançados.
Avaliação e Documentação
· Avaliação dos Resultados Terapêuticos;· Identificação de Novos Problemas;
· Evolução Clínica do Paciente.
Ademais, nessa etapa é fundamental levar em conta:
· Fichas de Farmacoterapia; 
· Pop dos Serviços;
· Termo de Consentimento; 
· Materiais de Campanha; 
· Auditoria.

Continue navegando