Buscar

REVISÃO NP2 - Clínica Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO NP2 – CLÍNICA INFANTIL
Mordida aberta no paciente infantil
Etiologia (multifatorial): 
Hábitos bucais deletérios (sucção de dedo e chupeta, pressionamento lingual atípico, respiração bucal, pressionamento labial). 
Padrão de crescimento
Patologia congênitas e adquiridas
*Portadores de fenda palatina, é comum possuir mordida aberta. Como síndrome de down.
Hábito: costume ou a pratica adquirida pela repetição frequente de um mesmo ato, que a princípio faz-se de forma consciente e posteriormente, de modo inconsciente. 
 Nutritivo: sucção, deglutição, respiração. 
Não nutritivo (deletérios): sucção de dedo e chupeta, e etc. 
O ato de sucção anormal está relacionado com estado emocionalmente da criança. Normalmente ela o executa em momentos de ansiedade ou angustia. 
A mal oclusão proveniente da sucção é resultado de uma combinação entre: pressão exercida pelo dedo ou chupeta, sobre os dentes e alteração na pressão muscular exercida pelas bochechas, lábios e língua. 
Todos que praticam a sucção digital apresentam arcos deformados e dentes em má oclusão. Depende da intensidade, da duração, da posição dos dedos, das contrações musculares orofaciais associadas a posição da mandíbula durante a sucção, a morfológica esquelética facial. 
Chupar dedo ocasiona o que? Lingualiza o incisivo e pode causa protusão maxila e mandíbula.
Sucção não nutritiva – consequências: mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior, protação (dedo para frente) dos dentes superiores, retrusão mandibular, incisivos inferiores lingualizados, palato ogival, assoalho nasal estreito. 
Mordida aberta anterior – tratamento: interferir precocemente desde a dentição decídua. Criar um ambiente mais propicio para erupção dos dentes permanentes, condições morfológicas para uma função lingual adequada. 
Dentição decídua
Antes dos 5 anos de idade trocar por brinquedo > abandonou o hábito¿ fechou a mordida > sem interposição lingual – FIM | com interposição lingual > tratamento com fonoaudiólogo 
Não fechou a mordida ou não abandonou o hábito > tratamento ortodôntico após os 5 anos de idade
Tratamento: dentadura mista – após 5 anos usar a grade palatina. Impede o hábito de sucção e serve de barreira mecânica para língua.
Tratamento precoce da mordida aberta – dentadura mista
Fator etiológico: hábito > grade lingual
Fator etiológico: hábito + outros fatores > grade lingual + outros dispositivos
Resposta ao tratamento mais demorada
Mordida aberta associada a mal oclusão de classe II – MA + CL II = torow ou AEB conjugado com grade palatina. 
Mordida aberta associadas a mal oclusão de classe III - Disjunção + máscara facial. 
Pressionamento lingual atípico: repousa sobre o cíngulo dos incisivos superiores tocando no palato sem que determine nenhum posicionamento nos dentes. 
Pressionamento lingual atípico primário: mordida aberta onde o fator etiológico é a língua, apresenta um formato mais retangular e mais difusa. A língua deixa de ser consequência e passa a ser a causa. Imprescindível a intervenção do fonoaudiólogo.
Pressionamento lingual atípico secundário: mordida aberta onde o fator etiológico é o hábito de sucção, apresenta um formato mais elíptico e a língua não é o fator etiológico da mordida aberta. A atuação do fono pode ou não ser necessária. 
A interposição lingual, pode decorrer também da hipertrofia das amigdalas. O contato da porção posterior da língua com as amigdalas aumentadas provoca uma sensação de dor > projetando a língua para frente e para baixo. Levando a mandíbula para uma posição anteriorizada. 
Tratamento do pressionamento lingual atípico: ortodontia, fonoaudiologia e otorrinolaringologista.
Respiração bucal: pressão intrabucal, aprofundamento do palato e estreitamento dos seios maxilares, estreitamento do maxilar superior com consequente mordida cruzada, via de regra posterior bilateral. Se tratado quando ainda há algum potencial de crescimento, a má oclusão pode ser reversível. Quando o tratamento é realizado tardiamente, pode torna-se cirúrgico. Interposição labial inferior entre os incisivos, muitas vezes associada a sucção labial. 
Interposição labial entre os incisivos: tratamento – placa lábio ativa PLA. 
O tratamento precoce da mordida aberta anterior proporciona melhores condições funcionais e estéticas, e por isso, aconselha-se que as intervenções comecem logo nas dentições decíduas e mista, para assim prevenir desarmonias ósseas irreversíveis. 
Quanto aos hábitos, estes, devem ser removidos o mais cedo possível. Assim o tratamento torna-se mais simples com resultados mais estáveis. 
A intervenção do fonoaudiólogo e do otorrino, muitas vezes torna-se imprescindível. 
Mordida cruzada no paciente infantil
É a condição na qual um ou mais dentes estão anormalmente posicionados para vestibular ou lingual em relação aos seus antagonistas. 
A MORDIDA CRUZADA NÃO SE AJEITA SOZINHA!
Requer atenção especial > não tratado no momento certo > com o passar do tempo agravam-se, limitando e dificultando as possibilidades de tratamento. 
Sequelas: problemas periodontais, deformidades faciais, deformidades esqueléticas, alterações funcionais neuromusculares e articulares. 
Características
- Anteriores e posteriores
- Unilaterais e bilaterais
- Envolver 1 ou mais dentes
Classificação: 
Dentária - De natureza hereditária, resultado de displasia vertical esquelética, ramo mandibular diminuído, ângulo goniaco aberto, rotação posterior da mandíbula. Não tem discrepância de base óssea, teve uma inclinação do dente e do alvéolo.
Funcional - Não há discrepância da base óssea. O cruzamento se dá por desvio mandibular, para obter uma melhor adaptação funcional. Desvio de linha média. Se não tratada precocemente podem se tornar esquelética.
Esquelética - uma desarmonia transversal entre as bases ósseas maxilar eou mandibular, por crescimento desarmônico entre a maxila e a mandíbula quanto às suas larguras eou tamanho. 
Etiologia: hábitos bucais deletérios (sucção não nutritiva e respiração bucal), inclinações dentárias incorreta, ectopia do dente permanente, falta de espaço nos arcos (discrepância entre o tamanho dos dentes e arcos dentários), fissura lábio palatina, atresia da maxila, fatores hereditários. 
Diagnostico: pode ser classificada de acordo com a gravidade, simetria e origem. 
Através: forma do arco dentário, largura do corredor bucal, inclinações dentárias. 
Gravidade: menor gravidade > um só dente cruzado; de ordem intermediária > mordida cruzada unilateral; de maior gravidade > mordida cruzada bilateral.
Tratamento: deve ser iniciado assim que a mordida cruzada for diagnosticada. Pistas diretas planas (dispositivo ideal para mordida cruzada funcional, saindo da dentição decídua indo para a dentição mista; não é adequada para mordida cruzada esquelética), expansão lenta da maxila e expansão rápida da maxila.  
Pista planas diretas – correção de mordida cruzada anterior e posterior, desde que funcional ou dentária. Dispositivo feito com resina composta nas faces oclusais e ou incisais dos dentes no lado cruzado. Constrói uma barreira capaz de impedir o retorno da mandíbula a posição habitual de má oclusão. Gera uma mudança de postura mandibular modificando a dinâmica equivocada que a mordida cruzada funcional impunha ao sistema musculo-esqueletal, proporcionando, o desenvolvimento da face e da dentição dentro dos padrões de normalidade. 
Tratamento para mordida cruzada anterior: procedimentos que envolvam apenas movimentos dentários. Dispositivos com molas digitais, elásticos cruzados. 
Tratamento para mordida cruzada posterior: expansão lenta da maxila, dentaduras decíduas mista e permanente. Corrigir a inclinação dentária. Placa removível com parafuso expansor. Aparelho fixo tipo quadri-hélice.

Continue navegando