Buscar

Prevenção de acidentes com material biológico em profissionais de saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá!
Observamos na Unidade 6, “Acidentes com material biológico”, Capítulo 1, que a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), o Instituto Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (NIOSH) e que a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (OSH - Europa) estimam que em relação aos profissionais de saúde: 
· Existam 35 milhões de profissionais em todo o mundo;
· 3 milhões/ano desses profissionais sofrem acidentes do trabalho por exposições percutâneas a patógenos transmitidos pelo sangue (exposições de 2 milhões Hepatite B, 900 mil Hepatite C e 170 mil para HIV);
· Ocorram cerca de 600 a 800 mil acidentes por ano com materiais perfurocortantes nos trabalhadores dos EUA;
· Ocorram cerca de 1.2 milhões de acidentes com agulhas e outros materiais perfurocortantes nos trabalhadores da saúde por ano na Europa.
Com base nestes dados e outro a partir da leitura do conteúdo da disciplina e dos materiais complementares, responda:
Como o engenheiro de segurança do trabalho poderia atuar para melhorar esta estatística catastrófica?
O engenheiro de Segurança do Trabalho deverá traçar um plano para melhorar os costumes dos funcionários que estão sujeitos a estes riscos. 
Por exemplo, um EST de um hospital poderia desenvolver uma apresentação em palestra para os funcionários, pontuando os riscos a eles e como evita-los. Realizando elas semestralmente para todos os funcionários e desenvolver uma espécie de integração para os funcionários novos onde, todo trabalhador novo na empresa deve passar pela integração previamente antes de iniciar suas atividades.
Com isso, os funcionários estarão mais a par dos riscos que estão sujeitos pois, muitas vezes eles não sabem agir de forma certa e acabam se perfurando e no pior dos casos, se infectando com uma doença seria.
Outro método que pode ser exigido pelo EST é a inspeção e controle dos EPI’s que devem ser utilizados, comentar também na integração, mas isso só não basta, deve ser checado com frequência a utilização correta dos EPI’s.

Continue navegando