Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3 NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 3 – NUTRIÇÃO ESPORTIVA
A respeito dos Carboidratos, assinale a alternativa INCORRETA.
	O consumo de CHO é indicado antes, durante (quando plausível) e após o exercício.
	As reações de oxidação da gordura independem dos CHO para acontecer.
	Mantém os níveis de glicose sanguínea e auxilia na recuperação do glicogênio muscular.
	Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, alguns carboidratos apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.
	Os CHO são a mais importante fonte de energia e a forma de estocagem no corpo é como glicogênio (no músculo ou no fígado).
2) Um episódio agudo de exercício desvia temporariamente o liquido do plasma para os espaços intersticiais e intracelulares, graças a uma pressão hidrostática aumentada dentro do sistema circulatório. Esse seria um dos motivos para que a ingestão de água seja bem acompanhada pelos atletas. Em relação à ingestão de água e os processos termorregulatorios envolvidos durante a atividade física podemos afirmar:
	O Atleta altamente desidratado não sente nenhum sintoma da desidratação, pois ela é silenciosa e não interfere na atividade física.
	Em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a hipertermia são as principais causas de fadiga durante o exercício.
	O mecanismo de sudorese não pode resultar em consequências negativas, pois o próprio corpo tem a capacidade de produzir água durante o processo de respiração aeróbica, e essa produção é suficiente para repor a água perdida.
	A sudorese implica em perda de calor por meio da eliminação de água e eletrólitos pelo organismo, ela não esta associada com o processo de manutenção da temperatura corporal.
	Quanto maior a ingestão de água pelo atleta durante e depois da competição, mais escura fica a sua urina, portanto mais hidratado.
3) Metabolismo é o caminho que o nosso corpo faz para produzir e utilizar energia. Para produção de energia durante o exercício há a atuação do metabolismo aeróbico e anaeróbico. Dentre as desvantagens do metabolismo anaeróbico é incorreto afirmar que:
 	É uma via rápida para o fornecimento de ATP
	Contribui para a produção de ATP apenas em atividades de curta duração
	Apenas 5% da energia disponível é liberada na glicólise
	O rápido acúmulo de lactato leva a fadiga do músculo
	Não sustenta a produção de ATP por muito tempo (60-120 segundos)
4) Um homem de 70kg praticante de musculação, procurou uma nutricionista com objetivo de adequar sua alimentação para aumentar o percentual de massa magra. Após o recordatório alimentar foi observado que o consumo de proteína de sua dieta é abaixo do recomendado para tal objetivo (50g), quanto de proteína deve ser adicionado na alimentação do mesmo para que a recomendação seja alcançada:
	98g
	100g
	24g
	35g
	10g
5) A refeição recomendada para a pré-competição em eventos aeróbios de longa duração deve ser:
	Rica em proteínas
	Rica em gordura
	Rica em eletrólitos
	Rica em carboidrato
	Rica em vitaminas do complexo B

Continue navegando