Buscar

forum adaptadas1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A adaptação em meio uma atividade diante o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais proporciona a equidade, permitindo que todos tenham oportunidades equiparadas, e não simplesmente a compensação das diferenças entre aqueles que denotam ou não distintas circunstâncias e níveis de deficiências, enaltecendo e possibilitando suas virtualidades. A importância das atividades adaptadas é que sempre promova o ajuste de suas funções, os métodos que serão utilizados e ainda as estratégias ao efetivo nível de evolução da pessoa com deficiências motoras, sensoriais e intelectuais, ainda como circunstâncias almejadas. Como descritos no material, alguns autores se dedicam a desenvolver estratégias que favoreçam o processo de inclusão no sistema regular de ensino, como a tutoria, o ensino colaborativo ou coensino e a consultoria. É de extrema importância que o sistema de ensino oferte condições para a concretização desses serviços de inclusão. 
2-Os principais aspectos no intuito de nortear a prescrição de atividades para pessoas com deficiência além de ser de forma individualizada deve ainda considerar cinco aspectos básicos, quais sejam: Qual enfoque de aptidão física (voltada à saúde ou ao desempenho físico) e quais componentes são mais adequados/ necessários a esse indivíduo; Se Existe alguma contraindicação ou cuidado especial a ser observado em relação a esse indivíduo; Qual tipo de atividade física desperta mais motivação nesse indivíduo; Quais são as possibilidades de movimento desse indivíduo; Que testes serão empregados para avaliar a aptidão física desse indivíduo. 
3-Além de o sistema de ensino oferecer condições para que a inclusão escolar seja efetivada, condições essas no que diz respeito a adequadas instalações físicas, materiais adaptados, espaço físico e regras, a atenção ás necessidades de todos os envolvidos é de suma importância. Vale ressaltar ainda a importância da tutoria que é o próprio colega de sala preparado pelo professor que irá auxiliar o aluno com necessidades educacionais especiais. O ensino colaborativo é a possibilidade de professores de apoio nas salas de aula no intuito de auxiliar o professor da sala a desenvolver estratégias na intenção de incluir os alunos com necessidades especiais. Já a consultoria é descrita como o papel da família diante essa inclusão. Aqui a finalidade é melhorar as condições de aprendizagem dos indivíduos com necessidades especiais, sendo desta forma se extrema importância o apoio da família.

Outros materiais