Buscar

Educação Física Para Grupos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física Bacharelado
 
 
RESUMO
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antônio Eduardo Ribeiro
FEIRA DE SANTANA - BA
2021
Resumo
A disciplina Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada é uma subdivisão da Educação Física convencional que tem como objetivo principal a inclusão de pessoas com deficiência em atividade física tendo como fundamento o desenvolvimento motor e psicomotor vinculando também em meio escolar. 
Essa modalidade é de extrema importância para que possa ter participação de pessoas com deficiência que são aquelas que apresenta ausência ou disfunção de uma estrutura neurológico, fisiológica ou anatômica e pessoas do grupo especiais que são idosos, diabéticos, obesos e ente outros. Esses fatores indicam quatro tipos de atendimento paradigmas da Educação Física, são eles: exclusão, segregação, integração e inclusão.
O paradigma histórico social da exclusão refere-se ao efeito de excluir tais indivíduos deixando o mesmo de fora de um grupo. O paradigma histórico social da segregação é uma ação ou efeito de excluir um indivíduo separar deixar o mesmo insolado. O paradigma histórico social de integração vem para acolher tais indivíduos porem exercendo outros tipos de atividades adequadas para cada tipo de deficiência. Já o paradigma histórico social da inclusão é o mais importante pois é esse paradigma que faz acolher o indivíduo fazendo assim as mesmas atividades em conjunto.
É de muita importância saber elaborar atividades físicas adaptadas para melhor aproveitamento de cada indivíduo, ter conhecimento a fundo de tais necessidades físicas fara com que o profissional consiga trazer exercícios diversos sem comprometer tais necessidades.
A disciplina Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada é de extrema importância para o profissional de Educação Física, pois o mesmo consegui desenvolver maneiras de aplicar exercícios para cada tipo de pessoa fazendo com que a mesma se sinta bem no ambiente de treinamento ou no escolar.

Outros materiais