Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA
CEL0590_A1_201506158943_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CAMILA MENDES DOS SANTOS
	Matrícula: 201506158943
	Disc.: SEM.INT.EM PEDAGOGIA 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		«Quando as irmãs Marta e Maria começaram a estudar em seus respectivos Cursos superiores, cada uma possuía uma visão específica acerca da Educação no Brasil. Enquanto Maria tinha dúvidas sobre os recursos tecnológicos que os Cursos Superiores ofereciam a seus alunos, Marta tinha certeza que sua participação como aluna era ¿nula¿, no processo de avaliação da qualidade de ensino; mesmo com os avanços dos últimos anos, como a implementação do SINAES...».
Podemos identificar na fala das irmãs Marta e Maria:
	
	
	
	O equívoco de Marta está no fato de não saber que os três componentes principais que compõe o SINAES são: a avaliação das Instituições, a avaliação dos Cursos, a avaliação dos Estudantes.
	
	
	O equívoco de Maria é não perceber que, com a evolução das tecnologias digitais, todas as IES oferecem plena possibilidade de inserção de seus alunos no mundo tecnológico.
	
	
	Marta está equivocada em dois aspectos: a participação dos alunos é fundamental no processo de avaliação; e o instrumento utilizado pelo MEC na avaliação das IES é o ENADE e não o SINAES.
	
	
	Ambas estão equivocadas, pois se por um lado Maria parece não ter clareza sobre os avanços das tecnologias digitais atualmente, Marta desconhece que a partir implementação do SINAES, os alunos passam a ser os únicos responsáveis por informar ao MEC a qualidade de seus Cursos.
	
	
	Marta tem razão em afirmar que o SINAES não considera sua participação quando avalia Cursos do Ensino Superior. Este sistema retira suas informações unicamente das visitas em loco dos avaliadores do MEC.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) foi criado pela lei 10861/04. Esse sistema é composto por três elementos principais, que são:
	
	
	
	apresentação do Projeto Político Pedagógico do curso, avaliação dos coordenadores de cursos e desempenho desses coordenadores
	
	
	avaliação da proposta pedagógica, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
	
	avaliação das instituições, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
	
	apresentação do Projeto Pedagógico do Curso, desempenho dos professores e dos alunos
	
	
	avaliação dos coordenadores de curso, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
Explicação:
O SINAES é composto por 3 elementos principais: avaliação das instituições, avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes
	
	
	
	 
		
	
		3.
		«Quando Marta e Maria começam a discutir, parece que o mundo acaba. Estas duas irmãs são como água e óleo... Lembro-me de uma vez em que Marta dizia ¿ser um absurdo ser obrigada a fazer o ENADE, já que no fim das contas o que faria seu Curso ser bom ou ruim era a qualidade dos alunos, e o MEC não tinha de ficar se intrometendo nisto...¿. Claro que Maria discordava dizendo que não se tratava de uma intromissão mas sim de um processo estritamente regulamentado, a favor da qualidade da educação no Ensino Superior, em nosso país...»
 
Se, no contexto do texto acima, tivéssemos que, como Maria, convencer Marta do valor deste "processo estritamente regulamentado", poderíamos afirmar que:
	
	
	
	As informações obtidas através do SINAES, que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.
	
	
	O MEC não é responsável pela avaliação do ENADE, e sem a própria Instituição de Ensino Superior. É ela que, com o resultado nas provas em mãos, define estratégias para melhoria ou manutenção de seus Cursos específicos.
	
	
	O SINAES não tem qualquer caráter de informação acerca da qualidade das IES. Seu objetivo é apenas validar os diplomas dos alunos, que finalizam seus Cursos, sendo impedido de recebê-los quando não fazem sãs provas.
	
	
	O SINAES (Sociedade Nacional de Avaliação do Ensino Superior) é um organismo ligado ao MEC, com o objetivo de auxiliar os Estabelecimentos de Ensino da rede privada a melhorar cada vez mais os Cursos oferecidos ao seu público.
	
	
	O ENADE não tem qualquer caráter de informação acerca da qualidade das IES. Seu objetivo é apenas validar os diplomas dos alunos, que finalizam seus Cursos, sendo impedido de recebê-los quando não fazem sãs provas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O SINAES, Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
	
	
	
	a participação do corpo discente, docente e técnico administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações;
	
	
	o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;
	
	
	avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;
	
	
	que a avaliação externa deve ser realizada pelos componentes da CPA - Comissão Própria de Avaliação, escolhidos pelos gestores acadêmicos de cada uma das instituições
	
	
	o caráter privado de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;
	
Explicação:
O SINAES deve assegurar a qualidade da educação superior ofertada pelas instituições e sua adequaão as normas e diretrizes legais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na década de 1990 no Brasil consolida-se a avaliação em larga escala da educação. Nesta mesma década o país passou a adotar e aderiu a quais instrumentos de avaliação?
	
	
	
	O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Sistema de Seleção Unificada (SISU)
	
	
	Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
	
	
	Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
	
	
	Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e Prova Brasil.
	
	
	Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Sistema de Seleção Unificada (SISU)  e Prova Brasil
	
Explicação:
A "febre avaliatória" das políticas públicas, com orientação dos organismos internacionais, chegou ao Brasil na décade de 1990 no contexto do neoliberalismo e do discurso da meritocracia e das avaliações como forma de selecionar, rankear e determinar distribuição de recurso. Assim, eclodem diversos modelos de avaliação da educação, como o ENEM e o SAEB. Além disso, o Brasil também passa a realizar a avaliação internacional da educação, o PISA.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sabemos que o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Sendo assim, é um importante elemento no processo de avaliação das IES (Instituições de Ensino Superior).
Sobre suas características, podemos afirmar:
I  -  Seu objetivo é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
II  -  É constituído da provapropriamente dita, e de um questionário socioeconômico do estudante (respondido em período anterior a data da prova através da página do INEP).
III  -  A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
 
	
	
	
	Todas são verdadeiras, exceto III.
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	
	Todas são falsas.
	
	
	Todas são verdadeiras, exceto II.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		«O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro...»
                                  (Música PARATODOS, de Chico Buarque)
 
O fragmento da música acima nos aponta para um dos conceitos mais fundamentais da Educação Contemporânea. Tal conceito tem se não sua origem, sua ênfase no meio acadêmico por meio de Boaventuda de Sousa Santos. Estamos nos referindo:
	
	
	
	À Xenofobia.
	
	
	À Diversidade Étnica.
	
	
	Ao Multiculturalismo.
	
	
	Ao Pluripartidarismo.
	
	
	Ao Etnocentrismo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abrail de 2004, analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Sobre suas características, podemos afirmar:
I  -  O processo de avaliação realizado pelo SINAES leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição. Apenas a análise do corpo docente não é levada em conta.
II  -  O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. 
III  -  As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados, porém, não são divulgados publicamente. 
 
	
	
	
	Somente III é falsa.
	
	
	Todas são falsas.
	
	
	Somente I é falsa.
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	Somente II é verdadeira.
	
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA
CEL0590_A2_201506158943_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CAMILA MENDES DOS SANTOS
	Matrícula: 201506158943
	Disc.: SEM.INT.EM PEDAGOGIA 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma  prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual.
Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem  a questões  importantes,  urgentes e presentes de várias  formas  na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.
 Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética.
Brasília: MEC/SEF,1997 (adaptado).
 
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver
 I. a consciência da condição sócio histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II. a consciência de uma sociedade  para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
III. o pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
IV. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando se e respeitando opiniões divergentes.
V. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
 
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	II, III, IV e V.
	
	
	I, IV e V.
	
	
	I e II.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I,II e III.
	
Explicação:
Os temas transversais constituem uma oportumidade de desenvolvimento democrático, plural e livre de preconceitos e exclusões sociais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O educador deve buscar, constantemente, estar atento aos conceitos que pairam sobre a sociedade contemporânea. Em se tratando da Escola, e sua inserção no contexto de uma sociedade cada vez mais plural, múltipla, não pode passar despercebido os conceitos abaixo, sobre a Cultura e suas implicações:
I - Diversidade cultural são as diferenças culturais entre as pessoas, como a linguagem, vestimenta e tradições, bem como a forma como sociedades organizam-se: a sua concepção da moral e da religião, a forma como eles interagem com o ambiente, etc.
II - Universalismo é uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. Defende que o bem e o mal são valores específicos a cada cultura.
III - Relativismo cultural é uma ideologia que argumenta que é possível identificar traços comuns em qualquer sociedade, como, por exemplo, a valorização da dignidade da pessoa humana e a proteção contra opressão ou arbítrio. Nessa esteira, afirma-se a ideia de um núcleo mínimo de direitos os quais merecem a salvaguarda em nível global.
 
	
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	Todas são falsas.
	
	
	Somente II é verdadeira.
	
	
	Somente I é verdadeira.
	
	
	Somente I é falsa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		. Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir. I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital. II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo. É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	a) I e II.
	
	
	b) II e IV.
	
	
	e) I, III e IV.
	
	
	d) I, II e III.
	
	
	c) III e IV.
	
Explicação:
A adoção das TICs na educação básica promove a democratização de oportunidades e criaçãode novas formas de aprendizagem e de comunicação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em se tratando de desenvolvimento do pensamento humano, ou mesmo que qualificação dos tipos de conhecimento que nos cercam, podemos afirmar que:
I - O Senso Comum é formado por sentimentos, desejos e misticismo. No seu dia-a-dia o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar...
II - O Conhecimento Científico é formado através da razão e de forma metodologicamente rigorosa procurando excluir, do seu contexto, as emoções, as crenças religiosas e os desejos do homem.
III - O Conhecimento Filosófico se opõe tanto ao Senso Comum como ao Conhecimento Científico, já que por um lado tem como base a Mitologia; e por outro porque é incapaz de oferecer certezas absolutas, como a Ciência. 
 
	
	
	
	Somente II é falsa.
	
	
	Todas são verdadeiras, exceto III.
	
	
	Somente II é verdadeira.
	
	
	Todas são falsas.
	
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma das definições de ciência é "o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona, através da utilização da pesquisa e com um método objetivo". Neste sentido, o conhecimento científico se distingue do conhecimento adquirido através do Senso Comum. 
Sobre o Senso Comum, podemos afirmar:
I  -  O senso comum é uma forma de conhecimento objetiva, ao permitir que a expressão de sentimentos, opiniões e de valores pessoais interfira quando observamos as coisas a nossa volta.
II  -   O senso comum é considerado uma forma inválida de conhecimento, por não ser científico. Ele atrapalha o homem que procura resolver ou superar suas necessidades do dia-a-dia. 
III  -  O senso comum é formado por sentimentos, desejos e misticismo, diferenciando-se do conhecimento científico, que é formado através da razão e de forma metodologicamente rigorosa.
	
	
	
	Somente II é verdadeira.
	
	
	Somente III é verdadeira.
	
	
	Somente I é falsa.
	
	
	Todas são falsas.
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Um dos temas transversais fundamentais na reflexão acerca da Educação no Brasil é a CULTURA. Porém, é necessário superar as noções do senso comum sobre este conceito, a fim de melhor compreendê-lo, bem como melhor abordá-lo, em nossa atuação pedagógica.
Sobre a compreensão de CULTURA neste contexto, podemos afirmar:
I - A cultura se desenvolveu da possibilidade da comunicação oral e de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o aparato biológico humano. Então, que tudo o que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
II - Uma vez parte da estrutura humana, a cultura define a vida, e o faz não através das pressões de ordem material, mas de acordo com um sistema simbólico definido, que nunca é o único possível.
III - A cultura constitui a utilidade, serve de lente através da qual o homem vê o mundo e interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas.
Embora nenhum indivíduo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo.
	
	
	
	Todas são falsas
	
	
	Somente II é falsa
	
	
	Somente III é verdadeira
	
	
	Somente I é verdadeira
	
	
	Todas são verdadeiras
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		. A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses ¿valores¿ se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwaresde codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado). O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
	
	
	
	d) Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwaresde codificação.
	
	
	b) Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	
	
	a) Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
	
	
	c) Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
	
	
	e) Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	
Explicação:
Representa a democratização  do acesso e da enteligibilidade da população à comunicação de massa.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A arte é uma forma criativa de como a humanidade expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na literatura, entre tantas outras. Porém, ao longo da Jornada da Humanidade ela se manifestou de forma diferenciada, acompanhando aquele contexto histórico.
Poremos destacar, por exemplo, grandes obras literárias como "Romeu e Julieta", de Shakespeare; ou "Dom Quixote de La Mancha", de Cervantes. Ou ainda "Os Luzíadas", de Camões. Todas estas obras, porém, devem ser entendidas em seu contexto Histórico; podemos afirmar, assim, que elas pertencem ao(à):
	
	
	
	Idade Contemporânea
	
	
	Pré-História
	
	
	Idade Antiga
	
	
	Idade Média
	
	
	Idade Moderna
		Aluno: CAMILA MENDES DOS SANTOS
	Matrícula: 201506158943
	Disc.: SEM.INT.EM PEDAGOGIA 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O termo Biodiversidade foi originado em 1980 por Thomas Lovejoy e desde 1986 a nomenclatura tem sido usada no que se refere à diversidade da natureza viva. Com relação à Biodiversidade brasileira podemos afirmar: I - O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos do mundo. II - Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. III - Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. IV - Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de elefantes e leões em sua fauna. Estão corretas:
	
	
	
	As alternativas I, II e IV.
	
	
	As alternativas I, III e IV.
	
	
	As alternativas I, II e III.
	
	
	Todas as alternativas.
	
	
	As alternativas II, III e IV.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa que nos ajuda a entender o conceito de Sustentabilidade:
	
	
	
	É uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente em que vivem.
	
	
	É o termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidadesatuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, atuando dessa forma, com consciência ecológica para preservação do planeta.
	
	
	É a contaminação dos rios e mares, a poluição do ar, as queimadas e assim por diante.
	
	
	É o estudo da variedade de espécies de organismos mortos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta.
	
	
	É caracterizado por diferentes oportunidades de atuar nos ambientes.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Plano Nacional de Educação (PNE) inclui 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos. Entre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. Esse plano também pré a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério.
BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE. Disponível em:http://www.brasil.gov.br>. Acesso em: 4 jul. 2014
A Lei n.° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:
Art. 5°. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas
Art. 10. O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PNE e com os respectivos planos de educação, a fim de viabilizar sua plena execução.
Art. 13. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Considerando as informações acima, conclui-se que o PNE:
	
	
	
	Disponibiliza para os gestores escolares o crescimento de 10% dos investimentos do PIB em educação, ao ano, durante os próximos 10 anos e um Sistema Nacional de Avaliação para verificar a efetivação das diretrizes e metas dispostas no referido Plano.
	
	
	Estabelece que a melhoria da educação básica - universalização do acesso à educação infantil, aumento de vagas no ensino superior, maior investimento em educação em tempo integral e em educação profissional - evidencia a base para o desenvolvimento, pois o crescimento econômico é o indicador do percentual de recursos do PIB a ser aplicado em educação.
	
	
	Prevê meta de aplicação de 10% do PIB em educação, sinalizando que os gestores escolares terão 10 vezes mais possibilidades de atingir patamares mais elevados de educação nos próximos 10 anos, pois vincula os investimentos com a educação aos níveis de desenvolvimento do país, aferido pelo PIB.
	
	
	Possibilita ao país iniciar seu processo de desenvolvimento, pois prevê aumento anual de 10% nos patamares de aplicação do PIB em educação e sistema de monitoramento da aplicação de investimentos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, a ser instituído nos próximos dois anos.
	
	
	Permite planejar a educação para os próximos 10 anos e institui mecanismos de monitoramento e avaliação, tanto da execução do plano como da qualidade da educação, por meio do estabelecimento de metas educacionais e definição dos investimentos a serem disponibilizados para o alcance dessas metas.
	
Explicação:
Estabelece metas de melhoria de qualidade com também de avalição dos resultados obtidos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em primeira impressão, o abastecimento de água parece realmente inesgotável, mas se for considerado que 97 % (noventa e sete por cento) é água salgada, não utilizável para a agricultura, uso industrial ou consumo humano, a impressão já muda. Agrava-se o problema porque, da quantidade de água doce existente 3 % (três por cento), apenas uma pequena parcela desta água é aproveitável, pois a maior parte encontra-se presente na neve, em forma de gelo ou em lençóis subterrâneos situados abaixo de uma profundidade de 800 m, tornando-se inviável ao consumo humano. Diante dessa questão temos nas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental:
	
	
	
	a educação infantil deve trabalhar apenas questões do meio ambiente nacional.
	
	
	Deve ser tratada pela ação das famílias.
	
	
	a temática do meio ambiente está definida nos temas transversais.
	
	
	Só deve ser tratada quando constar no livro didático. Deve ser tratada pela ação das famílias.
	
	
	essa temática deve ser tratada a partir do ensino médio.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com a globalização da economia social por meio das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras, e de suas práticas. Cada vez mais, é necessário combinar as políticas públicas que priorizam modernidade e competitividade com o esforço de incorporação dos setores atrasados, mais intensivos de mão de obra.
Disponível em: http://unpan1.un.org Acesso em: 04 de agosto 2014 (adaptado).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:
I - O terceiro setor é uma mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público representado pelo Estado, e o privado, representado pelo empresariado em geral.
II - É o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras, políticas e ambientais.
III. A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Está CORRETO o que se afirma em:
 
	
	
	
	II e III, apenas
	
	
	I, apenas
	
	
	II, apenas
	
	
	I e III, apenas
	
	
	I, II e III apenas
	
Explicação:
Nem sempre é o terceiro setor o responsável pela viabilidade dos recursos educativos nem da transmissão dos conhecimentos industrais e econômicos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		«As políticas públicas são formuladas principalmente por iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente, a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos...».
Cada vez mais a afirmação acima é matéria de debate no âmbito escolar. Sejam nos Conselhos Escolares, seja nas conversas animadas e reivindicativas entre os discentes do Curso de Pedagogia, parece que ¿políticas públicas¿ é o conceito-chave para a melhoria do modelo educacional brasileiro. Porém, muitas vezes, não se avança além destes debates! Poderíamos afirmar, inclusive, que um dos motivos para tal é a falta de consciência de que:
I - A participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas em alguns casos é assegurada na própria lei que as institui.
II - Em alguns casos, como na Educação e na Saúde, a sociedade participa (ao menos em tese) mediante os Conselhos municipal, estadual e nacional.
III - Audiências públicas, encontros e conferências setoriais são também instrumentos que devem se afirmar como forma de envolver os diversos seguimentos da sociedade em processo de participação e controle social.
	
	
	
	Todas são falsas.
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	Somente III é verdadeira.
	
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	
	Todas são falsas, exceto I.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Educação Ambiental tem sido cada vez mais, foco de atenção nas perspectivas pedagógicas contemporâneas. Neste contexto, é fundamental que os Educadores não se deixem trair frente aos inúmeros conceitos que são apresentados. Dentre eles, vale destacar:
	
	
	
	O NATURALISMO: a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens (a terrestre, a marinha e aquática) e a variedadeno interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas.
	
	
	A BIODIVERSIDADE: a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens (a terrestre, a marinha e aquática) e a variedade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas.
	
	
	O ECOSSISTEMA: a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens (a terrestre, a marinha e aquática) e a variedade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas.
	
	
	O AMBIENTALISMO: a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens (a terrestre, a marinha e aquática) e a variedade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas.
	
	
	A ECOLOGIA: a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens (a terrestre, a marinha e aquática) e a variedade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Uma idéia e um aparelho simples devem, em breve, ajudar a salvar vidas de recém-nascidos. Idealizado pelo mecânico argentino Jorge Odón, dispositivo que leva seu sobrenome desentala um bebê preso no canal vaginal  e, por mais inusitado que pareça, foi criado com base em técnica usada para remover rolhas de dentro de garrafas. O aparelho consiste em uma bolsa plástica inserida em uma proteção feita do mesmo material e que envolve a cabeça da criança. Estando o dispositivo devidamente posicionado, a bolsa é inflada para aderir à cabeça do bebê e ser puxada aos poucos, de forma a não machucá-lo. O método de Odón deve substituir outros já arcaicos, como o de fórceps e o de tubos de sucção, os quais, se usados por mãos maltreinadas, podem comprometer a vida do bebê, o que, segundo especialistas, não deve acontecer com o novo equipamento.
Segundo The New Yor Times, a idéia recebeu apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e já foi até licenciada por uma empresa norte-americana de tecnologia médica. Não se sabe quando o equipamento começará a ser produzido nem o preço a ser cobrado, mas presume-se que ele não passará de 50 dólares, com redução do preço em países mais pobres.
GUSMÃO, G. Aparelho deve facilitar partos em situação de emergência. Disponível em HTTP://exame.abril.com.br. Acesso em: 18 nov. 2013 (adaptado).
Com relação ao texto acima, avalie as afirmações a seguir:
    I - A utilização do método de Odón poderá reduzir a taxa de mortalidade de crianças ao nascer, mesmo em países pobres.
    II - Por ser uma variante dos tubos de sucção, o aparelho desenvolvido por Odón é resultado de aperfeiçoamento de equipamentos de parto.
    III - Por seu uso simples, o dispositivo de Odón tem grande potencial de ser usado em países onde o parto é usualmente realizado por parteiras.
    IV - A possibilidade de, em países mais pobres, reduzir-se o preço do aparelho idealizado por Odón evidencia preocupação com a responsabilidade social.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	II, III e IV
	
	
	II e III
	
	
	I e IV
	
	
	I, III e IV
	
	
	A - I e II
	
Explicação:
Esse aparelho simples nãoé uma variação dos aparelhos de sucção.
		Aluno: CAMILA MENDES DOS SANTOS
	Matrícula: 201506158943
	Disc.: SEM.INT.EM PEDAGOGIA 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Adaptado Unicentro (2011) -  Acerca das relações de gênero, é correto afirmar:
	
	
	
	O conceito de gênero se refere às condições de origem psicológicas e biológicas.
	
	
	A visão feminina é constantemente romântica, e, por isso, deve-se ater ao direito à maternidade, mas não à igualdade de condições no trabalho.
	
	
	A desigualdade entre homens e mulheres é historicamente construída, ou seja, não é uma desigualdade natural.
	
	
	A discussão sobre a violência doméstica não deve entrar em pauta nas discussões sobre gênero.
	
	
	A discussão sobre a identidade corporal e a sexualidade feminina não fazem parte das análises sobre questões de gênero.
	
Explicação:
Essa desigualdade não tem explicações biológicas, mas são totalmente construídas socialmente, através da manutenção das ideias patriarcais e sua lógica de dominação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com relação aos Direitos Humanos, podemos afirmar que são direitos de toda pessoa, EXCETO:
	
	
	
	Toda pessoa tem direito à instrução técnico profissional, bem como a instrução superior, sendo esta baseada no mérito.
	
	
	toda pessoa tem direito à vida.
	
	
	toda pessoa tem direito à liberdade de expressão.
	
	
	todo ser humano tem capacidade para gozar direitos.
	
	
	toda pessoa tem o direito à educação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com os Direitos Humanos é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	Os direitos humanos somente serão exercidos por pessoas que fizerem tratados com a ONU.
	
	
	Todo ser humano tem direito a liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios.
	
	
	A escravidão ou servidão bem como o tráfico de escravos são lícitos em países cuja prática da escravidão é considerada dever religioso.
	
	
	Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades, sem quaisquer distinções.
	
	
	Toda pessoa tem direito à instrução técnico profissional, bem como a instrução superior, sendo esta baseada no mérito.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(Unicentro 2011)  As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar, enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar¿, constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ECHEVERRIA, Malu. Brincadeira não tem sexo: meninos e meninas podem  "e devem"  brincar do que tiverem vontade. In: Revista Crescer. ed. 139, jun. 2005. [online] Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2009.
Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar:
	
	
	
	O termo "sexo" distingue as diferenças anatômicas, e o termo "gênero", as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres.
	
	
	As brincadeiras de crianças, assim como o modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos antes mesmo do encontro com as instituições sociais.
	
	
	As relações de gênero são universais e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais.
	
	
	O processo de socialização disciplina os corpos quanto aos modos de agir, porém esse aprendizado não interfere nos modos de ser dos sujeitos sociais.
	
	
	O gênero é uma construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres.
	
Explicação:
A construção de identidades de gênero temmais relação ocm as relações socio-culturais que propriamente com atributos físicos ou emocionais de homens e mulheres. 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre as relações entre formação ético-moral e educação formal no Brasil pode-se afirmar que:
	
	
	
	A formação ético-moral como tarefa da escola é legitimada nas diretrizes contemporâneas de educação no Brasil, compreendida como aprendizagem de valores que propiciam o exercício da cidadania.
	
	
	A formação ético-moral é reconhecida, desde a década de 1980, como âmbito de atuação da família e da sociedade, cabendo à escola a formação técnico-científica.
	
	
	A educação formal contemporânea recusa a formação ético-moral por sua perspectivanormativa.
	
	
	A formação ético-moral é reconhecida nas diretrizes contemporâneas de educação no Brasil como tarefa da escola, a fim de demonstrar aos alunos os exemplos do bom e o justo na convivência em sociedade.
	
	
	A formação ético-moral foi muito presente em meados do séc. XX na disciplina "Moral e Cívica", mas não permeia mais a educação desde a década de 1990.
	
Explicação:
A formação ético-moral deve ser realizada pela escola pela possibilidade de contar com professores especialmente formados para esse fim, além de proporcionar essa reflexão em plena fase de desenvolvimento do aluno.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		FGV 2014 - Analise os fragmentos a seguir: I. João constrange Maria, por meios violentos e esta sofre lesões corporais de natureza grave que a levam a óbito. II. Joaquim constrange Benedita cotidianamente, por meio de grave ameaça, porém, chega a espanca-la quando se embriaga. A partir das situações apresentadas nos fragmentos I e II, nos leva a refletir sobre a situação da mulher, nesse caso podemos afirmar:
	
	
	
	A modernização social é a principal responsável, pois conduziu as mulheres à banalização de todas as formas de violência.
	
	
	Nossa sociedade ainda mantém uma concepção arraigada de que é natural e correto que os homens dominem as mulheres (patriarcalismo), sob qualquer condição.
	
	
	A autoridade masculina foi transferida da esfera pública para a vida privada.
	
	
	As mulheres devem submissão às autoridades constituídas.
	
	
	A interferência do Estado na vida privada, com a criação de leis de proteção à mulher.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Adaptada (Uepb 2013) - Sobre as lutas do movimento feministas, todas as alternativas são verdadeiras EXCETO?
	
	
	
	A violência física contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias.
	
	
	A opressão ao sexo feminino nas empresas se dá na prática do assédio e abuso sexual em troca da manutenção do emprego e das promoções de cargos.
	
	
	A discriminação histórica contra a mulher não é fruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.
	
	
	A marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se veste.
	
	
	A mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.
	
Explicação:
Essa discriminação é totalmente resultante da soecidade patriarcal e das formas de poder inerentes a ela.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		«Quando as irmãs, gêmeas, Marta e Maria começaram a procurar emprego, não tinham ideia do que as esperava. Ambas estavam noivas e afirmavam que apenas se casariam quando tivessem não somente "independência econômica", mas também e principalmente, e "equiparação salarial" de seus respectivos noivos. A duras penas, perceberam que a empreitada que enfrentariam era muito mais complexa que pensavam...».
A luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho tem sido uma das características do próprio processo de desenvolvimento da sociedade. No caso acima, as irmãs Marta e Maria enfrentariam com mais firmemente sua batalha se tivesses consciência de que:
I - As mulheres constituem 70% dos mais pobres no mundo, nos últimos 20 anos, o número de mulheres que vive abaixo da linha de pobreza cresceu 50%.
II - No Brasil, de todas as pessoas que recebem o salário mínimo, 53% são mulheres; o preço da hora de trabalho de uma mulher chega, em média, a custar 14,3% menos do que aquela paga a um homem.
III - As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.
	
	
	
	Todas são falsas, exceto I.
	
	
	Somente III é verdadeira.
	
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	Todas são falsas.
		no: CAMILA MENDES DOS SANTOS
	Matrícula: 201506158943
	Disc.: SEM.INT.EM PEDAGOGIA 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A partir da Lei 9.394/96 tivemos o estabelecimento de novas diretrizes para a escola pública. Nesse aspecto podemos afirmar, marque a resposta certa:
	
	
	
	Foi criado o modelo de educação que superou as diferenças entre público e privado.
	
	
	A gestão escolar deveria se consolidar com base em princípios democráticos.
	
	
	O Diretor deixa de fazer parte da equipe de gestão.
	
	
	O curso de Pedagogia não formaria para os quadros da rede pública.
	
	
	A Lei estabeleceu o modelo 3 + 1.
	
Explicação:
A gestão escolar precisa estar apoiar os mecanismos de gestão democrática da escola pública.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Parecer CFE Nº 252/69 estabeleceu para o currículo do curso de Pedagogia, uma parte comum a todos os profissionais (disciplinas básicas que preparavam para a docência) e uma parte diversificada para cada habilitação. Podemos identificar essas habilitações como:
	
	
	
	Bacharelado, Inspeção e Licenciatura.
	
	
	Supervisão, Administração educacional, Inspeção e Orientação educacional.
	
	
	Pedagogia, Docência, Bacharelado e Licenciatura.
	
	
	Secretariado, Supervisão e Inspeção.
	
	
	Docência, Formação pedagógica, Inspeção e Ouvidoria.
	
Explicação: Através da Resolução CNE/CP Nº 1/2006 ficou claramente definido como foco do curso a docência, tanto na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental como no antigo curso Normal e também atuar no planejamento, avaliação e gestão de projetos e programas educativos em ambientes não escolares.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com relação ao modelo do projeto pedagógico do curso da Estácio, podemos afirmar, marque a resposta certa:
	
	
	
	Na formação do professor, que agora é apenas responsável por repassar conteúdos, observa-se que cotidiano escolar pressiona no sentido de uma ressignificação constante desses conteúdos.
	
	
	Houve ajuste no eixo de formação, tornando-o específico à formação do gestor escolar, no momento em que definiu não ser a docência uma atividade do exercício do magistério em sala de aula.
	
	
	Foram incluídas as atividades de gestão, orientação e coordenação de atividades do processo ensino/aprendizagem, somente nos últimos períodos do curso.
	
	
	As disciplinas e demais componentes curriculares foram organizados e detalhados em planos de aula específicos dentro de uma mesma concepção pedagógica, respeitando os princípios da contextualização, interdisciplinaridade, necessários ao atendimento de uma população de educandos de origens diversas e plural.
	
	
	São diferentes planos de ensino no curso, cada um atendendo a uma realidade regional.
	
Explicação:
A Instituição trabalha com um modelo nacional, no qual as disciplinas apresnetam um plano de aula com metodologia e avaliações padronizadas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Por força do Art. 63 da LDB, a formação dos docentes para Educação Infantil e para as primeiras séries do Ensino Fundamental, seria feita no interior do curso normal superior, criado dentro dos institutos Superiores de Educação. Essa medida foi considerada pelos educadores, marque a resposta certa:
	
	
	
	Dividiu a classe, pois um grande grupo aprovava.
	
	
	Aprovada por todas as entidades profissionais da área.
	
	
	Aprofundamento do processo de formação.
	
	
	Avanço pois os professores teriam formação específica.
	
	
	Retrocesso no que diz respeito à formação de professorespara Educação Básica.
	
Explicação:
Foi um retrocesso a medida que os Institutos superiores de Educação não fazem pesquisa como objeto gerador de conhecimento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Resolução CNE/CP Nº 1/2006 aconteceu após muita discussão provocada pelo artigo 64 da LDB que determinava que o curso de Pedagogia não seria mais responsável pela formação dos professores para o ensino fundamental e educação infantil. Podemos dizer que essa resolução definiu, entre outras propostas:
	
	
	
	Uma graduação nos moldes de um bacharelado (três anos) e com a possibilidade de, se o aluno desejasse, complementar seus estudos (mais um ano), com as disciplinas pedagógicas.
	
	
	Formar o técnico em educação para atuar nos órgãos públicos que conduziam a política educacional no país.
	
	
	A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica seria feita em cursos de pós-graduação.
	
	
	Estabeleceu que a formação de docentes para atuar na educação básica seria feita em institutos superiores de educação.
	
	
	O curso de Pedagogia passa a ter como foco a docência, tanto na educação infantil como nos anos iniciais do ensino fundamental.
	
Explicação: Através da Resolução CNE/CP Nº 1/2006 ficou claramente definido como foco do curso a docência, tanto na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental como no antigo curso Normal e também atuar no planejamento, avaliação e gestão de projetos e programas educativos em ambientes não escolares.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		«Quando as irmãs, gêmeas, Marta e Maria começaram
 
Dentre as várias contribuições do Educador Paulo Freire ao pensamento pedagógico brasileiro, destaca-se (em especial a partir de sua obra Pedagogia da Autonomia) o conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO. Como ele afirma, esta contextualização se dá pela problematização do tema a ser abordado, pela provocação do espírito investigativo do aluno, de sua curiosidade, para a construção de um conhecimento pessoal significativo e relevante. É neste sentido que cada ao educador, que quer assumir este conceito em sua prática cotidiana, interrogar:
I - Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida?
II - Por que não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamental aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?
III - Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um "tal descaso" dos governantes pelas áreas dos pobres da cidade?
Das interrogações acima, é/são pertinente(s) ao conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO de Paulo Freire:
	
	
	
	Somente II e III.
	
	
	Somente I e II.
	
	
	Somente I.
	
	
	Somente II.
	
	
	Todas elas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Depois de anos de discussão aconteceu a reformulação do curso de Pedagogia, a proposta atual é que a formação deve ser cumprida pelas instituições de ensino superior do país. Marque a alternativa que aponta a legislação que consolidou essa mudança:
	
	
	
	Constituição Federal de 1988 e Lei Federal 9394/96.
	
	
	Parecer CFE Nº 252/69 e a Resolução CFE Nº 2/69.
	
	
	Decreto 1.190 de 1939.
	
	
	Lei 5.540/68.
	
	
	Parecer Nº 5/2005 e Resolução CNE/CP Nº 1/2006.
	
Explicação:
O paracer 05/2005 traz as propostas e posições sobre as formas de organização do curso de Pedagogia e de titulação a ser oferecida.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Conhecer a História do Curso de Pedagogia é fundamental para se perceber os avanços (e também os limites) que o caracterizam hoje. O curso de Pedagogia, depois da reforma universitária de 1968, passou a ser oferecido no espaço da Faculdade de Educação e foi reestruturado com base no Parecer do Conselho Federal de Educação- CFE Nº 252/69.
 
Esse parecer estabelece uma parte comum a todos os profissionais (disciplinas básicas que preparavam para a docência) e uma parte diversificada para cada habilitação. podemos reconhecer como estas habilitações, EXCETO:
	
	
	
	Orientação
	
	
	Inspeção
	
	
	Docência
	
	
	Supervisão
	
	
	Administração
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando