Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO
JAQUELINE FERREIRA
O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E SUAS INTERAÇÕES: UMA LEITURA A PARTIR DAS SUTILEZAS VIVIDAS POR UMA ESTAGIÁRIA 
BIGUAÇU, 2019/2
JAQUELINE FERREIRA
O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E SUAS INTERAÇÕES: UMA LEITURA A PARTIR DAS SUTILEZAS VIVIDAS POR UMA ESTAGIÁRIA 
Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, Curso de Pedagogia EAD, 6º período da Universidade do Vale do Itajaí, Campus de Biguaçu. Professora: Rosane Maria de Godoy
Biguaçu 2019/2
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. Identificação do/A acadêmico/a
 
 Sou acadêmica Jaqueline Ferreira do curso de pedagogia do sexto período da UNIVALI, tenho como objetivo do estágio ampliar meus conhecimentos, descobrindo o caminho que devo seguir, juntando a teoria com a prática, contribuindo assim para a minha formação docente, a observação, a ação e a intervenção são instrumentos importantes para minha integração na vida acadêmica. 
1.2. Identificação da instituição concedente de campo de estágio
 Minha observação foi realizada no E.B.M. Prof. Donato Alípio de Campos pertence.
A rede municipal de Biguaçu, onde no período de 12 horas estive acompanhando as aulas. A instituição atende atualmente 426 alunos no total, sendo dez turmas no período matutino e dez no vespertino.
Localiza-se na rua treze de maio 326- Prado no município de Biguaçu.
Minha observação foi realizada no E.B.M. Prof. Donato Alípio de Campos. 
 (Imagem 1 – 2019.2: Frente do E. B. M. Prof. Donato Alípio de Campos .) 
 
 2. INTRODUÇÃO 
 
 O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações, ações pedagógicas e intervenções relacionadas ao estágio supervisionado dos anos iniciais, compreender a prática dentro da sala e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa. 
	O estágio supervisionado nos anos iniciais salienta a importância de uma prática docente dinâmica e lúdica o professor deve ser um mediador do conhecimento, utilizando vários métodos de ensino para estimular os alunos a questionar, pensar, inventar e solucionar problemas ao realizar aulas criativas o professor despertará a curiosidade e irá torna-los coatores de suas próprias histórias.
 Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas em um período de 50 horas, sendo 12 horas de observação, 6 horas de pesquisa e produção de materiais didáticos, 2 horas para aprovação do plano de ação 10 horas de ação pedagógica e 20 horas de intervenção no primeiro ano do ensino fundamental.
3. DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE CAMPO DE ESTÁGIO
	
 A Escola Básica Municipal “Professor Donato Alípio de Campos” foi autorizada a funcionar de 1ª a 4ª série mediante o Decreto Municipal nº 02/80, com o nome de Grupo Escolar Municipal “Professor Donato Alípio de Campos”.
	O G.E.M. “Professor Donato Alípio de Campos”, teve sua aula inaugural no dia 1º de abril de 1981 com apenas uma sala de aula semi pronta e duas professoras regendo classe, uma em cada período. No decorrer do ano, o prédio foi concluído. Sendo inaugurado no dia 28 de março de 1981, pelo então prefeito João Brasil de Azevedo. 
	Funcionou até 1989 como Grupo Escolar, atendendo somente as séries iniciais e a partir de 1990, foi autorizado o funcionamento simultâneo de 5ª a 8ª série. Foi então que a Unidade Escolar passou a se chamar Escola Básica Municipal “Professor Donato Alípio de Campos”. A escolha do nome da instituição se deu em homenagem o primeiro professor do município de Biguaçu. 
 Conforme o Projeto Político Pedagógico. Rede Municipal de Biguaçu; 2015da instituição a concepção de aprendizagem é um processo continuo que promove o desenvolvimento do ser humano. Consiste na internalizarão dos conceitos do grupo social a que o sujeito pertence, pela sua interação com o meio e com os outros sujeitos. É uma troca recíproca, em que um indivíduo aprende com o outro.
A missão PPP é oferecer uma educação de qualidade, através de uma gestão democrática participativa, respeitando as diversidades e as prescrições legais. Sua visão é ser referencia em educação, atingindo níveis de excelência nos serviços educacionais prestados a comunidades. Possuindo como objetivo nortear as ações pedagógicas e administrativas, visando a excelência dos serviços prestados, pressupostas e enfrentamento dos desafios cotidiano do contexto escolar. 
3.1. Aspectos históricos, socioeconômicos e culturais.
 A reputação da instituição para a comunidade é satisfatório, possuindo uma equipe pedagógica competente que visa uma aprendizagem de qualidade para os alunos. A composição racial é de afros descendentes, brancos e bugre, todos são tratados de forma igualitária, não havendo discriminação, tanto a composição racial, quanto à socioeconômica. As faltas dos professores têm que ser justificadas. Há algumas regras na instituição, os alunos têm que usar o uniforme, chegadas tardias o estudante só entrará em sala com autorização da equipe pedagógica, é proibido usar bonés, mastigar chiclete, riscar carteiras, paredes entre outras.
A escola é mantida pela prefeitura Municipal de Biguaçu, através da secretaria Municipal de Educação, possuindo outros recursos financeiros como a cantina e associação de pais e professores. 
3.2. Infraestrutura física
A escola possui as seguintes divisórias: uma secretaria, uma sala de direção, uma sala da equipe pedagógica, uma sala de apoio pedagógico, uma sala de informática, uma biblioteca, uma sala para os professores, uma sala para Atendimento Educacional Especializado, uma sala para o laboratório de Ciências, uma cozinha, uma cantina, cinco banheiros, destes, dois para professores e funcionários – um masculino e um feminino, e dois para estudantes; um com chuveiro (Educação Especial), dois depósitos – um de materiais de Educação Física e um de materiais de limpeza; dez salas de aula, das quais, cinco são ocupadas com as Séries Iniciais e cinco com as séries finais do ensino fundamental.
Sua estrutura está em bom estado de conservação, sua última reforma em 2011. O piso de todos os ambientes da instituição é de fácil limpeza, seus acessos não são adequados para pessoas com deficiência, pois há duas escadas uma na entrada e outra para ter acesso as salas dos anos iniciais. Com o aumento da população o prédio já sofreu varias ampliações e o pátio ficou reduzido. 
. 
	
	 
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
4.1 Observação 
 Iniciei o estágio de observação conhecendo a estrutura da escola, as salas e os procedimentos pedagógicos que permeiam as atividades dos professores esta prática oportuniza a construção de uma docência mais crítica.
 Por meio da observação e orientada por protocolos, tive como objetivo conhecer como é organizado o tempo e os espaços na instituição no ambiente de aprendizagem, a relação professor- aluno, aluno- aluno.
O ambiente é organizado com os trabalhos dos alunos expostos nas paredes, há dois cartazes, um do lado da lousa com a família silábica e o outro em cima da lousa com o alfabeto, sendo um ambiente harmonioso, onde os alunos sintam-se acolhidos. Todos os discentes possuem livros, sendo adequado a sua faixa etária (1º ano do ensino fundamental).
 Ao iniciar a aula a professora interage com todos os alunos, dando boa tarde, dependendo da atividade proposta para o dia a professora corrige os deveres ou inicia um novo assunto. Os alunos comunica-se para trocar informações, ajudar os colegas a realizar atividade. Todos os alunos tem umaboa comunicação entre eles e professora. 
 As carteiras são organizadas em fileiras, do lado da lousa está à mesa da professora, no fundo da sala possui um armário em que a professora guarda seus materiais e ao lado possui outro armário, uma está livro infantil e na outra está quebra-cabeça, jogo da memória, entre outros jogos.
Durante a aula a professora movimenta-se pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os discentes a responder as atividades, tentando dar atenção igualitária a todos, porém alguns têm mais dificuldades. 
 Os alunos do primeiro ano são tranquilos, criativos e alguns gostam de ser desafiados em buscas de novos conhecimentos, sendo que a professora deixa-os livres para trabalhar com autonomia os alunos apresentam ritmos diferentes na realização das atividades.
 A maior dificuldade de alguns alunos é associar o som da palavra e escrever, copiar as palavras corretamente da lousa entre outros, a professora auxilia dizendo para olhar o cartaz da família silábica. Após os alunos concluírem as atividades a professora corrige o caderno de cada um, aos que erraram a ela apaga e ensina como refazer e para quem acertou elogia.
 Durante a observação pude notar a relevância de uma boa relação entre professor aluno, com respeito, carinho e atenção, isto é fundamental, pois o professor deixará sua marca em seus alunos, sendo boa ou ruim, isso influenciará na vida de todos os alunos, seja com lembranças positivas da escola ou não. Freire afirma dizendo que:
 O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca (FREIRE, 1996, p.73).
 A professora tem uma boa relação de comunicação com os alunos, sempre auxiliando o desenvolvimento, os mesmos são unidos e companheiros; a docente tem mais de trinta anos de experiência na área da educação sendo nove anos na escola Donato com turmas do primeiro ano.
 As aulas são atrativas de uma forma dinâmica, sempre prendendo atenção de cada um, a turma é tranquila, sempre é orientado para não haver nenhuma forma descriminação sempre respeitar o próximo.
 A professora orienta os alunos a presta atenção nas aulas, não conversar, no momento da explicação exige silêncio absoluto, dando espaço para tirarem suas dúvidas e dar suas opiniões. 
 O trabalho é desenvolvido com um longo planejamento de acordo com as novas normas do BNCC – (2019), todo o contexto da aula é bem organizado e direcionado. 
 A professora disponibiliza um tempo para serem realizadas as atividades, pois cada um tem seu próprio desenvolvimento, porem tem alguns alunos com dificuldades falta de atenção, por esse motivo é chamado atenção acelerando a intervenção. 
 A turma possui uma criança com TEA em grau leve, possui uma segunda professora graduada em educação especial, esse aluno acompanha com algumas dificuldades, porém consegue realizar todas as atividades. 
 Os alunos acompanham satisfatoriamente os conteúdos proposto pela professora, eles se sentem desafiados, pois alguns não sabem ler e não conhecem os números ainda, dessa forma são instigados a superar suas dificuldades, auxiliando-os todo o momento, orientando o certo e o errado, sempre com objetivo de superação. 
 As atividades são corrigidas coletivamente, em alguns momentos é individual, quando muitos alunos não conseguem desenvolver atividade a professora imediatamente explica o conteúdo novamente. 
 A professora garante  uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em mente a formação individual da personalidade do aluno, pois ela auxilia os alunos a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
 O planejamento é de acordo com BNCC, seguindo uma sequência didática, a proposta desenvolvida pela professora de acordo com os objetivos a serem ensinados. 
 A Docente faz umas rápidas considerações dos conhecimentos prévios das crianças na aula anterior e relacionando com o novo conteúdo, todos são incentivados da mesma forma. 
 No decorrer das aulas, a professora faz leituras, algumas atividades são impressas, outras escritas na lousa, utiliza jogos, vídeos expressões corporais como dinâmica. Os conteúdos são abordados de forma atrativos e criativos, explicado de forma objetiva as atividades proposta do dia, logo em seguida os questionamentos são impostos de forma coletiva e gradativamente. 
 No decorrer dos dias as atividades foram impressas, formando palavras com as sílabas e contas de adição e subtração, a todo instante a professora interage com os alunos, auxiliando e tirando dúvidas. As perguntas mais frequentes eram “que palavra forma com essa sílaba”, “qual é a letra”, a docente interage de tal forma que desperta a curiosidade das crianças, são elaboradas perguntas que ajudam a desenvolver um vasto conhecimento dos alunos. 
A professora está sempre em formação, para cada conteúdo apresentado é utilizado o tempo necessário para compreensão de cada aluno, os conteúdos são planejados de forma adequados para os alunos do primeiro ano. No primeiro momento a professora instiga um debate para verificar se todos compreenderam objetivo do conteúdo e os alunos participam ativamente. 
 Os conteúdos são interdisciplinares, os alunos realizam as atividades e ao termino do dia realizam uma leitura.
4.2 Docência (intervenção) 
 No primeiro dia iniciei a aula organizando uma roda, onde comecei a leitura do livro beijo de bicho ( 2011), todos ficaram atentos, após tivemos um diálogo sobre a história, sugeri aos alunos que fizessem uma ilustração de uma parte da história que mais havia gostado e escrevesse o nome do animal desenhado. Em seguida pintaram os desenhos impressos com a história, as crianças leram o verso correspondente ao seu animal pintado e produziram um cartaz do livro beijo de bicho.
 As crianças se envolveram na contação da história, desenvolveram atividade proposta, reconheceram as imagens e conseguiram ler os versos da história. 
 
(Imagem 2 - 2019.2: Contaçao de história) 	 (Imagem 3 - 2019.2: Produção desenhos) 
 
 (Imagem 4 - 2019. 2: Construção do cartaz.) 	 (Imagem 5 – 2019. 2: Leitura da história
 No segundo dia de estágio iniciei a aula escrevendo na lousa os nomes dos animais, pedi que os alunos copiassem em seus cadernos, em seguida separam e contaram as sílabas. Após todos terminarem a atividade foi realizada a correção coletivamente colocando em ordem alfabética.
 No segundo momento escrevemos os nomes dos animais em papeis e colocamos dentro dos balões, os alunos encheram as bexigas e colamos na lousa formando uma árvore. 
No terceiro momento chamei os alunos para que estourassem os balões e lessem os nomes dos animais que havia escrito, percebi que grande parte das crianças reconheceu o sistema alfabético escrito na lousa.
Parao desenvolvimento de qualquer individuo a aprendizagem é indispensável, para uma criança aprender de forma significativa temos que contemplar as brincadeiras no seu cotidiano, pois através do lúdico o aluno aprende de forma prazerosa, sendo muito importante para seu desenvolvimento e seu convívio com o próximo. Para Santos:
 Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra na sociedade e constrói seu próprio conhecimento (SANTOS, 1991, p. 20).
 
 
 (Imagem 6 – 2019.2: Correção da atividade.) (Imagem 7 - 2019.2: Copiando a tarefa.)
 
 (Imagem 8 – 2019.2: Montagem da árvore.) (Imagem 9 – 2019.2: Árvore finalizada.)
 
 No terceiro dia de estágio fomos à videoteca para assistirmos os vídeos das músicas do sapo, a canoa virou, jacaré entre outros, fizemos uma roda onde dançamos cada musica. Retornamos para sala nos organizamos em grupos, utilizamos os cartazes e confeccionamos dobraduras dos bichinhos escolhidos das musicas. Dialoguei com cada grupo, pois cada um ficou com um tema de uma música diferente. 
Na medida em que os alunos foram finalizando as dobraduras, começamos a colar em um cartaz e cantávamos as músicas. Os alunos foram extremamente ativos, demonstrando muito interesse na atividade proposta.
(Imagem 10 – 2019.2: Assistindo os vídeos.)
 
 No quarto dia de estágio iniciei a aula produzindo um cartaz com papel pardo e fichas que possuía números de 0 a 80. Essas fichas foram distribuídas para os alunos, em seguida fui chamando os números em ordem crescente e cada um colava-o número no cartaz, um no lado do outro. No segundo momento utilizamos os números começamos a fazer operações de adição e subtração, os discentes resolviam as contas na lousa.
Cada aluno possui um ritmo de aprendizagem, desenvolvimento para compreender o conteúdo e realizar as atividades, cabe ao professor respeitar e aplicar o lúdico como uns de seus métodos de ensino, pois o discente se sentirá confiante, aumentará sua autoestima e sem medo de errar, pois é uma brincadeira, que estará contribuindo em sua formação. Dohme afirma dizendo:
 A primeira relação da criança com a aprendizagem é justamente o fato de a criança aprender a brincar, o fato de a brincadeira estar intimamente ligada à comunicação com outros indivíduos e ao contato com suas próprias emoções, o que favorece à criança, o desenvolvimento de sua autoestima e a formação de vínculos. (DOHME, 1998, p. 163). 
 
(Imagem 11 – 2019.2: Colocando os números em ordem crescente.) 
 
 (Imagem 12 – 2019.2: Resolução das contas de subtração.)
 
	 No quinto e último dia de intervenção assistimos episódios de uma série Shrek halloween, após retornarmos para a sala de aula e socializamos sobre a série. Os alunos fizeram ilustrações dos personagens que, mas se identificaram. 
	No segundo momento com as ilustrações prontas os alunos compartilharam seus desenhos e explicaram o motivo de ter escolhido tal personagem.
4.3 Ações Pedagógicas 
 
	Neste momento ajudei os alunos com mais dificuldades, a lerem textos, copiar corretamente as palavras da lousa e responder as atividades, resolverem problemas matemáticos, entre outras atividades propostas. 
Na semana das crianças entre os dias 8/10 e 10/10, foram oferecidas diversas brincadeiras, cama elástica, apresentação e um lanche coletivo para finalizar. Auxiliei os alunos durante as brincadeiras e quando houve desentendimentos. 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 											
 	Realizar o estágio supervisionado nos anos iniciais foi uma experiência muito significativa para minha formação docente, sendo um momento rico e importante em que pude contrapor a teoria com a prática. Este período de contato direto com o espaço educativo possibilitou refletir como se dá a atuação do pedagogo nos diversos contextos.
Em relação aos alunos observei a importância um bom planejamento, realizando aulas criativa, lúdica e dinâmica em que desperte o interesse de aprender, dar autonomia para os discentes resolverem seus problemas é fundamental, pois eles adquirem mais confiança, sendo muito importante estimular e incentivar os alunos a terem o hábito com a leitura. A sala tem que ser um local harmonioso, organizado e seguro para que eles sintam-se bem e haja trocas de conhecimentos.
 Durante as atividades propostas os discentes foram participativos, obtive as respostas esperadas, sendo um momento muito especial em que pela primeira vez tive o contato com os anos iniciais. Para concluir, este momento foi muito significativo e sendo de suma relevância estagiar nos anos iniciais.
	
REFERÊNCIAS
DOHME, V. D’ Ângelo: 32 idéias divertidas que auxiliam o aprendizado. São Paulo: Informal, 1998. Acesso em:
https://pedagogiaaopedaletra.com/ludico-matematica/. 15/11/2019.
Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos. Projeto Político Pedagógico. Rede Municipal de Biguaçu. Biguaçu 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Acesso em:
http://www.emdialogo.uff.br/content/relacao-professor-aluno-e-o-processo-de-ensino-aprendizagem-um-desafio-para-acao-docente. 15/11/2019.
	
Santos, Santa Marli Pires dos (Org). O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Acesso em:
https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-ludico-nas-series-iniciais/161612. 15/11/2019.
APÊNDICES
APÊNDICE A – Plano de Ação/Intervenção
Acadêmica: Jaqueline Ferreira
Código de matrícula: 5710022
Professora Orientadora de Estágio: Rosane Maria Godoy
instituição campo de estágio: EBM PROF DONATO ALIP IO DE CAMPOS
Endereço R. 13 de Maio - Prado, Biguaçu - SC, 88160-000.
Diretor/a: Filomena Padoan
Período de realização do Estágio (Ano/Semestre): 09/09 a 28/10 ano 2019/2
Turma: 1 ano
Professora: Maria do Carmo Sodré
Título do Plano de Ação: Animais 
Objetivo Geral do Estágio: Possibilitar conhecimentos teórico-práticos que permitam formar o educador, em sentido amplo, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissional.
Objetivos Específicos da pesquisa do estágio supervisionado: Preparar profissionais para o exercício da docência da educação dos Anos Iniciais.
1 aula 
Área do conhecimento: Português, ciências, arte.
Objetos do conhecimento: Interpretação de texto, leitura e escrita.
Habilidades/objetivos de aprendizagem: Expresse-se oralmente, liberdade de expressão, diferenças entre animais. 
Condução das atividades sequencia didática estratégia e recursos: 
Contação da historia beijo de bicho
Relato oral,
Ilustração da parte mais envolvente e nome dos animais
Pintura da gravura
Identificar cada gravura
Construção do cartaz
Primeiro momento: Iniciarei a aula com a leitura da historia que acontecera no espaço exterior no entorno da escola. Segundo momento: terá um dialogo sobre a historia deixando cada criança interagir de acordo com as possibilidades, abordando os habitat e alimentação dos animais. Terceiro momento: ao retornamos para sala, as crianças realizaram ilustrações da parte que mais despertou interesse. Quarto momento: será distribuído o desenho dos animais do texto para a pinturaQuinto momento: montagem do painel, o texto foi digitado pelo professor e recortado. Sexto momento: cada aluno ira ler com ajuda dos colegas as frases correspondente a da imagem que pintou em seguida colar parte da historia com a respectiva imagem.
Materiais utilizados: livro beijo de bicho, lápis de cor, folhas, impressão, papel pardo. 
Avaliação instrumentos e critérios: Observar o desenvolvimento dos alunos na atividade proposta, perceber se os alunos conseguem reconhecer a narrativa por imagens da sequencia da historia, qual a linha de raciocínio que desenvolvem para atribuir sentido das imagens.
Tps://www.google.com/search?q=alunos+separando+as+sílabas+fotos&rlz=1C1AVFA_enBR738BR738&sSXxsrf=ACYBGNRcBrH4RMPQiukR8lsN7qpePngCmw:1569954972076&source=lnms&tbm=	
2 aula
Área do conhecimento: Português, ciências, arte, matemática.
Objetos do conhecimento: Escrita compartilhada, lúdico.
Habilidades/objetivos de aprendizagem: Reconhecer o sistema de escrita alfabética, relacionar quantidade segmentar oralmente, distinguir letras do alfabeto.
Condução das atividades sequencia didática estratégia e recursos: listagem coletivamente nome dos animais em ordem alfabética
•Separação de silabas
•Contagem de silabas
•Apresentar as regras do jogo
•Arvore dos animais
 Iniciarei aula primeiro momento: escrevendo na lousa o nome dos animais, 
Os alunos devem transferir para o caderno, após será chamado aletoriamente para colocar em ordem alfabética as palavras.
Segundo momento: separar as silaba e fazer a contagem descobrindo qual numero.
Terceiro momento: começar o desenvolvimento do jogo será Com ajuda das crianças enchendo-os balões, e no seu interior terá gravuras dos animais do texto, após todos os balões prontos, desenhar um caule no quadro colar os balões ate forma uma arvore. Terceiro momento: apresentar as regras do jogo que será cada criança vai estorar um balão da sua preferencia 
O animal que estiver dentro do balão será do aluno, porem ele terá que escrever o nome do animal no quadro com ajuda de seus colegas e auxilio dos professores.
•Materiais utilizados: lápis, caderno, gravuras, balões.
Avaliação instrumentos e critérios: Perceber se a criança reconhecer o sistema de escrita alfabética; verificar se relaciona quantidade segmentar oralmente; analisar se a criança distinguir letras do alfabeto; observar por meio da ludicidade se a criança está desenvolvendo a função social da escrita e analisar como a criança supera as dificuldades e corrige falhas de aprendizagem.
 
Tps://www.google.com/search?q=alunos+separando+as+sílabas+fotos&rlz=1C1AVFA_enBR738BR738&sSXxsrf=ACYBGNRcBrH4RMPQiukR8lsN7qpePngCmw: 1569954972076&source=lnms&tbm=	
 3 aula
Área do conhecimento: Português, ciências, arte.
Objetos do conhecimento: Estimular o aprender, de forma lúdica.
 Habilidades/objetivos de aprendizagem: Oferecer momentos descontração Instigar curiosidade, desenvolvimentos cognitivos, motricidade motora, conhecimento musical. 
 Condução das atividades sequencia didática estratégia e recursos:
 •Vídeos de musicas
•Roda de dança, canto.
•Dobraduras dos animais
•Construção do cartaz com as receptivas musica.
•Caça-palavras
•Cruzadinha
Primeiro 11momento: levaremos os alunos para sala de vídeos, para assistirem musicas infantil a canoa virou sapo cururu, jacaré poio, minhoca entre outros. Segundo momento: brincar de roda e dança Terceiro momento: ao retornamos para sala fazer será realizado dobraduras do sapo, peixe, barco com auxilio da professora. Quarto momento: realizar Atividades com as letras das musicas, sapo, a canoa virou, jacaré, peixe. Produzir um cartaz com a montagem das frases das musicas e colagem das dobraduras Quarto momento: caça palavras, cruzadinha identificando as palavras.
Materiais utilizados: meios digitais, televisão, som, papel pardo, folhas brancas, musicas impressas recortadas, lápis de cor.
Avaliação instrumentos e critérios: Analisar como a criança participa no desenvolvimento da aula; observar como ela resolve atividades individuais e em grupo e verificar se a criança consegue explorar partes do corpo com a dança.
Tps://www.google.com/search?q=alunos+separando+as+sílabas+fotos&rlz=1C1AVFA_enBR738BR738&sSXxsrf=ACYBGNRcBrH4RMPQiukR8lsN7qpePngCmw: 1569954972076&source=lnms&tbm=	
4 aula
Área do conhecimento: Matemática, arte, ludicidade.
Objetos do conhecimento: Diferente estratégia para resolver subtração e adição influencia dos jogos e desafios
Habilidades/objetivos de aprendizagem: Identificar símbolos de matemática resolver as operações produzir, criar, organizar e engajar-se na brincadeira; desenvolver o pensamento numérico; compreender o conceito de subtração; reconhecer que a subtração é oposta da adição, ler e escrever os números.
Condução das atividades sequencia didática estratégia e recursos: 
Construção do cartaz com números
•Apresentar as regras do jogo
•Trabalhando adição Subtração
•Amarelinha contando a quantidade
Primeiro momento: no papel pardo colocar números intercalados de 1 a 80, chamar aletoriamente os alunos para identificar o numero que falta no cartaz preenchendo-o. Segundo momento: com uma gravura e uma linha o professor ira colar do numero 1 a 80 de forma que o animal ande pelos números Terceiro momento: escrever na lousa operações de adição e subtração Quarto momento: apresentar as regras do jogo; o aluno devera demonstrar o resultado das operações ao movimentar o animal para o numero certo. Quinto momento: outra atividade será proposta amarelinha com números de 1 a 10 Sexto momento: Disponibilizar para os alunos gravuras dos animais para ser ilustrado; será utilizado na amarelinha em seguida formaremos uma amarelinha no local apropriado apresentar as regras do jogo, cada aluno roda a roleta, o numero que parar o aluno levara a quantidade de gravuras correspondente ao lado do numero. 
•	Materiais utilizados: roleta, folha contendo números, gravuras de animais, lápis de cor.
Avaliação instrumentos e critérios: Perceber se a criança identifica símbolos de matemática, como resolve as operações; se consegue produzir, criar, organizar engajar-se na brincadeira; verificar como ela	desenvolve o pensamento numéricos consegue compreender o conceito de subtração; analisar se reconhece que a subtração é oposta da adição e Observa se consegue ler e escrever os números.
	
Tps://www.google.com/search?q=alunos+separando+as+sílabas+fotos&rlz=1C1AVFA_enBR738BR738&sSXxsrf=ACYBGNRcBrH4RMPQiukR8lsN7qpePngCmw:1569954972076&source=lnms&tbm=
5 aula
Área do conhecimento: Português, ciências, arte.
Objetos do conhecimento: Contribuir para o desenvolvimento e a participação ativa da criança na sociedade; identificar a linguagem televisiva·. 
Habilidades/objetivos de aprendizagem: Por meio dos desenhos animados influenciarem a compreensão prática corporal e a coordenação motora; estimular o lúdico; refletir sobre o papel do desenho animado em sala aula e como ele pode contribuir para a formação e o desenvolvimento dos alunos; conhecer e entender melhor a estrutura do desenho animado como uma nova dimensão da linguagem verbal; conhecer diferentes desenhos, envolvendo as crianças com o mundo imagético e suas importâncias.
Condução das atividades sequencia didática estratégia e recursos: 	
Assistir filme animado
•	Produção de mascaras, com personagens do filme.
•	Jogo com nomes dos personagens, para ser posto dentro da caixa.
Primeiro momento: levar os alunos para sala de vídeo para assistirem desenho animado Segundo momento: produção de mascara cada aluno devera pintar sua mascara Terceiro momento: enfeitar uma caixa que terá um pequeno orifício para colocar letra Apresentar o jogo Quarto momento: será escolhido aletoriamente um aluno para participar a caixa será posta na mesa o aluno devera sentar e colocar sua mascara. A professora ira fazer uma pergunta o que esse animal gosta de comer? Onde esse animal mora? Perguntando qual letra do alfabeto começa o alimento ou onde mora 
 Em seguida o aluno devera colocar a letra correspondente no interior da caixa, com musica para acompanhar o jogo.
Materiais utilizados: filme, impressão de mascaras, lápis de cor, caixa decorada.
Avaliação instrumentos e critérios: Observar se as crianças participaram das atividades; perceber se os desenhos animados influenciam em uma compreensão prática e corporal relacionado com a coordenação motora; verificar se a criança consegue refletir sobre o papel do desenho animado; verificar em qual momento se envolveram mais e o que foi mais desafiador para cada criança.
https://www.google.com/search?rlz=1C1AVFA_enBR738BR738&biw=1440&bih=789&tbm=isch&sxsrf=ACYBGNQeGNJmexpYfGZ9oSMoLyrcX8zsXA%3A1569956986479&sa=1&ei=eqSTXb_qHNrB5OUPr7G
Referencias
 
 Disponível: https://linguagemeafins.blogspot.com/2016/12/beijo-de-bichoonomatopeias-estimulos.html
https://www.youtube.com/watch?v=KwoYJOc4ixs&t=9s
 Disponível:oogle.com/search?rlz=1C1AVFA_enBR738BR738&sxsrf=ACYBGNRSblyP8Kd0-Fe_ZwHa07KWJ4lYSA:1569959056599&q=mascaras+de+animais+coloridas+para+imprimir+e+recortar&sa=X&ved=2ahUKEwjQp4Wf6fvkAhW7JbkGHSvAABEQ1QIoAHoECAgQAQ&biw=1440&bih=789
APÊNDICE B – Plano de Ação Pedagógica

Mais conteúdos dessa disciplina