Buscar

Legislação Trabalhista e Previdenciária - prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O abono pecuniário representa a parcela das férias que pode ser convertida em dinheiro. O seu valor é o da remuneração da época e leva em conta o terço constitucional. Este corresponde a uma escolha do empregado, não estando este, de qualquer forma, obrigado a efetuar a conversão de um terço de suas férias em pecúnia. Conforme disposto no Artigo 143 da CLT, é facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida aos dias correspondentes. De acordo com o número de dias corridos de férias que o empregado tiver direito, ele pode requerer a conversão de parte das férias em abono pecuniário. 
A conversão em abono pecuniário deve ser requerida pelo empregado quando?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1535.htm#:~:text=143.,do%20t%C3%A9rmino%20do%20per%C3%ADodo%20aquisitivo. Acesso em: 8 abr. 2021.
A)15 dias antes do término do período aquisitivo.(correta)
B)15 dias antes de se iniciar o período de gozo.
C)10 dias antes do término do período aquisitivo.
D)10 dias antes de se iniciar o período de gozo.
2 - Os direitos da gestante concernem à maternidade um âmbito abrangente, visando não somente à proteção da mãe, mas, igualmente, à do nascituro. Esses direitos garantem um desenvolvimento digno, com saúde, higiene e todos os cuidados necessários para o nascimento da criança. Portanto, é incorreta a menção de que tais dispositivos servem exclusivamente à gestante. Sobre os direitos da gestante, analise as afirmativas a seguir:
I- Durante o período de licença maternidade ou paternidade, a empregada gestante possui direito à licença-maternidade de apenas 30 dias, conforme Art. 392 da CLT. Contudo, existe a possibilidade desse período ser ampliado para 45 dias.
II- A licença maternidade da mãe adotiva ou de quem obtiver a guarda judicial do menor, independentemente da idade, tem o mesmo período de licença maternidade da gestante.
III- A CLT traz, ainda, a licença por aborto, estabelecendo em seu Art. 395: “Em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher não terá um repouso remunerado, afetando seu retorno à função que ocupava antes de seu afastamento”.
IV- A estabilidade da gestante foi tratada no tema específico para as estabilidades e dá-se desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
V- Assevera-se que a gestante tem ainda, segundo o parágrafo 4º do Art. 392 da CLT, direito à transferência de função e dispensa para consultas durante a gravidez quando as condições de saúde o exigir.
VI- Mesmo sendo prejudicial à sua gestação, a trabalhadora não poderá romper o contrato de trabalho, conforme determina o Art. 394 da CLT.
VII- Após o nascimento do bebê, terá ainda o direito de amamentação quando do retorno à sua atividade laboral, consistindo em dois intervalos, de 30 minutos cada, até a criança completar seis meses de idade, conforme determina o Art. 396 da CLT.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
B)Somente as afirmativas II, IV, V, VII estão corretas.(correta)
C)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
D)Somente a afirmativa V está correta.
3 - Esse benefício é pago para o segurado empregado e avulso em relação aos dependentes que possui, não possuindo qualquer período de carência para início de pagamento. Sobre qual benefício o enunciado trata, assinale a alternativa CORRETA:
A)Salário-família.(correta)
B)Auxílio-reclusão.
C)Auxílio-doença.
D)Pensão por morte.
4 - Sobre as verbas trabalhistas, existem algumas que poderão ser recebidas por alguns empregados, tais como gorgeta, gueltas, quebra de caixa e verba de representação.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição de verba de representação:
A)São os pagamentos feitos por terceiro ao empregado de uma empresa, visando incentivar a venda de seus produtos.
B)Compensação àqueles que prestam seus serviços como “caixas”, pelas diferenças que ocorrem em seus caixas diários e são descontadas de seu salário.
C)Tem por objetivo indenizar ou reembolsar as despesas na promoção de negócios ou para captação de clientes para o empregador.(correta)
D)Não é só a importância dada espontaneamente pelo cliente ao empregado, mas inclui aquela que for cobrada pela empresa do cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, devendo ser distribuída aos empregados.
5 - Na Idade Média, surgiram as corporações de ofício. Não tínhamos a ordem jurídica como a encontrada atualmente, entretanto, já começava a florescer uma certa liberdade aos trabalhadores. Nas corporações de ofício existiam três personagens. Sobre esses três personagens, assinale a alternativa CORRETA:
A)Os inteligentes, os aprendizes e os artesãos.
B)Os mestres, os companheiros e os ativistas 
C)Os mestres, os aprendizes e os companheiros.(correta)
D)Os aprendizes, os artesãos e os companheiros.
6 - Há um princípio que decorre do princípio da proteção e aplica-se somente ao empregado, tendo por premissa que o valor está posto para os fatos e não para os documentos. Sobre esse princípio, assinale a alternativa CORRETA:
A)Princípio da primazia da falsidade.
B)Princípio da continuidade da relação do emprego.
C)Princípio da irrenunciabilidade.
D)Princípio da primazia da realidade.(correta)
7 - Os benefícios previdenciários são devidos apenas aos segurados, obrigatórios ou facultativos, da Previdência Social. Quanto aos benefícios do segurado, têm-se as aposentadorias e os auxílios. Considere o benefício pago para o segurado, empregado e avulso, com relação aos dependentes que possuir, não havendo qualquer período de carência para o início do pagamento. Cada cota deste benefício será relativa ao respectivo número de filhos ou equiparados.
A que benefício o exposto se refere?
A)Auxílio-reclusão.
B)Auxílio-acidente.
C)Salário-família.(correta)
D)Auxílio-doença.
8 - Compreende-se por fonte do direito do trabalho o meio pelo qual este se forma, determinando, assim, as suas normas jurídicas. Desse modo, é a partir desta fonte, que o direito é originado, o que faz com que empregado e empregador tenham o conhecimento das obrigações existentes além daquelas previstas nos contratos de trabalhos firmados.
Quais as normas relativas à segurança e medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)?
A)Normas regulamentadoras.(correta)
B)Portarias.
C)Normas da empresa.
D)Acordos coletivos.
9 - O artigo 58 da CLT escreve que não deverá ser descontado nem computado como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto que não excederem um determinado limite. 
Qual é esse limite observado pela legislação?
FONTE: WOLFF, Gabriela et al. Legislação Trabalhista e Previdenciária. Indaial: Uniasselvi, 2018.
A)Três minutos (limite máximo de seis minutos diários).
B)Dois minutos (limite máximo de quatro minutos diários).
C)Cinco minutos (limite máximo de dez minutos diários).(correta)
D)Quatro minutos (limite máximo de oito minutos diários).
10 - A diferença entre salário e remuneração tem importância prática: a CLT manda que alguns pagamentos se façam na base do salário (aviso prévio, por exemplo) e outros no da remuneração (indenização e férias, por exemplo). Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. Nesse sentido, em relação a salários, assinale a alternativa CORRETA:
A)O salário é base de cálculo para férias, 13º e FGTS.
B)O salário pode ser pago por empregador ou por terceiros.
C)O salário integra a remuneração e não o contrário.(correta)
D)O salário é a soma total das verbas.
11 - (ENADE, 2013) O capítulo V do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) dispõesobre o direito à profissionalização e à proteção no trabalho. Segundo essa legislação, é proibido que menores de dezesseis anos de idade trabalhem, salvo:
A)Na condição de aprendiz, a partir dos doze anos.
B)Com autorização dos pais.
C)Na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.(correta)
D)Na condição de aprendiz, a partir dos quinze anos.

Continue navegando