Buscar

atividade59311 Planej e controle de manutençao 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 6º 
Disciplina: Planejamento e Controle de Manutenção
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
Professor: Julio Gonçalves
Acadêmica: Patrícia Silva dos Santos
1º) O que é FTA? e qual sua aplicação? (Peso 1).
R: FTA (Fault Tree Analysis) é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que em sua essência aplica para a melhoria de um produto ou processo em operação a partir da identificação das causas de falhas ocorridas e seu posterior bloqueio.
2º) Planejamento e controle de paradas de manutenção tornam-se algo extremamente importante dentro do processo de produção por 2 principais motivos. Quais são eles? (Peso 1).
R: A parada de manutenção ou para programada, torna-se algo significativo no processo de produção por dois principais motivos: garantir que os equipamentos trabalhem com maior eficiência e confiabilidade até a próxima parada e reduzir ao máximo o tempo de indisponibilidade da planta.
3º) O que diferencia a terceira para a quarta revolução industrial? Cite 3 exemplos de aplicações/práticas realizadas em ambas gerações. (Peso 1).
R: A Terceira Revolução Industrial, além de ter elevado a produção, fez com que esta fosse realizada em menos tempo e em maior escala, mudou também a relação entre as pessoas no mundo todo. As tecnologias inseridas, e que passaram a estar ao alcance da população, modificaram as formas de comunicação. As informações passaram a ser difundidas instantaneamente, alcançando pessoas do mundo todo. O rompimento de barreiras físicas e essa interligação social, econômica, política e cultural ficaram conhecidos como globalização.
 - Telefonia móvel 
- Foguete de longo alcance 
- Criação de robôs usados nas indústrias 
A Quarta Revolução Industrial não se define por cada uma destas tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas. Está ocorrendo uma conexão entre o mundo digital, o mundo físico, que são as “coisas”, e o mundo biológico, que somos nós. Na indústria, teremos uma cadeia produtiva totalmente conectada, a chamada manufatura avançada, na qual os processos são adaptáveis às necessidades de produção, os recursos são usados com maior eficiência (usando menos energia) e produtos serão customizados de acordo com a necessidade do cliente (cada pedido é único). 
- Monitoramento do tempo dos Ciclos;
- Internet das coisas; 
- Realidade aumentada.
4º) Com suas palavras, descreva o que é a tecnologia 4.0 e como a manutenção pode se beneficiar disso. (Peso 1).
R: Sistema de manutenção versátil e integrável: dessa forma, a adaptação para as novas tecnologias sofrerá menos impacto e terá um retorno mais assertivo e confiável. Diante desses novos desafios, é fundamental ter uma plataforma gerencial totalmente parametrizável, que oferece total controle de planejamento e das manutenções, que permita uma integração com sistemas externos e monitoramento dos ativos em tempo real, além da visão dos processos. Isso ajudará as empresas que buscam baixa ociosidade na mão de obra e custos enxutos. Portanto a manutenção preditiva garante a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos, determinando previamente a necessidade de intervenções, eliminando a desmontagem das máquinas para inspeções, reduz as manutenções corretivas, subtrai a quantidade de danos, potencializa a vida útil dos componentes e garante a confiabilidade dos serviços.
5º) Um exemplo clássico de como acontece a falha em equipamentos é a forma geométrica e acabamentos das mesmas. Com suas palavras descreva sobre essas causas e como poderia evita-las. (Peso 1).
 R: Para evitar falhas devido a forma geometria as peças devem atender o conceito de distribuição uniforme de tensões mecânicas pois possui os cantos arredondados evitando concentração de tensão. Como exemplo que atende a forma geométrica na distribuição de tensões são as rodas dos automóveis.
6º) Para o levantamento de falhas, é necessário analisar algumas questões e entender como a falha ocorreu. Como: quais os sintomas; se a falha já aconteceu em outra ocasião; quanto tempo a máquina trabalhou desde sua aquisição; quando foi realizada a última reforma;
Cite mais dois exemplos. (Peso 2).
R: 1- Se foi feita as manutenções periódicas;
2 - Se a mão de obra técnica tem conhecimento do equipamento.
7º) Com base no PDCA de planejamento de parada, assinale a alternativa correta. Explique o motivo da sua escolha. (Peso 2)
a) Poderia reduzir o tempo de planejamento para aumentar o tempo na execução;
b) Pós parada é desnecessário;
c) Planejamento é necessário para redução do tempo de execução;
d) Contratação não é um item de planejamento;
e) Nenhuma das alternativas.
8º) Com base na aula 8 (Quarta geração da manutenção), assinale a alternativa errada: (Peso 1).
a) ganho de produtividade;
b) manufatura enxuta;
c) personalização em escala sem precedentes;
d) maiores custos;
e) transparência nos negócios.

Continue navegando