Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Resumo (1)

Pré-visualização | Página 1 de 1

PAPEL DO LÍDER NA ORGANIZAÇÃO:
A liderança é um elemento-chave em toda empresa. Os líderes podem causar um profundo impacto na vida das pessoas e das empresas.
1° A liderança está ligada a um fenômeno grupal, isto é, envolve duas ou mais pessoas.
2° O ato de liderar se trata de um processo de influência exercida pelos líderes, de forma intencional, sobre seus seguidores.
Diante deste consenso, podemos dizer que liderança é capacidade de influenciar um indivíduo ou grupo a alcançar objetivos. 
É importante enfatizar que a liderança não é um dom, e sim uma competência comportamental, que pode ser aprendida e desenvolvida. Isso significa que depende do indivíduo querer se capacitar e se desenvolver como líder.
O líder influência pessoas com suas ações e estimula a equipe para alcançar os objetivos. Isso fica ainda mais claro quando observamos os objetivos da liderança: 
· Promover a coordenação da equipe; 
· Incentivar a implantação de novas ideias; 
· Promover o comprometimento;
· Estimular o estrategicamente
· Delegar estrategicamente.
Desta forma, nota-se que um dos papéis do líder é promover as mudanças necessárias para manter os padrões de qualidade da equipe e alcançar as metas estabelecidas.
Por isso, a atenção ao estilo de liderança e, de que modo ele está impactando no desempenho da equipe, deve ser redobrada.
Qualidade e produtividade
Um bom líder deve agir para manter a qualidade e a produtividade da equipe.
 QUALIDADE 
 É indispensável dialogar/discutir com a equipe sobre o nível de qualidade se espera alcançar. Deixando claro as metas da empresa e trabalhando juntos para definir os padrões de qualidade que almejam. A qualidade é construída durante o processo, ou seja, é conquistada nas várias atividades realizadas na empresa.
 PRODUTIVIDADE
 É fazer com qualidade e no menor tempo possível as atividades que devem ser realizadas na empresa, com o menor desperdício de tempo e de recursos possível. Daí a importância de definir bem os padrões de qualidade da empresa.
O trabalho e realizado em equipe; por isso para buscar um objetivo comum, é importante gerenciar o tempo e outros recursos envolvidos, além de definir metas objetivos e planejar ações.
Características de liderança
Ser um líder agente de mudanças é um desafio.
Apesar disso, é gratificante ver o crescimento da equipe à medida que as etapas de trabalho vão sendo concluídas. Mas além de ser um agente de mudanças, um líder também deve possuir algumas características pessoais e interpessoais que o habilitem a desenvolver bem o seu papel.
1. Saber se comunicar de forma objetiva e dinâmica.
2. Ser capaz de aproveitar as ideias de seus colaboradores, contribuindo para enriquecer o tema, mesmo quando as contribuições pareçam absurdas. 
3. Ser capaz de dar e receber feedback e ter controle emocional nas situações difíceis, delicadas e sob pressão.
4. Ser ativo e dinâmico, ético em suas atitudes e colocações e assertivo na tomada de decisão.
5. Ter flexibilidade para atuar de forma compatível com diversas situações.
6. Ser capaz de assumir e conduzir mudanças de caráter comportamental, técnico e cultural.
7. Ter senso de organização para planejar, executar e controlar atividades de forma racional e disciplinada.
8. Ser sociável a fim de estabelecer relacionamento interpessoal e espírito cooperativo habilidade para administrar conflitos.
É imprescindível que um bolo de saiba entender as necessidades mais básicas de sua equipe e, e que, acima de tudo proporcionam um ambiente de trabalho que possa satisfazê-los.
Como líder, o papel é conseguir estabelecer uma relação de confiança com o time, seja por meio de conversas informais ou feedbacks construtivos.
· As atividades do líder influenciam diretamente o relacionamento com a equipe de trabalho.
· Para provocar as mudanças necessárias, o líder deve planejar as ações da equipe, a fim de aumentar a produtividade e alcançar os resultados esperados.
· Um líder lida com pessoas e seus sentimentos, vontades e opiniões. Saber administrar essas variáveis faz parte do conjunto de características que a diferenciam como líder.