Buscar

APS mkt digital 2021_2 ok 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS MARKETING DIGITAL
4,0 PONTOS
alunos:
Thiago Quirino Paiva
2021100435
Gabriel RibeiroPinto Rangel
2020200578
marcus vinicius martelo de oliveira
2020101512
4 lições de marketing digital para aprender com a Anitta
Gerenciando parte de sua carreira sozinha, Anitta se tornou referência em empreendedorismo e marketing digital. Veja boas práticas utilizadas pela cantora que podem ser replicadas em seu negócio
Por Isabel Rocha
Publicado em: 30/09/2021
Com ajuda do marketing digital, Anitta aumentou sua visibilidade e conseguiu
conquistar diferentes públicos ao longo do tempo (John Parra/Getty Images)
Gostando ou não de funk, você certamente sabe quem é a Anitta. Indicada cinco vezes
ao Grammy Latino, a cantora ficou conhecida em 2013 com o hit “Show das
Poderosas” e, de lá pra cá, conquistou um exército de fãs. Recentemente, ela também fez história ao se tornar a primeira brasileira a se apresentar no MTV Video Music Awards.
Mas a verdade é que o talento musical não foi o único responsável pelo sucesso da artista. Administrando sua carreira totalmente sozinha por cerca de cinco anos, Anitta também é referência quando o assunto é empreendedorismo, branding pessoal e, principalmente, marketing digital.
Quem não é visto, não é lembrado
Anitta entendeu a importância de marcar presença no maior número de lugares possível desde o início de sua carreira. Seja apresentando um novo projeto, aparecendo em programas televisivos renomados, comentando os assuntos do momento na internet ou interagindo com seu público-alvo nas redes sociais, o fato é que a cantora sempre fez o possível para levantar o awareness da “marca Anitta” dentro e fora dos palcos.Em 2019, por exemplo, ela produziu 27 clipes – uma média de
2,25 clipes por mês!O resultado? A cantora ficou entre os 10 artistas mais ouvidos no Spotify em 2019 e foi a brasileira mais seguida no Instagram em 2020.
Fidelização do público-alvo
Mais do que atingir milhares de pessoas, entender quem são essas pessoas e o que elas esperam da sua marca também é uma parte essencial de qualquer negócio. Afinal, se uma empresa não conhece (e trata muito bem) os seus clientes, como irá desenvolver e oferecer produtos que realmente atendam às suas necessidades?Essa é mais uma lição de marketing que Anitta dá com maestria: ela sabe muito bem quem é o seu público, onde ele está e o que fazer para atingí-lo.
A união faz a força
Fazer parcerias com outros artistas já consolidados no mercado da música é mais uma das estratégias presentes no plano de marketing da cantora. Snoopy Dog, Cardi B, Maluma, Pablo Vittar, Pedro Sampaio e Major Lazer são apenas alguns dos artistas com quem ela lançou novos hits nos últimos anos.Assim, ao emplacar dezenas de singles com grandes nomes da música nacional e internacional, Anitta conseguiu não apenas aumentar a sua visibilidade, como conquistar diferentes públicos ao longo do tempo.No marketing, essa estratégia é conhecida como co-branding e é utilizada quando duas marcas ou empresas unem esforços para aumentar sua visibilidade e audiência.
A importância do storytelling
Um dos elementos mais importantes do marketing de conteúdo, o storytelling é cada vez mais utilizado pelas marcas para atrair e nutrir potenciais clientes. O objetivo é criar uma conexão emocional com o público a partir de narrativas envolventes relacionadas à história empresa ou do produto que se está comercializando.
E se tem uma coisa que a Anitta sempre fez muito bem é contar a sua história. Seja por meio de entrevistas exclusivas, posts nas redes sociais ou até mesmo por meio de um documentário biográfico lançado na Netflix , o fato é que não faltam ferramentas para o público acompanhar de perto a sua trajetória.
ATIVIDADE:
Podemos destacar no caso da Anitta, que a cantora busca sempre as maiores tendencias do marketing digital para seguir. Inspirado nesse estudo, faça uma pesquisa e identifique um exemplo de cada tópico abaixo:
· 1)
Escolha uma empresa que use QRCODE ou Realidade Aumentada em seu marketing digital. Identifique a empresa e mostre a ação desenvolvida. (1,0pt)
O ifood utiliza da ferramenta de QR code em seu marketing digital, a ação consiste em disponibilizar um QR code para os restaurantes parceiros e com isso chamar atenção de pessoas que frequentam os restaurante parceiro mas não tem nenhum vinculo com o ifood, com esse QR você tambem pode realizar pagamentos direto pelo aplicativo, utilizando a carteira do ifood como uma especie de cartão digital assim como faz o picpay. Além disso eles oferecem diferentes maneiras, pode ser na forma totem que fica no balcão dos estabelecimentos ou impresso na conta, com passo a passo de como utilizar essa forma de pagamento como mostram as imagens abaixo:
· 2)Escolha uma empresa que tenha feito uma Ação Viral em seu marketing digital. Identifique a empresa e mostre a ação desenvolvida. (1,0pt)
O rapper americano Drake ja era conhecido por implacar diversos Hits de sucesso, dessa vez foi ainda mais longe disseminando praticamente um vírus que os fãs contraíram logo no primeiro contato com o hit. Em 2018 o rapper lançou o video clipe da musica “In my feelings” em parceria com a produtora POPP ROCK, logo em seguida o clipe viralizou e milhares de fãs fizeram videos dançando a musica. Até mesmo famosos renomados como o ator Will Smith, a cantora Ciara e o aprensentador Ryan Seacrest entraram na dança.
 
Link de fãs dançando: https://www.youtube.com/watch?v=GI5ShwWLl7A
· 3) Escolha uma empresa que tenha feito uma ação com influenciador em seu marketing digital. Identifique a empresa e mostre a ação desenvolvida. (1,0pt)
O Habib’s para chamar atenção do publico no meio digital realizou uma campanha juntos dos influenciadores do podcast ‘’PODPAH’’ além de fornecerem esfihas e outros produtos para que os influenciadores e convidados possam comer durante a programação, criaram brindes personalizados do programa, o principal brinde são os copos com o nome profissional dos dos influenciadores Igão e Mitico.
· 4) Escolha uma empresa que tenha feito divulgação através de aplicativo ou gamificação em seu marketing digital. Identifique a empresa e mostre a ação desenvolvida. (1,0pt)
 O aplicativo Starbucks, que recompensa você com estrelas pela compra de produtos, que você pode distribuir em recompensas ou descontos gratuitos. No entanto, vai ainda mais longe, fornecendo missões para você completar para obter estrelas de bônus. Entre antes das 11 da manhã, três dias seguidos, e ganhe 60 estrelas de bônus; peça três de uma bebida específica e ganhe 100 estrelas de bônus. É uma máquina bem lubrificada que me faz voltar para comprar mais Starbucks, apesar de saber que está usando dados pessoais dos consumidores. Quanto mais você usa, mais o aplicativo conhece você e seus pedidos regulares, como um barista em sua loja favorita. À medida que você pede mais, seu algoritmo oferecerá missões direcionadas com base em seus favoritos – embora as mais caras, de acordo com minha experiência. Por exemplo, peço uma combinação de chás, bebidas com leite de coco e chá com leite e, se obtiver uma busca direcionada, será mais para o chá com leite do que para os chás simples. Se eu não for em uma determinada semana, a Starbucks vai me enviar e-mails ou notificações me atraindo de volta com estrelas de bônus ou recomendações de bebidas. Se for verão, vou me atrair com a promessa de uma bebida gelada.

Outros materiais