Buscar

Relatório de Prática de Laboratório física ( EMPUXO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de Prática de Laboratório
	Disciplina : Física II
	Aluno – Matrícula: Bruna de Sousa Santos – 5801682
	Professor: 
Giselle Faur
	Prática - Teoria do Empuxo Data 27/09/2012 
 Introdução 
“Todo corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido ascendente, aplicada pelo fluido; esta força é denominada empuxo (E, cuja intensidade é igual à do peso do fluido deslocado pelo corpo.”
Quando uma pessoa está mergulhada nas águas de uma piscina ou do mar sente-se mais leve, como se o líquido estivesse empurrando seu corpo para cima, aliviando seu peso. Quando pela primeira vez verificou esse fato foi o cientista grego Arquimedes, durante um banho. Conta-se que, entusiasmado com a descoberta que lhe permitia resolver um problema que preocupava, Arquimedes saiu nu pelas ruas de sua cidade, gritando “Heureca! Heureca!”.
Objetivos 
Estudar o empuxo sobre um corpo exercido por dois líquidos diferentes e determinar a densidade do sólido e de um dos líquidos. 
Equipamento 
Becker
 Corpo
Dinamômetro
Seringa
Embolor
Fluído (água)
 Procedimento Experimental 
 Prender o dinamômetro na garra do suporte universal e soltar o peso. Anotar o valor do peso marcado no dinamômetro. 
Pegar o béquer com água e colocar abaixo do peso suspenso. Baixar o peso com auxílio da garra até que o mesmo esteja totalmente imerso no béquer com água. Note que nesse momento o dinamômetro indicará outro valor para o peso. Anotar esse valor.
	 
 
Dados Experimentais :	
P-E=R
E=P-R
Peso do Corpo: 0,63N
Corpo em água: 0,18
Peso Líquido deslocado:
1°- 0,48-0,22=0,26
2°-0,61-0,23=0,38
3°-0,46-0,23=0,24
Conclusões 
Através do processo experimental foi possível obter a densidade de um dos líquidos utilizados no experimento e do peso usado.Entretanto, houve divergência entre o valor encontrado experimentalmente e o valor indicado pela medida do densímetro. Verificou-se que essa diferença foi grande considerando as condições em que e o experimento foi feito.
Houve divergências, portanto, entre os valores de densidade encontrados no experimento, medidos por instrumentos adequados e pesquisados na literatura. São várias variáveis que podem ter causado os erros de medida como indicação do valor do peso no dinamômetro (a leitura pode ter sido feita errada ou o equipamento pode não ter indicado o valor correto por algum problema mecânico), temperatura da sala, pureza dos líquidos utilizados no experimento (isso poderia modificar o valor da densidade de ambos), erro de leitura do densímetro.Embora os resultados não estejam de acordo, provou-se ser possível determinar a densidade de m líquido pelo princípio de Arquimedes.

Outros materiais