Buscar

Exercícios unidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
O que determinará qual forma de auditoria será utilizada?
D. 
A extensão do trabalho.
A missão da empresa não determina a forma de auditoria. A controladoria é um departamento de apoio à gestão da empresa e não determina a forma de auditoria. A quantidade de auditores não influencia na forma de auditoria, e sim no cronograma a cumprir. A forma a ser adotada depende da extensão do trabalho. O valor cobrado não interfere na forma de auditoria.
2. 
As três formas principais de auditoria contábil são:
E.
Geral, parcial e analítica.
Rotativa, física e informatizada são objetos de auditoria, e não as formas. Quantitativa, qualitativa e exploratória são classificações de pesquisa, e não formas de auditoria. Curta, média e longa duração se refere à duração da auditoria, e não à forma. Semanal, mensal e anual referem-se a período, e não à forma. Geral, parcial e analítica são as três formas de auditoria.
C.
 Auditor interno ou externo.
Não basta ser formado em contabilidade e ser profissional liberal, é preciso passar ter registro profissional. Técnicos não são profissionais auditores. Uma auditoria deve ser efetuada por auditores internos ou externos. Auditores de qualidade não são auditores contábeis. Clientes não são auditores, mas podem contratar uma auditoria.
4. 
Quanto à profundidade dos exames, podemos afirmar que ela pode ser:
​​​​​​​C.
Integral, por amostragem ou analítica.
Em uma auditoria, nada é superficial e genérico. Visual e a distância não têm relação com a profundidade dos exames. A profundidade pode ser integral, por amostragem ou analítica. Uma auditoria contábil não vai a laboratório. A profundidade não exige testemunhas.
5. 
Os testes permitem ao auditor obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações no relatório final. Os testes podem ser de:
A.
Observância e substantivos.
Os testes podem ser de observância ou substantivos. Os testes não podem ter períodos determinados. Instrumento de precisão é apenas para aferir cálculos de peso, ferramentas, voltagens etc. Nem sempre os testes são de análise pericial. Não existe empresa especializada somente em testes de auditoria contábil.
1. 
Para se exercer qualquer profissão, existem os requisitos básicos para que o profissional possa desenvolver com competência as suas atividades. Quais são os requisitos para a função de auditor contábil?
C. 
Formação em Ciências Contábeis, ter cadastro no CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e manter uma conduta ética.
Um auditor não pode ter formação em nível técnico e dois meses de experiência não são suficientes para se obter conhecimentos. A formação em Direito e a especialização tributária não são requisitos, podendo apenas ajudar nas auditorias.
O auditor precisa ter formação em Ciências Contábeis, ter cadastro no CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e manter uma conduta ética, sendo requisito para a função. O exame não é nacional, e sim do órgão regulamentador.
2. 
Qual é o órgão que define os deveres e as responsabilidades do auditor e determina em que situação o registro do auditor pode ser recusado, suspenso ou até mesmo cancelado?
B. 
CVM - Comissão de Valores Mobiliários.
O BCB regulamenta apenas o movimento financeiro do país. É a CVM que dispõe da autonomia de define os deveres e as responsabilidades do auditor e determina em que situação o registro do auditor pode ser recusado. O CFC é responsável pela legislação contábil. O CRC é o órgão regional e não tem essa autonomia. A OAB regulamenta a profissão dos graduados em Direito.
3. 
As entidades de auditoria têm estruturas que podem variar, mas as principais categorias que representam a carreira profissional no mercado de trabalho são as seguintes: Sócio Diretor Gerente (Auditor Líder), Auditor Sênior, Auditor Júnior, Assistentes de auditoria e Trainees. Podemos afirmar que:
E. 
O crescimento profissional na entidade é gradativo devido ao grau de conhecimento e às habilidades necessárias para cada cargo.
A graduação em Administração não credencia o auditor. Os cargos de gerente e diretor são diferentes em suas atividades. Trainee não é designado pela CVM, e sim um estudante universitário de Ciências Contábeis contratado pela empresa. A função de planejar a auditoria é do gerente. O crescimento profissional de um auditor contábil é gradativo.
4. 
Os auditores devem ser independentes na sua forma de pensar em relação às empresas onde auditam, porque, assim:
C. 
Fazem julgamentos imparciais, que são essenciais para uma boa auditoria.
Os auditores independentes devem expor a verdade, e não o que quiserem. Existem normas e regras de conduta que devem ser seguidas. Fazem julgamentos imparciais, que são essenciais para uma boa auditoria, essa é a conduta do auditor que é independente na sua forma de pensar. Faz diferença saber o que a empresa produz, pois pode ser uma atividade ilícita. Independentemente de qualquer atitude ou conduta, não se cria vínculos com a empresa auditada.
5. 
O auditor deve expor de forma clara e escrita para a administração da empresa auditada qualquer fraude ou erro que tenha sido detectado durante as atividades de auditoria. Isso se deve ao fato de:
A. 
Ter responsabilidade civil e criminal sobre as informações passadas.
O auditor pode responder criminalmente se faltar com a verdade nas informações. Apontar responsáveis não é uma forma ética de expor um resultado de auditoria. Expor de forma clara um resultado de auditoria não melhora a qualidade do serviço ou produto da empresa. O auditor deve ter conduta ética, sem ter envolvimento com os auditados. Apontar erros e fraudes não é o papel da auditoria, e sim apontar a veracidade das informações.
1. 
A Contabilidade teve seu início entre os séculos 13 e 14, e, com o crescimento dos mercados mundiais, a necessidade de haver registros contábeis aumentou, dando surgimento a outras áreas. São elas:
B. 
Auditoria, Controladoria, Fiscalização, Perícia e Educação.
Vendas, Marketing e SAC não são ligadas à Contabilidade; são outros departamentos. Auditoria, Controladoria, Fiscalização, Perícia e Educação são áreas da contabilidade. Atendimento, Jurídico e Qualidade não são áreas de Contabilidade, bem como a importação e a exportação também não são. Recursos humanos é área administrativa; Contratos e compras é área logística; e Custos é área financeira.
2. 
Existem várias ciências, e a Contabilidade é uma delas. Estuda e controla o patrimônio das empresas através dos registros contábeis. A Contabilidade tem como finalidade: ​​​​​​​
D. 
Registrar, acumular, resumir e interpretar tudo que possa vir a afetar o patrimônio econômico e financeiro de qualquer empresa.
Registrar o processo administrativo e operacional não é a finalidade da Contabilidade. Cuidar do patrimônio dos acionistas não é função da contabilidade. Atendimento, Jurídico e Qualidade não são áreas de Contabilidade. Registrar, acumular, resumir e interpretar tudo que possa vir a afetar o patrimônio econômico e financeiro de qualquer empresa são finalidades da contabilidade. Apurar fraudes e erros não é finalidade da contabilidade.
3. 
A Contabilidade fornece informações para auxiliar na tomada de decisões empresariais, e, para isso, deve contar com um sistema e com seus usuários, que são internos ou externos. Qual usuário externo utiliza as informações para liberar linhas de créditos/financiamentos?
E. 
Instituições financeiras.
O governo utiliza as informações para tributos. Os acionistas e investidores utilizam as informações para investimentos. Os fornecedores utilizam as informações para analisar a capacidade de pagamento das compras. Sindicatos e outros órgãos utilizam as informações para negociar benefícios com a categoria. As instituições financeiras, como os bancos, utilizam as informações para avaliar crédito e financiamento.
4. 
Os registros contábeis são feitos de forma cronológica, e as técnicas utilizadas para esses registros são: escrituração contábil; demonstrações contábeis; análise das demonstrações contábeis; auditoria. Podemos afirmar que a escrituração contábilé:
D. 
O registro de forma cronológica dos fatos já ocorridos, criando, assim, um histórico.
A verificação dos registros e documentos por meio de normas e procedimentos é função da auditoria. A demonstração resumida do histórico patrimonial é resultado da escrituração contábil. Os dados analíticos e a interpretação sobre a demonstração contábil por meio da comparação e da interpretação dos dados pode vir depois da escrituração contábil e da demonstração contábil. O registro de forma cronológica dos fatos já ocorridos, criando, assim, um histórico, é uma escrituração contábil. Não existe registro de balanço junto ao CRC.
5. 
Cada registro, além de seguir a ordem cronológica, vai para um centro de custos e é classificado de acordo com o fato ocorrido. Então, temos algumas terminologias, como desembolso e gasto. Podemos afirmar que:
B. 
Dentro dos gastos, temos os custos, que podem ser fixos ou variáveis.
As compras à vista representam um desembolso. Como classificações tem-se gastos, custos fixos e custos variáveis. Despesas, perdas e investimentos são gastos. Toda compra é um desembolso futuro. A folha de pagamento representa um gasto, pois classifica-se como uma despesa fixa.

Continue navegando

Outros materiais