Buscar

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM II civil familia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil Família ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 
1 - Com relação aos fundamentos de direito civil, julgue o item seguinte:
     Se os irmãos Fábio e Fabiana forem filhos de Maria e José, então Fábio e Fabiana serão parentes colaterais de primeiro grau. Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta (500 pontos).
Falsa pois não há colaterais de primeiro grau. Colaterais de 2º grau - os mais próximos parentes desta linha - são os irmãos; de 3º grau os tios e sobrinhos; de 4º grau os primos, os tios-avós e os sobrinhos-netos. Na linha colateral, o parentesco tem limite: vai até o 4º grau.
2 - Suponha‐se que Maria seja filha de Antônio e Joana, nascendo na constância do casamento, mas Joana tenha confessado adultério, afirmando que Maria não seria filha de Antônio. Nesse caso, a confissão de Joana não ilide a presunção legal da paternidade de Antônio. Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta (500 pontos).
Certo e conforme Art. 1.601. Cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, sendo tal ação imprescritível
3 -  Sobre a Alienação Parental, podemos afirma que somente os pais poderão praticá-la? Justifique sua resposta (500 pontos)
Não. A alienação pode ser praticada tanto pelos pais, quanto pelos avós do menor e, ainda, por aquele que, ainda que não estejam entre os pais e avós, têm o menor sob a sua autoridade.
4 - O Livro IV do Código Civil Brasileiro, que trata do direito da família, determina, em seu artigo 1.634, inciso VII, com a nova redação dada pela Lei n° 13.058/2014, que compete a ambos os pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, representar os filhos judicial e extrajudicialmente até os 16 (dezesseis) anos nos atos da vida civil e assisti-los, após essa idade, nos atos em que forem partes, suprimindo-lhes o consentimento, entre outras prerrogativas. Essa é uma das competências relativas ao pleno exercício (500 pontos)
a)da autoridade responsável.
b)dos direitos de filiação.
c)do regime conjugal.
d)do poder familiar. X
 Letra D
5- Assinale a alternativa incorreta: (500 pontos)
a)Pai e filho são parentes em linha reta, 1º grau;
b)Tio e sobrinho são parentes em linha colateral, 3º grau;
c)Irmãos são parentes em linha colateral, 1º grau; X
d)Cunhados são parentes por afinidade, em linha colateral, 2º grau;
 Letra C

Outros materiais