Buscar

Psico Plano de Aula 4

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNO: Talvane Gomes Moraes – 1º Período Direito – Campus R9
Plano de Aula 4: Psicologia Aplicada ao Direito
Aplicação Prática Teórica
1- A respeito das configurações familiares no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
 
(a) Vem diminuindo o percentual de famílias compostas pelo casal e filhos e paralelamente crescendo as formadas por apenas um dos pais e seus filhos;
(b) Em nossa realidade, estudos têm apontado que nas famílias de classe média permanece uma hierarquia de papéis, organizados a partir de uma visão tradicional do homem como provedor material e moral do núcleo familiar;
(c) Assiste-se à transferência da autoridade familiar para a escola, organizações assistenciais e Estado, o que institui um domínio público em questões antes consideradas privadas;
(d) A violência endêmica, com a consequente diminuição da utilização dos espaços públicos, vem comprometendo as relações de vizinhança, privando as famílias de uma rede de apoio social antes disponível;
(e) Nem todas as formas de constituição de famílias são reconhecidas pela legislação brasileira que não reconhece, por exemplo, o casamento homossexual.
(AGENTE DE DEFESA CIVIL ? PSICÓLOGO ? RECIFE / 2007)
2- As pesquisas sobre famílias no Brasil têm mostrado a diversidade na sua organização, tanto no que se refere à composição quanto no que diz respeito às formas de sociabilidade que vigoram no seu interior. Essa variedade segundo Romanelli (in CARVALHO, 2003), não elimina o predomínio da família nuclear constituída por:
(a)Uma mulher, seus filhos resultantes de uma ou mais uniões e um companheiro, permanente ou ocasional;
(b)Uma mulher, seus filhos resultantes de uma ou mais uniões e um companheiro permanente;
(c)Marido, esposa e filhos biológicos;
(d)Marido, esposa e filhos biológicos ou adotivos;
(e)Marido, esposa, filhos e outros parentes.
(PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICÓLOGO)
3- Leser (inCARVALHO, 2003) afirma que é comum considerar-se a desorganização familiar observada em muitas famílias que se encontram em condições de pobreza, como responsável pelo fracasso escolar. Entretanto, as pesquisas com famílias das favelas e periferias das grandes cidades apontam para o fato de que o que existe não é desorganização familiar, mas poliformismo familiar. A partir do texto acima responda:
a) Como pode ser explicado o poliformismo familiar? 
RESPOSTA: O termo poliformismo significa “muitas formas” e é originário do grego (poli = muitas e morphos = formas), neste caso o poliformismo familiar pode ser explicado como os diferentes tipos de família que surgiram nos últimos anos, fugindo do núcleo consagrado “marido, esposa e filhos”. Podemos observar agora casais homossexuais como núcleo da família, assim como avós ou mesmo tios também neste papel.
b) Esta questão, do poliformismo familiar, teria consequências no fracasso escolar? Fundamente sua resposta. (ADAPTAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS ? PSICÓLOGO/2004)
RESPOSTA: Estas diferentes formações familiares nãosão responsáveis pelo fracasso escolar dos alunos, e sim uma série de outros fatores.
4- A família é o primeiro grupo social do qual o individuo faz parte. A observação e a análise das estruturas familiares permitem-nos identificar melhor a posição do individuo no grupo e os jogos que aí se produzem e podem se reproduzir na modalidade de sua articulação com todo o campo social. Exemplifique estas posições do indivíduo. (ADAPTAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ ? PSICÓLOGO/2008)
RESPOSTA: Primeiro núcleo – treino social..

Continue navegando