Buscar

RESENHA SOBRE RESPOSTA DO SISTEMA IMUNOLOGICO A VACINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA SOBRE RESPOSTA DO SISTEMA IMUNOLOGICO A VACINA
	Quando iniciamos o assunto sobre resposta imunológica, paira em nossas cabeças dezenas de perguntas, como:
- Como se dá a resposta imunológica básica aos diferentes tipos de Vacina?
- Como seria adquirida a Imunidade?
- Quais são os patamares de resposta imune?
E por aí vai muitas outras perguntas. Neste momento vou resenhar sobre o tema e seus principais pontos, no meu ponto de vista.
	A sistema imunológico do nosso corpo é responsável por nos proteger de vírus, bactérias e outros agentes estranhos, porém em algumas pessoas onde existe essa “legião protetora”, pode não funcionar corretamente. Existem pessoas que nascem com uma falha no sistema imunológico, por causa de doenças congênitas, chamadas imunodeficiências primarias, ou algum outro problema genético. E existem as que adquirem a imunodeficiência secundária, onde por algum motivo extraordinário perderam total ou parcial a imunidade, como por exemplo: Portadores do vírus HIV, pessoas em tratamento contra o Câncer ou transplantados, que necessitarão de imunossupressores pelo resto da vida. 
	O sistema imunológico é composto por dois tipos de respostas principais: A Resposta Imune Inata e a resposta Imune Adaptativa. Resposta imune inata é a primeira linha de defesa do organismo, o indivíduo já nasce com ela; representada por um número grande, porém limitado de estímulos. Além disso não gera memoria imunológica. Alguns dos exemplos são: Pele, cílios, mucosas, fluidos corporais, etc(...). Já a resposta imune adaptativa, consiste na resposta imune criada ao longo da vida, ativadas através de contato com diversos antígenos imunogênicos. Tornando o organismo cada vez mais capaz de se defender de invasões de microrganismos patogênicos. 
Na resposta imune adaptativa, existem dois outros tipos que contribuem para a geração de imunidade: A Resposta Imune Humoral; mediada por anticorpos, os quais são produzidos por plasmócitos gerados a partir de linfócitos B ativados; e Resposta Imune Celular.; mediada por linfócitos T. 
	A memoria imunológica, é constituída por subpopulações de linfócitos T e B, chamadas células de memórias. O sistema imune tem a capacidade de se lembrar das ameaças já combatidas, e por isso, sempre que agentes infecciosos entram em contato com nosso organismo, o complexo processo de proteção é reativado. Em alguns casos a memoria imunológica é tão eficiente que não deixa uma doença aparecer mais de uma vez na mesma pessoa. Acontece por exemplo, quando contraímos sarampo ou catapora, ou quando nos vacinamos contra essa doença; porém não é sempre assim, existem doenças que não geram proteção a vida toda, tendo necessidade de tomas doses de reforço para manter a proteção a longo prazo.
	Em resenha, uma longa resenha, nós precisamos nos cuidar, vacinar, e manter as recomendações de segurança e ambientes seguros. Vacine-se, cuide-se, assim você cuida de quem ama e de quem não pode se cuidar por qualquer outro motivo.

Continue navegando