Buscar

CASO CONCRETO AULA 3

Prévia do material em texto

AULA 3
CASO CONCRETO 1 DIREITO POSITIVO identifica-se no texto quando o funcionário do jornal recusa postar o anuncio por existir uma norma que proíbe a venda de órgão no Brasil, logo é direito positivo pois tal proibição esta contida no conjunto de normas em vigor.
DIREITO NATURAL Se no Brasil, não tivesse norma vigente que reprima a venda de órgãos, nada impediria de ser praticada a ação, tendo como base que cada um tem direito sobre seu corpo, que é sua propriedade, mas como existe a norma que repugna tal ação, logo, não poder ser praticado no Brasil, sendo praticado irá incorrer em sanções por parte das normas vigentes. 
CASO CONCRETO 2 As regras dos concursos públicos são regidas pelo direito administrativo que tem por objetivo regular as relações entre órgãos do estado entre si ou com os particulares. Bem como estabelece as bases para a realização de serviços públicos. Logo o direito administrativo é uma subdivisão do direito publico.
 Para se pedir o procedimento junto à Justiça deve embasar- se no Direito Constitucional, este que é responsável pela organização fundamental do estado e rege a estruturação e o funcionamento dos seus órgãos, bem como as relações mantidas com os cidadãos. Logo o Direito Constitucional é uma subdivisão do Direito Público.
 DIREITO SUBJETIVO É o poder que o ordenamento jurídico concede as pessoas para a satisfação dos seus interesses próprios. (FACULTAS AGENDI)

Continue navegando