Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Fundamentos e Teoria Organizacional - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
1"Atualmente, a APO (Administração por Objetivos) vem sendo amplamente utilizada nas organizações, visto que uma de suas características envolve todos os indivíduos no processo de gestão, proporcionando o envolvimento e o comprometimento, sempre com objetivos ou metas acordadas entre as partes - líder e subordinado" (RICHTER, 2016, p. 5). Descreva as principais características da APO.
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
O estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seu superior. A interligação entre os vários objetivos departamentais de setores. Estas características representam um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultado esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos. A participação direta e contínua das gerências e dos subordinados. O apoio contínuo do staff. Essas características apresentam o método no qual as metas são definidas em conjunto pelo líder e seus subordinados. Isto faz com que as responsabilidades sejam especificadas para cada um em função dos resultados esperados, criando indicadores que passam a ser padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Isto gera a possibilidade de comparação entre a meta estabelecida e o objetivo efetivamente alcançado.
Livro digital – Unidade 1.3/quadro13/Fonte:Oliveira 2010, p279.
2 A Teoria da Contingência surgiu por meio do desenvolvimento de várias pesquisas realizadas com o intuito de verificar que tipos de estruturas organizacionais eram mais compatíveis com a realidade das indústrias (ANDRADE; AMBONI, 2009). Disserte sobre as principais contribuições dos idealizadores da Teoria da Contingência.
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo, M. Books do Brasil Editora Ltda., 2009.
Tom Burns e Georg M. Stalker, em 1961, contribuíram para a Teoria da Contingência analisando os efeitos do ambiente externo sobre o estilo administrativo e os resultados apresentados pelas organizações; identificaram cinco níveis de ambiente das organizações, desde estável à instável e também consideraram as organizações em dois sistemas, sendo sistema mecanístico e sistema orgânico. Michael E. Porter, em 1985, estruturou técnicas estratégicas de análise competitiva e de estabelecimento da vantagem competitiva. C. K. Prahalad, em 1987, estudou a visão das organizações e o futuro da competição entre as organizações. Por fim, H. Igor Ansoff, em 1965, estruturou o processo da estratégia corporativa e da estratégia de negócio

Continue navegando