Buscar

Trabalho AVA2_Planejamento das instalações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Engenharia de produção EAD
Disciplina: Planejamento das instalações
Aluno: Rosivando Dias Ventura 
Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina [AVA 2]
Planejamento de leiaute de depósitos
O planejamento de um leiaute deve considerar diversos aspectos: 
· Aproveitamento máximo do espaço disponível, considerando o aproveitamento da altura do depósito. 
· Minimização da movimentação de carga, alocando assim os itens com maior giro próximos das áreas de acesso rápido. 
· O agrupamento dos produtos por semelhança auxilia na busca quando necessária. 
· Especificidades dos itens a serem armazenados, em termos de condições climáticas, cargas, periculosidade e perecibilidade. 
· Posicionamento das portas de acesso, as quais devem facilitar o trânsito no interior do depósito. 
· Planejamento de um leiaute que possibilite a limpeza periódica e facilitada, evitando o acúmulo de sujeiras e eventualmente animais, considerando o tamanho dos itens a serem estocados. 
Em uma determinada empresa fabricante de peças de automóveis, existem diversos tipos de produtos e, por consequência, a utilização de leiaute deve ser pensada para que nada seja afetado pelos tipos de produtos armazenados. Sua comercialização depende muito de sua distribuição e de fácil acesso. Em determinada empresa, existem alguns itens com o giro alto e outros com giro baixo.  
 
Procedimentos para elaboração do TD:
A partir dessa afirmação, qual ou quais são os aspectos que devem ser colocados à prova para que o leiaute da empresa seja o mais atrativo possível? 
Elabore uma proposta de leiaute que busque melhorar o fluxo de materiais e diminuir a distância percorrida no interior do depósito. 
Considere um depósito com as seguintes dimensões: 70 m × 100 m, sendo a altura de 20 m. 
O depósito pode possuir até três portas e a disposição no leiaute é de livre escolha. Lembre-se de utilizar a estratégia nesse posicionamento. 
A escala para o desenho desse leiaute deve possibilitar sua inserção em uma folha A4. 
Considere a classificação dos produtos desse depósito como sendo de baixo, médio e alto giros, sendo os volumes desses produtos considerados semelhantes para fins de simplificação. 
Escolha a estrutura que melhor se adaptar aos produtos da empresa fabricante de peças em questão. 
Resposta:
 O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível.
Nesse esquema, considera-se questões como otimização de espaço, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores.
Um bom layout de armazém ajuda a aprimorar os resultados logísticos. Quando o planejamento é bem estruturado, ele proporciona importantes benefícios para a área, como:
Melhor aproveitamento do espaço
Uma boa organização do layout faz com que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível. Assim, é possível armazenar mais itens utilizando o mesmo ambiente.
Movimentação eficiente
Os corredores devem ser projetados para garantir uma boa movimentação de pessoas, máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que não comprometem a área que é destinada ao estoque.
Aumento da produtividade
Outra grande vantagem de se investir na organização do layout é conseguir aumentar os níveis de produtividade. Afinal, os itens passam a ser organizados seguindo uma lógica mais eficaz.
Quais são as características de um bom layout?
Para criar um bom layout, existem alguns pontos que precisam ser observados. Os principais são:
Giro dos materiais
Um dos objetivos de organizar o layout de armazém é facilitar o processo de separação (picking) dos produtos, tornando-o mais ágil e alinhado.
Assim, o ideal é armazenar os itens que possuem maior saída (giro alto) em uma área mais próxima da expedição — diminuindo a distância percorrida — e em uma altura mais fácil de alcançar — facilitando a identificação.
Já os materiais menos populares (de baixo giro) podem ficar localizados em uma área mais afastada e em alocações superiores, já que não são requeridos com tanta frequência.
Armazenamento por grupos
Outro ponto importante relacionado à facilidade de encontrar os itens é a organização por meio de grupos de produtos. Ou seja, o ideal é criar categorias e agrupá-las dentro do estoque, facilitando o processo de entrada e saída.
Tamanho dos materiais
O tamanho das mercadorias também deve ser levado em consideração, já que isso influencia diretamente no aproveitamento de espaço. Se uma grande área é destinada a itens pequenos, por exemplo, haverá desperdício.
Características dos produtos
Dependendo dos itens que são armazenados, existem necessidades especiais ligadas à temperatura, ventilação e umidade, entre outras. Esse também é um aspecto que precisa ser considerado no planejamento de um layout de armazém, pois tudo isso ajuda a garantir a integridade dos materiais.
Eficiência do espaço
O espaço também deve ser pensado de acordo com a acessibilidade para facilitar a movimentação de equipamentos. O objetivo é sempre conseguir melhorar a produtividade, ao mesmo tempo em que se otimiza a gestão do estoque.
Como você pode ver, o layout do armazém é fundamental para o sucesso da logística. Para que isso se torne possível, porém, é necessário fazer um planejamento mais organizado e, principalmente, escolher galpão que tenha uma estrutura adequada para armazenar os produtos.
Segue o layout em anexo, em PDF.

Continue navegando