Buscar

PTG 5º Período FRENDS AUTOMOTIVE

Prévia do material em texto

título do trabalho:
Subtítulo do TrabalhANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE GUAJAJARAS
ALEX DE OLIVEIRA HENRIQUE DA COSTA
ra:2258484906
NATHALIA FERREIRA DOS SANTOS
ra:2228376606
MICHELLE APARECIDA LELES DE MOURA TELESFORO
ra:2255402806
SANDRA GONÇALVES COELHO
ra:2243992806
VANUSA MARIA NUNES RIBEIRO
RA:2418253505
WASHINGTON BATISTA MOREIRA
ra:2201103306
O CASO DE SUCESSO DA EMPRESA FRIENDS AUTOMOTIVE
 BELO HORIZONTE
 2021
ALEX DE OLIVEIRA HENRIQUE DA COSTA
ra:2258484901
NATHALIA FERREIRA DOS SANTOS
ra:2228376601
MICHELLE APARECIDA LELES DE MOURA TELESFORO
ra:2255402801
SANDRA GONÇALVES COELHO
ra:2243992801
vanusa maria nunes ribeiro
ra:2418253505
WASHINGTON BATISTA MOREIRA
ra:2201103301
O CASO DE SUCESSO DA EMPRESA FRIENDS AUTOMOTIVE
A Produção Textual em Grupo (PTG) - apresentado ao curso de Administração da faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas: Composto Mercadológico, Planejamento e Inteligência de Marketing, Pesquisa Mercadológica, Processo Criativo.
Professores: Jaqueline dos Santos Ferrarezi
Suzi Bueno de Almeida
Emília Yoko Okoyama
Nicole Cerci Mostagi
Tutor: Igor Santos
BELO HORIZONTE
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6
2.1 PASSO 1: Produto.................................................................................................6
2.2 PASSO 2: Preço....................................................................................................6
2.3 PASSO 3: Praça....................................................................................................7
2.4 PASSO 4: Promoção.............................................................................................8
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................10
REFERENCIAS..........................................................................................................11
10
1 - INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo às empresas enfrentaram e continuam enfrentando grandes modificações. Modificações na sua estrutura, tamanho, abrangência na sua área de atuação entre várias outras. 
Não é diferente com a empresa Friends Automotive. Podemos considerar que hoje, todas as empresas que querem ter sucesso em seu ramo, devem investir no principal capital da empresa, no caso da Friends Automotive são os carros. Capital este que é simplesmente o mais importante desta, pois influencia em todo o resultado de sua produção e serviços. Podemos chamar este capital de income car, que está representado na empresa pela rentabilidade e retorno adquirido pela nova maneira de atuação no mercado.
O ambiente competitivo desse ramo em que as empresas estão inseridas tem mostrado que é cada vez mais necessário e urgente a preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma organização. 
Desta forma, vamos mostrar como a Friends Automotive saltou de uma pequena locadora de veículos para a gigante nacional do carro por assinatura e do delivery car.
A Friends Automotive foi fundada por cinco amigos que se conheceram na universidade no início dos anos 2000. Cada um deles possuíam um carro que começaram a aluga-los para pagar os investimentos na faculdade.
Com pouco mais de dois anos, perceberam que o lucro estava sendo 60% maior que o esperado e decidiram investir em carros para alugar.
No fim de 2010, a empresa já era bem solida e possuía uma carteira de cliente bem fieis, porém, era conhecida apenas em sua cidade de criação. Foi quando um dos sócios teve a brilhante ideia de divulgar seus serviços por colaboradores, clientes já fidelizados e redes sociais com um conceito diferente de locação. O que foi um grande marketing.
De acordo com Zenone e Ramos (2006), composto de marketing é um conjunto de estratégias usadas para atração de clientes visando atender os objetivos da organização. É formado por elementos como: • Produto – tudo aquilo que pode ser oferecido aos clientes com o propósito de troca; • Preço – quantidade de recursos que é dada na troca dos produtos; • Promoção – são formas de comunicar, 
convencer e lembrar aos clientes sobre os produtos; • Praça (Distribuição) – é a maneira de disponibilizar os produtos ou serviços aos mercados consumidores.
A Friends Automotive passou a oferecer no início de 2011, aluguel de veículos por assinatura, que são veículos onde o cliente aluga o veículo por um ano sem se preocupar com revisões, IPVA e depreciação, podendo após o período estabelecido trocar seu carro por outro zero quilometro nas mesmas condições.
Em 2013, foi verificado que apesar do sucesso, os clientes desejavam algo a mais, pois, nem sempre podiam se deslocar para ir retirar o carro alugado. E assim, surgiu uma segunda forma de serviço que ficou conhecida como delivery car. (Entrega do veículo no endereço do cliente).
Fenômeno que espalhou pelo pais por ser uma novidade e nenhuma outra empresa do ramo, ter tamanha especialidade e gestão no assunto.
A partir desse “bumm”, as demais organizações perceberam a necessidade de uma grande atualização e de se inovarem, mantendo ainda uma grande distância de qualidade, preço e atendimento em comparação com a Friends Automotive.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 PASSO 1: PRODUTO 
 Criar novos produtos e serviços se tornou imperativo para muitas organizações. A dedicação exigida nesse processo, porém, depende do estágio de transformação digital, interpessoal e motivacional em que elas estão envolvidas. (Quem disse isso?)
As empresas que já tinham abraçado a transformação digital saíram na frente. Familiarizadas com metodologias ágeis e embasadas por uma cultura digital, elas já estão se reformulando e vão seguir influentes (ou quem sabe até mais fortes) no mercado em que atuam.
Pensando nisso, a Friends Automotive realizou uma pesquisa com consumidores, funcionários do setor de atendimento ao cliente e pesquisa em mídias digitais tanto como pesquisas externas no mercado para verificar onde poderia haver mudanças e melhorias.
Daí surgiu a ideia do carro por assinatura e da entrega em casa.
Ter um produto e serviço com o conforto de receber seu veículo em casa e sem se preocupar com os gastos que um veículo próprio proporciona, parecia coisa absurda e sem futuro.
Através de pesquisas e grande vontade e dedicação de querer fazer acontecer, a Friends Automotive passou de uma pequena locadora de veículo por períodos curtos para a maior locadora de veículos do país especializada em locação anual com entrega a domicilio. Seu produto já se tornava essencial para grande parte das regiões do país.
 2.2 PASSO 2: PREÇO
O preço tem grande interferência no modelo de atuação de uma empresa. É o preço que irá determinar como se comportará a receita da instituição. (Quem disse isso?)
Todos os custos, gastos e lucros são baseados a partir do preço do produto.
Ele é tão decisivo que, é o preço que vai determinar se a atuação da empresa deve aumentar ou diminuir dentro do mercado de atuação.
Pensando em tudo isso, com o foco de manter sua carteira e aumentar a quantidade de carros por assinatura anual, a Friends Automotive elaborou uma estratégia de precificação levando em conta todos os gastos e riscos que lançar uma nova modalidade de serviço pode acarretar. Sem deixar de pensar na qualidade e no conforto do serviço ofertado ao cliente. 
Os valores são atrativos e muitas vezes até menor do que o ofertado nas concorrentes e em concessionarias se comparado com a aquisição de veículo próprio. E com isso trazendo uma estratégia ousada que poderia trazer pouca instabilidade e muita insegurança se não fosse os estudos minuciosossobre o mercado e a confiança dos seus líderes para que tudo fosse para frente, trazendo assim uma grande revolução no segmento.
De acordo com Kotler (2006) acredita-se que o marketing está estritamente ligado à economia e não só apenas pelo preço, mas também pela demanda que sofria alterações devido aos canais de distribuições. O ponto mais acentuado pelo economista é que o lucro está ligado ao bem estar do consumidor e da sociedade, sendo assim o marketing não só deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa como deveria ser o centro da mesma.
2.3 Passo 3: Praça
A empresa entende que para manter sua qualidade e conceito como referência nesse segmento no mercado, é preciso coerência, sem deixar de agradar os clientes e ao mesmo tempo sem deixar de visar o lucro e crescimento estipulado. (Quem disse isso?)
A empresa tem uma estimativa de gastos/custos com reparos, revisões, documentações, depreciações e seguros. Por outro lado, não deixou de pôr na balança o que seria de interesse dos consumidores para se tornar o grande diferencial, como isenção dos itens citados anteriormente chegando ao valor rentável para ambas as partes. 
Segundo Las Casas (2004, p. 212), é parte do pacote de utilidade ou satisfações que os consumidores receberão com a compra do produto. A colocação de produtos a preços acessíveis ao consumidor visado, é, portanto, determinante para o sucesso de uma estratégia mercadológica.
Identificar os riscos e as ameaças existentes ao projetar uma nova modalidade de serviço foi o primeiro passo a ser tomado pelos gestores da empresa.
Desafios são fatores que fazem com que a Friends Automotive se prepare com antecedência para encarar um mercado tão grande e competitivo. As estratégias e ações tomadas com cautela é o que faz com que o desenho do produto seja solido e confiável.
2.4 Passo 4: Promoção
 A comunicação que a empresa utiliza para alcançar seu público alvo é bem variada.
Como estratégia de divulgação, a Friends Automotive adota meios digitais e tradicionais como rádio e TV.
Uma forma interessante que a empresa encontrou de divulgar seus serviços, foi a premiação com locação grátis em um fim de semana a ser escolhido pelo ganhador, para a pessoa que conseguisse convidar e trazer mais seguidores para página do Instagram, também fez uma parceria com um influencer com muitos seguidores para que ele utilizasse um veículo plotado com a marca da empresa, convidando seus seguidores a experimentar o serviço oferecido.
Na TV e rádio, divulgou propagandas usando os próprios clientes e funcionários para participarem do comercial de divulgação, fazendo com que assim a marca se mostrasse forte, solida e que valoriza as pessoas ganhando confiança de futuros clientes. 
O marketing é muito mais do que apenas criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, é indispensável neste processo a comunicação com os clientes (KLOTER e KELLER,2006). Ainda de acordo com os autores, as principais ferramentas do Composto Promoção são: propagandas, promoção de vendas, venda pessoal e relações públicas.
CONCLUSÃO
Neste estudo de caso da empresa Friends Automotive, pode-se observar que, todo investimento necessário para a execução das tarefas previstas nos planos de ação, foram atendidas de forma coerente e objetiva.
Assim, concluímos que atendemos a proposta da pesquisa satisfatoriamente. Tendo em vista o esforço diante das dificuldades e empenho desta equipe.
Considerando os meios de inovação obtidos pela empresa, concluímos que a revitalização do ramo de locação de veículos utilizando os 4 P’s para revolucionar o mercado de alugueis é um empreendimento rentável tanto para a empresa como para seus clientes, observando ainda, que será de enorme contribuição para o desenvolvimento de um novo modelo de trabalho e empreendimento e quem sabe até de mobilidade urbana.
O ponto positivo mais importante, que consideramos, foi ter identificado uma solução para transformar o que era comum em algo totalmente novo, aproveitando das opiniões e sugestões de colaboradores e público alvo.
REFERENCIAS
FARIA, Priscilla Santos; BORGES, Luciana Guimarães Naves Lemos. Planejamento e inteligência de marketing. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
MICCOLI, R. R. B.; CAMPOS, M. I. de. Composto mercadológico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. 
KOTLER, P. (2008). Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5a ed. Atlas: São Paulo. 
PIROLO, A. C. I. da S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
SANTOS, Fabiano R. ; FERREIRA, Sergio C.; PIAIA, Joelson. Engenharia do produto. Universidade do Estado de Santa Catarina. CCT. Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. 2004. 
SLACK et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.
ZENONE Luiz Cláudio, RAMOS, Ana Maria Bauiride; Marketing da promoção e merchandising: conceitos e estratégias pra ações bem-sucedidas, São Paulo: Thomson Learning, 2006.

Continue navegando

Outros materiais