Buscar

Palestra Gestalt Terapia 26 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome da palestrante: Fádua Helou
- Data da palestra; 26/10/2021
- Linha de atendimento psicoterapêutico a que a palestra se refere: Gestalt terapia 
 Tema: "As aplicações da Gestalt na prática terapêutica dos atendimentos psicológicos"
A Gestalt-terapia é uma abordagem da psicologia que esta intimamente ligado a um contexto humanista, fenomenológico e existencial. Segundo a palestrante Fádua a vida é feita de paradoxos, vida e morte, nossa cultura tende a minimizar os conflitos, tínhamos a ideia do controle da vida, e veio a pandemia e jogou isso por terra.
A Gestalt terapia se preocupa em restaurar a força vital, prestar atenção na vida como ela é, nesta abordagem me chamou a atenção, 1) intencionalidade das escolhas, que estão dentro de cada indivíduo, que através do self que são estabelecidos os ajustamentos dos estímulos, ou seja, o processo de estar em contato com o mundo. 2) Uma característica relevante é o foco no presente, no aqui e agora; 3) Gestalt terapia não se interessa pelo problema, o problema está lá porque a pessoa não pode ir adiante, quando a pessoa for adiante o problema para de existir, se interessa por uma mudança de paradigma.
 Outro ponto interessante dito na palestra, foram os conceitos de ajustamento criativo funcional que é diante de uma frustação a pessoa consegue superar, e o ajustamento criativo disfuncional quando a pessoa não consegue criar recursos novos para superar. 
De acordo com a palestrante Faúdua Helou, a Gestalt terapia vai focar nessa restauração da pessoa consigo mesmo e no mundo, acredita-se no potencial, no crescimento e na capacidade de atualização. Por fim a terapia aperfeiçoa nomeia o que não estava nomeado, sendo que o papel do terapeuta não é descontruir a resistências por meios externos, pois resistência é uma construção pessoal.

Continue navegando