Buscar

PROVA OBJETIVA-MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CORRIGIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere a passagem de texto a seguir: 
“As dimensões para a aquisição do conhecimento destacam a sensorial, a intuitiva, a emocional e a racional que associadas a ação gera capacidade de explicar, manejar e entender a realidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’AMBROSIO, Ubiratã. Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas/SP: Papirus,1996. p. 23.  
Considerando essa citação e de acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, identifique qual das alternativas a seguir apresenta os aspectos solidários para a construção do conhecimento matemático:
Nota: 10.0
	
	A
	Aspectos cognitivos, afetivos e sociomorais.
Você acertou!
Os aspectos que são solidários para a construção do conhecimento matemático correspondem ao cognitivo, afetivo e sociomoral (livro-base, p. 02 do Prefácio).
	
	B
	Aspectos individuais, espaciais e disciplinares.
	
	C
	Aspectos construtivistas, morais e socioeconômicos.
	
	D
	Aspectos matemáticos, geométricos e didáticos.
	
	E
	Aspectos fracionários, lógicos e classificatórios.
Questão 2/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte situação-problema: 
“A professora Tânia entregou para cada aluno um pequeno pacote com botões. Estes botões foram associados ao número de lápis de cor. Ao final da tarde, os alunos, sem contar, associaram os botões aos lápis de cor. Alguns descobriram que perderam botões, outros perderam lápis de cor e cinco alunos não perderam nada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 80. 
De acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, a atividade realizada pela professora é classificada como atividade de:
Nota: 10.0
	
	A
	classificação e associação.
	
	B
	correspondência um a um.
Você acertou!
“Com a criação de animais, veio a necessidade do homem, saber se a quantidade de animais deixados no pasto pela manhã era a mesma que se recolhia ao final da tarde. Desse fato, surgiu a correspondência um a um. [...] Fazer correspondência um a um é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. O surgimento dessa correspondência foi um passo muito importante no desenvolvimento dos números e deve ser valorizado no ensino infantil, pois é o primeiro passo para que as crianças saibam exatamente que o número dois significa um conjunto de dois ‘uns’ e não um mero símbolo” (livro-base, p. 20).
	
	C
	operação matemática de multiplicação.
	
	D
	adição e divisão matemática.
	
	E
	situação-problema fracionária.
Questão 3/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para o excerto a seguir: 
“Aprender matemática é construir o sentido do conhecimento e entender que são os problemas e a reflexão em torno deles que permitem a esses conhecimentos ganharem sentido quando aparecem como ferramentas para resolvê-los”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006, s.p. 
De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, no início da história, a matemática era utilizada como uma ferramenta para:
Nota: 0.0
	
	A
	identificar e simbolizar uma tribo e seus descendentes.
	
	B
	desenhar e construir imagens e figuras rupestres nas cavernas.
	
	C
	organizar e prover a perpetuação dos povos.
	
	D
	registrar a ausência dos animais e a proporção de alimentos.
	
	E
	contar e verificar a quantidade de objetos e/ou a exatidão de um negócio.
“A matemática teve sua origem na necessidade de sobrevivência do ser humano, que por milênios traçou sua história como ferramenta por essa sobrevivência. No princípio dessa história, essa ferramenta era usada diretamente para contar ou verificar uma determinada quantidade ou para verificar a exatidão de um negócio” (livro-base, p. 17).
Questão 4/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir: 
 
“O ato de contar surgiu por meio da necessidade dos homens, pois, no início da civilização, eles eram nômades e sobreviviam da pesca, caça e coleta de frutos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: Análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 32. 
De acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre a história da Matemática, é correto afirmar que a real necessidade que desencadeou a contagem de objetos foi:
Nota: 0.0
	
	A
	O desenvolvimento de atividades humanas, pois o homem deixou de ser nômade e fixou-se no solo.
O ato de contar surgiu por meio da necessidade dos homens. Sua sobrevivência era garantir para a sua espécie a pesca, a caça e a coleta de frutos. No início, como eram nômades, não se fixavam a um determinado local e, assim, a contagem dos objetos, animais, pessoas do próprio clã não era necessária. Porém, quando construíram locais para viver e nele se fixaram, a necessidade de controlar e quantificar o que tinham foi necessária e, neste momento, eles passam a fazer uso do ato de contar (livro-base, p. 20).
	
	B
	A descoberta do fogo e da roda, pois, neste momento, as tribos passaram a classificar seus objetos.
	
	C
	O surgimento da oralidade e comunicação entre uma espécie e a outra, pois, para contar, é preciso, antes, falar.
	
	D
	A invenção da escrita e dos desenhos nas rochas, pois, somente neste momento os homens passaram a organizar seus utensílios e animais.
	
	E
	A reorganização das espécies e a disputa por territórios entre as diferentes tribos, pois, assim, poderiam saber quem tinha mais poder.
Questão 5/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a passagem textual a seguir:
“A matemática é importante como matéria escolar e para a vida cotidiana. Nestes dois espaços, escola e cotidiano, o aluno desenvolve habilidades e competências essenciais para a sua relação social, familiar e escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’AMBROSIO, Ubiratã. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 45. 
A partir da leitura do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, pode-se identificar que o professor, ao preparar aulas sobre conceitos matemáticos para os alunos, deverá dispor de atividades práticas, como, por exemplo:
Nota: 10.0
	
	A
	a resolução de questões e de cálculos matemáticos nas avaliações bimestrais.
	
	B
	tarefas, para casa, que envolvem contas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
	
	C
	exercícios de arme e efetue, identifique o par e o ímpar, sucessor e antecessor e frações.
	
	D
	pesquisar sobre a origem dos números e escrever uma sequência numérica de 0 até 100 (ou somente dos números pares).
	
	E
	construção de conjunto por meio da partilha dos objetos da sala, discutir sobre velocidade e distância durante a confecção de uma cidade em maquete e construir um minimercado para desenvolver noções monetárias.
Você acertou!
Segundo o livro-base, “[...] ‘a matemática é uma matéria escolar, porém no que tange às crianças é também uma parte importante das suas vidas cotidianas: sem matemática elas ficarão desconfortáveis não apenas na escola, mas também em uma grande parte de suas atividades cotidianas: quando partilham bens com seus amigos, planejam gastar suas mesadas, discutem sobre velocidades e
distâncias, viajam e têm que lidar com moedas diferentes e quando finalmente têm que lidar com o mundo do dinheiro, de compras e vendas, hipotecas e apólices de seguro, precisam de habilidades matemáticas’” (livro-base, p. 18).
Questão 6/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia para o fragmento de texto a seguir: 
“O planejamento e o uso de objetos ou instrumentos possibilitam uma prática pedagógica significativa para o aluno, e o professor poderá observar os resultados por meio de atividades de entendimento matemático”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 20.
De acordo com o fragmento e os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente a respeito da relevância do ábaco como instrumento pedagógico no ensino da matemática, analise as afirmativas a seguir, assinalando, em seguida, V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O ábaco nas escolas propicia a noção dos sistemas de trocas e contagens.
II. ( ) O ábaco possibilita que a criança compreenda e estabeleça agrupamentos.
III. (  ) O ábaco não possibilita compreender, de forma prática, nosso sistema de contagem.
IV. ( ) A vantagem do ábaco é que ele propicia que a criança compreenda apenas um tipo de combinação. 
Agora marque a sequência correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
Você acertou!
As afirmações III e IV são falsas, pois “o entendimento de que o número oito, por exemplo, é o agrupamento de oito ‘uns’, ou um cinco e três ‘uns’, ou outra combinação qualquer, caracteriza-se como nossa de contagem”; As afirmações I e II são verdadeiras, pois “o ábaco, usado frequentemente em escolas, nos dá a noção exata desses sistemas de trocas e de contagem. Nos ábacos de base dez, em particular, troca-se dez fichas de unidades por uma ficha de dezena.   O uso de instrumentos como o ábaco é muito importante para que a criança tenha esta noção de agrupamento.  É com essa noção que ela enfrentará com muito mais prazer o nosso sistema de numeração, no qual cada número (de 1 até 9 mais o 0) tem representação única, não apoiada explicitamente em agrupamentos, mas sim em uma outra ideia que é a do valor posicional” (livro-base, p. 22).
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 7/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a passagem de texto a seguir: 
 
“Ao trabalhar com as operações matemáticas em sala de aula, o professor deve conhecer a história dos números e a importância da correspondência um a um”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: Análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 66,67. 
De acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, a lógica matemática da correspondência um a um, na prática pedagógica do professor, possibilita fazer com que o aluno:
Nota: 10.0
	
	A
	Compreenda, por exemplo, que o número quatro significa um conjunto com quatro elementos, um a um, e não simplesmente um símbolo.
Você acertou!
Com a criação de animais, houve a necessidade de o homem saber se a quantidade de animais deixados no pasto pela manhã, por exemplo, era a mesma que se recolhia ao final do dia. Desse fato, surgiu a correspondência um a um, cálculo matemático utilizado até os dias atuais. Fazer correspondência um a um, é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. Em sala de aula, o professor deve conhecer a história dos números e a importância da correspondência um a um, pois essa correspondência possibilita à criança compreender, por exemplo, que o número quatro significa um conjunto com quatro elementos, um a um, e não simplesmente um símbolo (livro-base, p. 20).
	
	B
	Consiga visualizar definitivamente os símbolos que representam os números na escrita.
	
	C
	Permaneça passivo nas aulas de Matemática, pois, é assim que ele aprenderá melhor todo o conteúdo.
	
	D
	Entenda que é preciso decorar a tabuada para aprender Matemática.
	
	E
	Compreenda que, se ele não fizer uso da correspondência um a um, ele nunca chegará a aprender Matemática.
Questão 8/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O ensino dos conceitos matemáticos está ligado à teoria, porém a prática do professor na escola é de fundamental relevância. As práticas do professor devem estar atreladas ao modo como o professor compreende os conceitos matemáticos e ao que o aluno já conhece sobre esse conceito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’AMBROSIO, Ubiratã. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus,1996, p. 21. 
De acordo com o livro A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, ao ensinar os conceitos matemáticos de adição e/ou subtração, o professor que não faz uso de material concreto nos momentos de uma aula deve considerar...
Nota: 10.0
	
	A
	atividades que permitam à criança compreender que adicionar implica somar e subtrair significa retirar de uma determinada quantidade.
Você acertou!
“Quando não se faz uso de materiais concretos, o importante ao fazer as referidas operações é que a criança compreenda que adicionar implica em somar, juntar e que subtrair requer uma diminuição, ‘um tirar’ e não simplesmente que tratam de operações de mais e de menos” (livro-base, p. 42).
	
	B
	a compreensão dos alunos por meio do processo de assimilação.
	
	C
	a avaliação dissociada do conhecimento que a criança tem sobre um situação matemática.
	
	D
	o conhecimento prévio da criança, de forma neutra e indiferente à sua vivência.
	
	E
	o universo subjetivo e abstrato, para que a criança compreenda conceitos matemáticos.
Questão 9/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para o extrato de texto a seguir:
“Ao efetuar a operação de contar, estabelecemos implicitamente uma ordenação entre os elementos de um conjunto, e, ao último número do conjunto, dá-se o nome de ordinal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: Análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 66,67. 
De acordo com os conteúdos do livro A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre a história da matemática, com o ato de contar, o homem se tornou:
Nota: 10.0
	
	A
	o grande preceptor da sua espécie.
	
	B
	o agricultor e o criador de animais.
Você acertou!
O ato de contar surgiu por meio da necessidade dos homens. Sua sobrevivência era garantir para a sua espécie a pesca, a caça e a coleta de frutos. No início, como eram nômades, não se fixavam a um determinado local e, assim, a contagem dos objetos, animais, pessoas do próprio clã não era necessária. Porém, quando construíram locais para viver e nele se fixaram, a necessidade de controlar e quantificar o que tinham foi necessária e, neste momento, eles passam a fazer uso do ato de contar. Esse processo que tornou o homem um agricultor e criador de animais, fez com sua vida se tornasse diferente (livro-base, p.20).
	
	C
	o detentor do saber e o único que lidera uma tribo.
	
	D
	a imagem mais respeitada pelas crianças e mulheres de todas as tribos.
	
	E
	o administrador das atividades de coleta e caça na tribo.
Questão 10/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Professor e aluno devem caminhar juntos e a observação do professor para o todo é de fundamental relevância no processo de atividades e conceitos lógico-matemáticos”.
Após esta avaliação,
caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.20, 21. 
De acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente a respeito do que o professor precisa observar e considerar durante as avaliações que mensuram a aprendizagem de noções das operações de adição e subtração, analise as afirmativas:
I. Deve-se valorizar o conceito inicial da operação.
II. Deve-se observar o entendimento do conceito de agrupamento como base para a realização desse tipo de operação.
III. Deve-se valorizar o entendimento do conceito de empréstimo.
IV. Deve-se valorizar exclusivamente a utilização do algoritmo. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
Você acertou!
As afirmativas I e II são corretas, pois “em poucas palavras, não se esqueça de dar importância ao conceito inicial da operação. Valorize o entendimento e não a mera utilização de um algoritmo. E, finalmente, lembre-se de que o conceito de agrupamento está na base da compreensão dos processos de somar e subtrair” (livro-base, p. 50). A afirmativa III é correta, pois, de acordo com o livro-base, o empréstimo é um “grande problema das primeiras contas resolvidas pelas crianças” (p. 49). A afirmativa IV é incorreta, pois o livro-base aconselha: “valorize o entendimento e não a mera utilização de um algoritmo” (p. 50).
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 11/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica (questão opcional)
Leia a seguinte situação: 
“Os alunos estão divididos em grupos. Em cada grupo, será o secretário, que ficará encarregado de buscar materiais para seus colegas do grupo. A professora emite a seguinte ordem: O secretário de cada grupo deverá distribuir para cada um dos seus colegas uma folha de papel. Cada criança tem agora uma folha de papel e deverá desenhar bonecos e, após, escolher os botões do centro da mesa para pôr no nariz de cada boneco um a um”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed,2006, p.85.
De acordo os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre a história da matemática, é correto afirmar que o uso da correspondência um a um significa:
Nota: 10.0
	
	A
	Associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção.
Você acertou!
Com a criação de animais houve a necessidade de o homem saber se a quantidade de animais deixados no pasto pela manhã, por exemplo, era a mesma que se recolhia ao final do dia. Desse fato, surgiu a correspondência um a um, cálculo matemático utilizado até os dias atuais. Fazer correspondência um a um, é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção (livro-base, p. 20).
	
	B
	Colecionar objetos de diferentes características e dispor em um único conjunto.
	
	C
	Classificar por meio de semelhanças os pertences de uma mesma pessoa.
	
	D
	Separar por semelhanças e diferenças objetos grandes e pequenos.
	
	E
	Agrupar objetos em conjuntos distintos e quantificar os objetos de diferentes pessoas.
 
Questão 12/12 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica (questão opcional)
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“A contagem envolve outras esferas que resultam em associações, agrupamentos, quantidade. No início do desenvolvimento, uma criança compreende um conjunto de objetos um a um, porém não compreende que três conjuntos com um elemento podem ser um conjunto de três objetos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 66-67.
Considerando os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre a correspondência um a um em termos de agrupamento, assinale a alternativa que menciona o que são os agrupamentos:
Nota: 10.0
	
	A
	relações dois a dois ou três a três ou doze a doze, entre infinitas outras, que facilitam a contagem de grandes conjuntos na vida cotidiana. 
Você acertou!
“Os agrupamentos são relações dois a dois ou três a três ou doze a doze, entre infinitas outras. Alguns agrupamentos são usados tantas vezes que ganharam nomes especiais: o agrupamento doze a doze recebeu o nome de dúzia. Os agrupamentos facilitam a vida cotidiana” (livro-base, p. 21).
	
	B
	combinações e conjuntos com objetos semelhantes, que possibilitam a contagem de três a três.
	
	C
	contagem específica de objetos iguais dispostos em conjuntos com quantidades ímpares.
	
	D
	adição e subtração de objetos diferentes e iguais por meio da representação de conjuntos pares.
	
	E
	concepção numérica e fracionária de um conjunto de objetos distintos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando