Gestão de Benefícios_Trabalho_
5 pág.

Gestão de Benefícios_Trabalho_


DisciplinaRecrutamento e Seleção2.224 materiais32.952 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Proposta de Implantação de Benefícios
Sendo os benefícios concedidos pela empresa uma ferramenta utilizada como estímulo para motivar os funcionários, realizamos uma pesquisa na organização para entender quais são as maiores anseios dos nossos colaboradores para que pudéssemos adequar a implantação dos benefícios ao atendimento das necessidades de nossos funcionários, visando a satisfação dos mesmos e o aumento de sua produtividade, afinal de contas , funcionário satisfeito produz mais.
Objetivos Individuais
Os benefícios procuram atender às necessidades individuais, proporcionando vida pessoal, familiar e de trabalho mais tranquila e produtiva aos empregados. Visam proporcionar condições para que as pessoas possam se desligar das preocupações cotidianas e concentrar-se nas atividades do trabalho. Nesse sentido, o plano de benefícios é oferecido para atender a um leque diferenciado de necessidades dos funcionários.
Objetivos Sociais
Alguns dos benefícios concedidos pelas empresas procuram preencher deficiências, lacunas ou carências da previdência social, do sistema educacional e dos demais serviços prestados pelo governo, tais como: transporte, segurança, serviço médico etc.
Objetivos Econômicos
Os benefícios devem funcionar como um elemento de atração e de retenção de pessoal. Neste sentido, eles visam:
Reduzir fadiga física e psicológica das pessoas;
Apoiar o recrutamento de pessoal e atrair candidatos;
Reduzir rotatividade do pessoal e fixar as pessoas na empresa;
Reduzir absenteísmo;
Melhorar a qualidade de vida
Hoje as grandes empresas focam para a Flexibilização dos Benefícios.
Um programa de benefícios flexíveis permite ao empregado escolher benefícios de sua preferência, dentro de um menu pré-definido pela empresa. Essa escolha é feita periodicamente.
Para tanto, a empresa aloca, para cada funcionário, uma verba com a qual ele pode \u201ccomprar\u201d os benefícios que quiser. Tanto o valor de \u201ccompra\u201d dos benefícios, quanto o valor da verba podem ser atualizados periodicamente.
Sendo assim, após um estudo do que atenderia a necessidade dos nossos colaboradores e o que a empresa pode oferecer, escolhemos os seguintes benefícios para implantação:
Assistência a Alimentação dos Trabalhadores
Objetivo: garantir padrões adequados de alimentação que preservem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida dos trabalhadores, contribuindo também para a produtividade das empresas. Atendimento a necessidade básica do indivíduo.
Optamos por oferecer aos nossos funcionários o Ticket Refeição no valor diário de R$ 18,00, para que o mesmo possa ter condições de escolher o local para sua alimentação. Mediante às pesquisas realizadas próximo ao local de trabalho o valor diário do Ticket é o ideal para que o mesmo possa se alimentar em local de boa qualidade. 
Vantagem desse serviço (para o empregado) é a liberdade de opção que o funcionário tem para a escolha do local de suas refeições e de cardápios de sua preferência.
Contribuição do empregado será um valor simbólico (1% sobre o custo da refeição).
Assistência a Saúde dos Trabalhadores
Implantaremos o Benefício de Assistência Médico Hospitalar, convênio com a empresa operadora de Saúde Amil, padrão do plano executivo (rede credenciada mais abrangente e internação em apartamento privativo), tipo de cobertura Grande Risco (internações) e extensivo aos dependentes. Implantaremos também o plano odontológico seguindo os mesmos preceitos.
Objetivo da implantação desse benefício é disponibilizar aos nossos funcionários, todo o apoio e suporte em caso de doença do mesmo e de seus dependentes.
Vantagens: pronto atendimento em caso emergencial para o trabalhador e seus dependentes, ampla rede de consultas, exames. Saber que quando precisar, terá o serviço a sua disposição.
O valor do plano será calculado sobre a faixa etária do trabalhador e dos seus dependentes, onde o funcionário contribuíra com 50% do valor do Plano.
Assistência à Educação dos Trabalhadores
Ofereceremos convênios com Instituições de Ensino Superior de alta qualidade e Cursos de Idiomas. Onde a empresa contribuirá com o pagamento de 60% do valor do curso, até a formação do funcionário.
Premissas: 
Convênio válido para todo o período que o Trabalhador fizer parte do quadro de funcionários da empresa;
	Trabalhador precisará apresentar notas/desempenho nos cursos igual ou superior a 7,0, assim como frequência igual ou superior à 85% no decorrer do curso.
Identificamos que esse benefício constitui um diferencial tanto para atração, quanto para a fixação e satisfação das pessoas no trabalho.
Vantagens: investimento e valorização do no funcionário. Através do investimento na educação, o mesmo poderá se desenvolver profissionalmente, contribuído também, para o crescimento da empresa. Atendimento à necessidade de auto realização do funcionário.
Horário Flexível
Esse benefício consiste na flexibilização dada ao empregado de entrar mais tarde e/ou sair mais cedo do trabalho. Trata-se de uma tolerância dada a ele de chegar após o início normal de seu expediente ou de sair antes do término, desde que compense esse tempo não trabalhado.
Disponibilizaremos desse benefício com o objetivo de auxiliar os nossos funcionários, caso haja um imprevisto e o mesmo precise se ausentar da empresa por um determinado período. Entendemos que esse tipo de benefício torna o ambiente de trabalho mais flexível e as relações mais maduras e responsáveis.
Percebemos essa necessidade para os funcionários que estudam, principalmente no período de provas do Curso/Faculdade.
Vantagem: ter um relacionamento mais flexível e maduro empregador x empresa, maior comprometimento/consideração do trabalhador com a organização. Assim como não ter esse período de ausência descontado do seu contra cheque.
Concessão de Folga no Dia do Aniversário
Percebemos dentro da organização que os aniversariantes do dia demonstravam interesse em \u201cpassar\u201d essa data tão especial, próximo das pessoas mais importantes na sua vida. Com base nisso, concederemos aos aniversariantes, \u201co dia feliz\u201d, para que o mesmo desfrute dessa data com seus parentes e amigos.
Vantagens: estar com as pessoas especiais, em uma data tão importante; maior comprometimento do colaborador com a empresa, tendo em vista a valorização do mesmo. Atendimento a necessidade de auto estima do funcionário.
Assistência ao Lazer dos Trabalhadores
Ofereceremos aos nossos funcionários, Títulos de Clubes (o mais completo), para que o mesmo possa ter o seu momento de lazer, junto a sua família e seus amigos.
Esse benefício será concedido ao funcionário e seus dependentes, sem nenhum custo (por parte do colaborador).
Vantagens: passar mais tempo, em um local agradável, com as pessoas especiais; desfrutar de um momento de lazer com seus amigos; atendimento as necessidades sociais.
Percebemos que atendendo as necessidades básicas (fisiológicas), de segurança, sociais, de auto estima e auto realização dos nossos funcionários, teremos colaboradores satisfeitos, gratos à empresa e consequentemente produzindo de uma forma eficiente, eficaz e com efetividade. Esse será o grande ganho para a organização.
Dificuldades encontradas para a implantação de o plano de benefícios:
O primeiro passo que uma organização deve tomar para a implantação de um plano de benefícios é saber se o benefício tem um caráter social ou motivacional. Assim como as organizações precisam adotar algumas precauções para sua implantação, tais como: entendimento e a interpretação da legislação deve permear todo o processo, as condições de oferta contínua daquele benefício - custos, facilidade, pertinência, interesse, oferta do benefício na comunidade, concorrência, melhores práticas. 
Os benefícios podem apresentar desvantagens para organização se estiverem descolados das necessidades das pessoas.
Dificuldades encontradas para a implantação de o plano de benefícios:
Adequação do plano de benefícios, as diferentes necessidades de seus funcionários; pessoas diferentes, possuem necessidades diferentes;
Divulgação para os colaboradores;
Cultura