Buscar

RESUMO DE AUTORES PEDAGÓGICOS


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

RESUMO DE AUTORES PEDAGÓGICOS
JULIA OLIVEIRA FORMOSINHO- PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: DIALOGANDO COM O PASSADO: CONSTRUINDO O FUTURO.
A autora cita Paulo Freire e Dewer e preza pela pedagogia participativa. Descontrói a forma transmissiva para construir o modo participativo na educação, tendo urgência de descontruir o modo transmissivo e de construir o modo participativo.
JUSSARA HOFFMANN- AVALIAÇÃO MEDIADORA, UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO DA PRÉ ESCOLA À UNIVERSIDADE
Mediador do conhecimento, avaliação mediadora, diagnóstica, formativa, contínua e processual. Intervenção pedagógica e mediação pedagógica. Para a autora uma escola de qualidade deve ter uma postura construtivista, a interação com o meio também é importante (cita Vygotsky), defende o erro sendo necessária a intervenção do professor para promover a reflexão e instigar a curiosidade, além de registrar o desempenho do aluno.
TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO - JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO
A autora ressalta a importância do lúdico e a forma de recreação infantil. A função lúdica vai propiciar a diversão para os mesmos fazendo assim um estímulo educativo, trabalhando a compreensão de mundo. A autora também cita Piaget e Vigotsky.
JEAN LE BOULCH- EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: A PSICOMOTRICIDADE NA IDADE ESCOLAR
O autor trabalha com conceitos de espaço temporal, equilíbrio, ritmo, coordenação motora, agilidade e tonicidade.
MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS- DIDÁTICA DO ENSINO DE ARTE: A LÍNGUA DO MUNDO: POETIZAR, FRUIR E CONHECER ARTE
A criança deve expressar-se livremente e o educador deve promover o desenvolvimento expressivo, movimentos em espiral crescente (a expressão e a criatividade vão aumentando). Construir a obra de arte a partir da criatividade dos alunos.
FLORENCE DE MERIDIEU- O DESENHO INFANTIL
O autor cita a importância da valorização e exploração do mundo artístico, e a partir dos estudos de Luquet desenvolveu fases do desenho infantil que são: 1- estágio vegetativo motor (18 meses, desenha por prazer); 2- estágio representativo (2 anos, reproduz objetos); 3- estágio comunicativo (3 ou 4 anos, imitação da escrita do adulto). Há também a evolução dos rabiscos, aparecendo a figura do boneco girino e irradiação. As fases do grafismo infantil segundo Luquet consistem primeiramente no realismo fortuito que é dividido em duas fases: realismo fortuito voluntário e involuntário; realismo fracassado, realismo intelectual e realismo visual. Já Piaget desenvolve as fases do desenho infantil em garatuja ordenada e desordenada, pré-esquematismo, esquematismo, realismo e pseudo naturalismo.